Entre as causas mais comuns para o desenvolvimento das moscas volantes está a idade. O envelhecimento natural pode causar alterações na estrutura do vítreo, levando ao seu descolamento e à consequente intervenção de agentes estranhos. A segunda causa mais frequente para essas manchas na visão é a alta miopia.
Moscas volantes são pontos ou manchas que parecem flutuar no campo de visão. O problema ocorre devido a pequenas condensações no vítreo (gel que preenche a cavidade posterior do globo ocular), fazendo com que a luz seja bloqueada e uma sombra se projete na retina, dando a sensação de pontos de formas variadas.
Com o envelhecimento, o humor vítreo pode contrair-se e separar-se da retina. A idade em que esta alteração ocorre varia, mas geralmente situa-se entre 50 e 75 anos. Durante esta separação, o vítreo pode intermitentemente tracionar a retina.
Nestes casos, movimentar os olhos, olhando para cima e para baixo, pode ajudar a afastar as moscas volantes do campo de visão e assim diminuir o desconforto. O que preocupa no aparecimento das moscas volantes é a possibilidade de ocorrer uma rasgadura da retina.
Se você enxerga manchas ou pontos pretos se movimentando no seu campo de visão, saiba que moscas volantes é o termo correto para esse sintoma. Geralmente, elas são mais facilmente percebidas durante a leitura, em superfícies brancas ou dependendo da iluminação do local ou da posição do olhar.
PONTOS PRETOS ou MOSCAS VOLANTES NA VISÃO? CUIDADO, pode ser um sinal grave!!!
O que significa enxergar pequenos pontos pretos?
Geralmente podem surgir pequenos pontos pretos na vista após os 40 anos de idade, como um processo normal do envelhecimento. Os míopes têm um risco acrescido de desenvolverem flutuadores oculares. As moscas volantes em jovens, habitualmente, são causadas por espessamento das fibras de colagéneo.
Pontinhos pretos na visão ocorrem devido ao envelhecimento
Contudo, o processo natural do envelhecimento acarreta alterações nas fibras do colágeno e nas proteínas que compõem o humor vítreo. Com o tempo, essas mudanças podem causar esses pontinhos pretos na visão”, explica Dra.
Quanto tempo leva para as moscas volantes desaparecerem?
As moscas volantes podem sumir em meses ou até semanas. Nos casos em que ela não desaparece, se elas não causarem incômodo na visão, o tratamento é somente observar.
Se as moscas volantes incomodarem muito ou atrapalharem a visão do paciente, mesmo quando ele não está olhando superfícies muito brilhantes ou claras, o paciente pode se encaixar em quadros de descolamento de retina, roturas ou buracos na retina ou estar associada à outras doenças como a catarata.
Colírio de Atropina. O colírio de atropina em uma concentração de 0,01% é uma opção que pode ajudar a reduzir a percepção das moscas volantes, dilatando ligeiramente a pupila.
Não existem colírios para o tratamento das moscas volantes. Caso leia alguma coisa defendendo a ideia na internet, desconsidere! O que existem são estudos científicos que visam tratar o problema. Por isso, qualquer coisa que não seja orientada pelo seu médico, não siga.
A maioria são causadas por pequenas manchas de uma proteína chamada colágeno, como podem ser parte do vítreo descolado, células de sangue flutuando no vítreo ou inflamação intraocular. As moscas volantes são perigosas? As moscas volantes podem ser irritantes, mas por si só não são perigosas.
Exames. Os médicos quase sempre conseguem identificar causas de flashes luminosos e moscas volantes menos sérias durante um exame, mas se uma doença séria parecer possível, eles encaminham a pessoa a um oftalmologista para um diagnóstico. O oftalmologista realiza uma oftalmoscopia mais detalhada e pode pedir exames.
Conforme já falamos, as moscas volantes são mais comum de aparecer a medida em que envelhecemos. O aparecimento desses elementos no campo de visão causam certa preocupação, porém na maioria dos casos as moscas volantes não são graves.
A causa mais comum destes pontos luminosos é chamado de floaters (Manchas na visão que se parecem com pontos ou fios pretos ou cinzas que flutuam diante dos olhos) - também conhecido como Moscas Volantes. Neste caso, especificamente, não seria tão preocupante.
As moscas volantes podem ter diversas causas, mas consistem basicamente em opacidades que surgem no vítreo, que é a gelatina que temos dentro do olho. Em casos onde o sintoma é bastante leve e em pessoas jovens geralmente deve-se a alguma opacificação no vítreo de caráter benigno que requer apenas acompanhamento.
O que devo fazer para eliminar as moscas volantes?
Na maioria dos casos, as manchas tendem a desaparecer, sem ser necessária qualquer intervenção médica. No entanto, para quem apresenta algum dos sintomas mencionados de maior gravidade — como quando há descolamento do vítreo —, a recomendação pode ser o tratamento com uso de laser ou cirurgia, como a vitrectomia.
Enxergar manchas na visão é algo comum e que pode ocorrer em qualquer idade. No entanto, é mais comum a partir dos 45 anos, devido ao envelhecimento natural do olho. Além disso, pacientes com miopia ou aqueles que passaram por cirurgia de catarata também têm maior probabilidade de experimentar esse fenômeno.
A maior parte dos casos de descolamento de retina começam quanto o gel vítreo – que fica no centro do olho – contrai e separa da retina. Por conta disso, os sintomas podem incluir: Manchas escuras na visão que podem surgir como bolhas e/ou pontos que se movem com o movimento dos olhos (moscas volantes);
Mesmo se você já possui moscas-volantes durante anos, você deve agendar um exame oftalmológico com um especialista em retina, principalmente se você notar um aumento repentino no tamanho ou quantidade das moscas-volantes, ou de um súbito aparecimento de flashes de luz.
O que são aquelas coisas estranhas que você vê flutuando no olho?
Isso significa que se algum objeto externo entrar no vítreo (sangue ou outras células, por exemplo), ele irá ficar por lá. E quando esses pequenos pedaços de detritos oculares tampam a passagem da luz pelo olho, eles podem lançar sombras na retina. Essas são as sombras que percebemos como as moscas volantes.
Com isso, o valor da cirurgia de descolamento de retina pode variar bastante. Porém, em média, esse procedimento fica em torno de 8 e 22 mil reais — ou mais, caso seja necessário algum tratamento pós-cirúrgico.
Bem, eles podem ser as famosas 'moscas volantes', fenômeno tecnicamente chamado de miidopsia. Na verdade, podemos enxergar pontos, fios, teias ou ter a sensação de que insetos estão voando por perto. Apesar de benignas, elas podem causar muito desconforto visual.
Esse fluido também é uma das principais causas das moscas volantes, esses famosos pontinhos pretos flutuantes. Qual a relação entre eles? Quando o vítreo se separa da retina, esse líquido gelatinoso é liberado com pequenas partículas, que são as moscas volantes.