Pessoas com flashes luminosos ou moscas volantes, mas sem sinais de alerta, raramente têm uma doença séria. Pode ser necessário encaminhar pessoas com flashes luminosos ou moscas volantes e sinais de alerta a um oftalmologista.
A visão com raios luminosos acontece quando o vítreo, fluído gelatinoso que preenche grande parte da cavidade interna do olho, fricciona ou pressiona a retina, fazendo com que os fotorreceptores sejam ativados e, com isso, resultando na sensação de flashes.
Em ocasiões diversas da vida, quem já esfregou os olhos com força ou levantou rapidamente experimentou provavelmente a sensação da visão com raios luminosos. Esses flashes de luz, que também podem ocorrer com os olhos fechados, são conhecidos como fotopsia e podem indicar sintoma de algum tipo de patologia.
Em situações mais graves, a fotopsia pode estar associada a problemas oculares, como inflamações no nervo óptico ou condições neurológicas. Outro distúrbio que às vezes está relacionado aos flashes de luz é o descolamento de retina.
Quando esfregamos os olhos com força podemos ver alguns pontos de luz momentaneamente. Esses flashes de luz também são chamados de fotopsia. O fenômeno ocorre devido a fricção do vítreo que ativa as células fotorreceptoras.
ENXERGAR FLASHES LUMINOSOS (FOTOPSIAS) É PERIGOSO? É UM SINAL DE DESCOLAMENTO DE RETINA?
O que causa pontos brilhantes na visão?
Causas de flashes luminosos e moscas volantes. Os flashes luminosos acontecem quando alguma coisa além da luz do ambiente estimula a retina, que é a estrutura no fundo do olho que detecta a luz. O estímulo faz com que a retina envie um sinal para o cérebro.
Se ao olhar para uma superfície mais clara e brilhante, como uma parede branca ou céu azul, você notar pequenas manchas ou pontinhos em seu campo de visão, saiba que pode se tratar de uma condição chamada de moscas volantes.
A sensação de ver luzes piscando ou clarões no seu campo de visão é chamada de fotopsia, uma condição que pode estar associada a alguns problemas na saúde ocular.
Eles indicam tração da retina pelo gel vítreo, o que pode ser associado a rasgos que frequentemente provocam o descolamento da retina. O tratamento dessas lesões deve ser imediato, com laser. Dessa forma, se evita um quadro grave. Percebendo flashes na visão, agende rapidamente uma consulta oftalmológica.
Corpos flutuantes são pequenos pontos, manchas, linhas ou formas que entram no campo de visão e parecem flutuar na frente do olho. Podem parecer objetos distantes, mas na realidade são sombras de células e fibras encontradas no olho, no humor vítreo.
Enxergar pontos luminosos sem olhar para a Via Láctea pode ser um sinal de que algo não vai bem. Apesar de a descrição soar quase poética, enxergar riscos ou feixes de luz repetidamente é sintoma de problemas variados, que vão de hipertensão arterial e enxaqueca a doenças oculares.
Como são os flashes de luz de descolamento de retina?
Os principais sintomas do descolamento de retina incluem a percepção de flashes de luz (fotopsias), um aumento repentino de "moscas volantes" (pequenos pontos ou linhas que flutuam no campo de visão) e uma sombra ou cortina que se move sobre uma parte do campo visual.
Quando o humor vítreo traciona a retina, ela produz a sensação que estamos vendo "flashes" de luz. É um estímulo mecânico direto sobre a retina. Os mesmos efeitos podemos conseguir, quando fechamos e comprimimos o globo ocular. Estes "flashes" de luz podem ser transitórios.
Flashes de luzes podem ser sinal de descolamento (separação) entre vítreo e retina. O vítreo é uma substância gelatinosa transparente que preenche o globo ocular, dando forma ao mesmo.
É comum as pessoas se queixarem da sensação de ver flashes ou pontos luminosos na visão, mesmos com os olhos fechados, após esfregar os olhos com força, ou ao realizar um movimento brusco ou ao levantar-se rapidamente. Esse fenômeno se chama FOTOPSIA.
A iluminação direta do flash na câmera pode fazer com que os olhos de uma pessoa brilhem em vermelho. Você pode corrigir isso rapidamente usando a ferramenta Olhos vermelhos.
De acordo com a causa, alguns estão isentos de tratamentos porque não são gerados por nenhuma patologia ou apresentam um problema para a saúde ocular do paciente. No caso de descolamento de retina, pode ser necessária a realização de uma cirurgia a laser para fazer a correção.
Enxergar manchas na visão é algo comum e que pode ocorrer em qualquer idade. No entanto, é mais comum a partir dos 45 anos, devido ao envelhecimento natural do olho. Além disso, pacientes com miopia ou aqueles que passaram por cirurgia de catarata também têm maior probabilidade de experimentar esse fenômeno.
Se você está observando a aparição de halos ao redor das luzes, sem intercorrência com outros sintomas, tais como, visão turva, dor nos olhos, ponto cego, baixa visão noturna, manchas na visão, escurecimento da visão etc, não há muitos motivos para se preocupar, podendo ser apenas algo simples e natural.
Quais os sintomas do Descolamento de Vítreo? O principal sintoma do descolamento de vítreo é a presença de pequenas manchas ou linhas flutuantes que se movem no campo de visão.
A maior parte dos casos de descolamento de retina começam quanto o gel vítreo – que fica no centro do olho – contrai e separa da retina. Por conta disso, os sintomas podem incluir: Manchas escuras na visão que podem surgir como bolhas e/ou pontos que se movem com o movimento dos olhos (moscas volantes);
Entre as causas mais comuns para o desenvolvimento das moscas volantes está a idade. O envelhecimento natural pode causar alterações na estrutura do vítreo, levando ao seu descolamento e à consequente intervenção de agentes estranhos. A segunda causa mais frequente para essas manchas na visão é a alta miopia.
"São normalmente de curta duração e ocorrem devido à estimulação das células da retina ou do próprio córtex occipital. Afirmam uns especialistas; alguns espirros podem fazer com que as pessoas fiquem a ver momentaneamente pequenas manchas de luz que tanto se podem assemelhar a estrelas como a cinzas.