Estou sem carteira assinada posso dar entrada no INSS?

Aposentadoria: mesmo sem a carteira assinada, o trabalhador informal pode contribuir para o INSS e ter direito à aposentadoria por idade ou tempo de contribuição.
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Como dar entrada no auxílio-doença sem carteira assinada?

O empregado sem carteira assinada também pode receber o auxílio-doença. Ainda que trabalhe sem carteira assinada, o empregado é segurado do INSS. Porém, para garantir o seu benefício, ele vai precisar comprovar o seu vínculo de emprego por uma ação judicial.
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Como dar entrada no INSS sem estar trabalhando?

Quem pode contribuir para o INSS como baixa renda? A pessoa que não tem renda própria nem atividade remunerada, possui renda familiar de até dois salários mínimos e está inscrita no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais), com os dados atualizados nos últimos dois anos.
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Quem não tem carteira assinada tem direito ao INSS?

Nessa hora de muitas dúvidas, dificuldades e inseguranças, os trabalhadores que se encontram nessa situação passam a pensar como fica a situação com o INSS. Será que mesmo sem a carteira assinada é possível receber algum tipo de beneficio do INSS? A resposta para a sua dúvida é sim!
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Estou desempregada posso dar entrada no auxílio-doença?

O auxílio-doença é um benefício do INSS para quem se encontra temporariamente incapaz de trabalhar por motivo de doença ou acidente. A boa notícia é que mesmo estando desempregado, você ainda pode ter direito ao Auxílio-doença INSS.
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NÃO TENHO CARTEIRA ASSINADA POSSO SOLICITAR O AUXÍLIO DOENÇA?

Quanto tempo depois de desempregado posso pedir auxílio-doença?

Trabalhadores desempregados que já tenham contribuído com a Previdência podem receber o auxílio-doença, desde que atendam aos critérios definidos em lei. Em alguns casos, o pedido pode ser feito em até três anos depois de a pessoa ter saído do emprego.
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Estou desempregado tenho direito a algum benefício do governo?

Estou desempregado tenho direito a algum benefício do governo? Quem recebe o seguro-desemprego não pode receber o Auxílio Brasil, pois uma das regras para receber é não possuir vínculo de emprego formal ou receber qualquer outra fonte de renda que tenha vínculo com o governo.
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Qual valor da indenização por não assinar carteira?

"Os valores, de toda forma, são sempre baixos, coisa de R$ 2 mil a R$ 5 mil, no máximo", aponta o advogado.
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Como comprovar que não trabalha de carteira assinada?

Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (Decore) Esse é um documento feito por um contador profissional. Cada contador ou escritório de contabilidade pode cobrar um preço diferente para emiti-lo, mas o valor geralmente fica entre R$100,00 e R$250,00.
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Qual o valor pago pelo INSS para auxílio-doença?

Como é o cálculo do benefício e qual é o valor pago pelo INSS? De acordo com a legislação vigente, o valor a receber em caso de afastamento do trabalho pelo INSS é, no geral, de 91% sobre a média de 80% de seus maiores salários de contribuição.
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Qual o valor mínimo para pagamento do INSS como autônomo?

O INSS do autônomo é pago pela GPS, a Guia de Previdência Social, que deve ser emitida no portal da Receita Federal. Qual o valor do INSS autônomo? O INSS de autônomo pode ser de 5%, 11% ou 20% do salário mínimo, que, em 2024, é de R$ 1.412.
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Quem deve dar entrada no INSS o funcionário ou a empresa?

RESPONSABILIDADE DO EMPREGADO. O agendamento da perícia junto ao INSS para fins de percebimento de auxílio-doença não é obrigação do empregador, mas apenas uma faculdade prevista pelo art. 76-A do Decreto 3.048/1999, uma vez que o maior interessado no recebimento é o empregado.
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Quais as doenças que não tem carência no INSS?

Essa carência só não é exigida nos casos de doenças graves especificadas em lei – como tuberculose ativa, hanseníase, doença de Parkinson, entre outras – ou quando a incapacidade para o trabalho for provocada por acidente.
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Quando a pessoa não tem carteira de trabalho o que fazer?

Já para que o trabalho sem carteira assinada seja regularizado, será preciso ingressar com uma ação na Justiça do Trabalho, comprovando que houve vínculo empregatício.
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Como provar que é trabalhador informal?

Para comprovar renda de um trabalhador informal, é possível utilizar documentos como extratos bancários dos últimos três meses, faturas de cartão de crédito e até recibos de aluguel, por exemplo.
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Quem não tem carteira assinada tem que pagar Imposto de Renda?

O autônomo precisa declarar Imposto de Renda se o seu rendimento tributável do ano-calendário anterior tiver sido superior a R$ 30.639,90 (regra da Receita Federal válida para a declaração que será entregue em 2024).
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Quanto tempo uma pessoa pode trabalhar sem carteira assinada?

2 – O que diz a lei sobre o trabalho sem carteira assinada? A CLT proíbe que empregados trabalhem sem carteira assinada. O artigo 29 da CLT obriga as empresas a assinarem a carteira de trabalho dos empregados no prazo máximo de 5 dias úteis.
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Qual o valor da multa por empregado não registrado?

Fica mantido o artigo da lei que prevê, para os empregadores em geral, multa no valor de R$ 3 mil por trabalhador não registrado, acrescido de igual valor em cada reincidência.
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Quem não trabalha com carteira assinada tem direito ao décimo terceiro?

E o 13° salário entra como uma forma de compensar os dias trabalhados e que não foram recebidos. Quem não trabalha com carteira assinada tem direito ao décimo terceiro? Quem tem direito à gratificação são todos os trabalhadores de carteira assinada, seja você trabalhador doméstico, rural, urbano ou avulso.
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Como saber se tenho direito a algum benefício do governo pelo CPF?

É necessário possuir CPF e a conta Gov.br do Governo Federal. - O beneficiário receberá mensagem via e-mail, app Gov.br ou SMS para acessar o VEJAE no portal do MDS (Auxílio Emergencial) ou no aplicativo "Cidadania em números" ( Programas - Consulta).
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O que uma pessoa desempregada tem direito?

O trabalhador de baixa renda que está desempregado pode ter acesso ao Auxílio Brasil, novo programa de distribuição de renda do governo que substituiu o Bolsa Família.
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Quem recebe Bolsa Família pode contribuir para o INSS?

Se o Bolsa Família entra no cálculo da renda familiar para aferição do direito ao BPC; Se quem recebe BPC podem receber Bolsa Família; Se quem recebe Bolsa Família pode contribuir para o INSS.
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Quais são as 10 doenças que dá direito a aposentadoria?

A nova lei lista as seguintes doenças como passíveis de aposentadoria por invalidez, com proventos integrais: tuberculose ativa, alienação mental, neoplasia maligna, cegueira, cardiopatia descompensada, hanseníase, leucemia, pênfigo foliáceo, paralisia, síndrome da imunodeficiência adquirida (Aids), nefropatia grave, ...
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Como saber se eu tenho carência no INSS?

Para contabilizar a carência, qualquer dia trabalhado em um mês é considerado para a soma total do período necessário. Mas, ainda assim, se o segurado do INSS tiver trabalhado apenas 1 dia no mês pagando INSS, ele terá 1 mês inteiro contabilizado para carência.
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Quanto tempo de contribuição para dar entrada no auxílio-doença?

Basicamente, para ter direito ao auxílio-doença, você precisar cumprir uma carência mínima de 12 meses. Ou seja, você precisa de pelo menos 12 meses de contribuição para o INSS.
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