A carne de coelho é considerada mais magra e mais saudável quando comparada às carnes bovina, ovina e suína. Além disso, é altamente digerível, saborosa, baixa em calorias, gorduras e colesterol sendo freqüentemente recomendada pelos nutricionistas em detrimento dessas outras carnes (HERNÁNDEZ et al., 2000).
O coelho é uma carne branca rica em fósforo que ajuda à produção de energia. Ao ser também fonte de zinco, revela-se importante para a manutenção de cabelos, pele e unhas. O coelho oferece ainda vitaminas B6 e B12, minerais e potássio. Esta carne é especialmente recomendada para quem gosta de alimentação saudável.
Coelhos. Pode ser fofinho, mas a carne de coelho é muito apreciada e também está legalizado para abate no país. O Ministério da Agricultura afirma, contudo, que não é muito comum o abate dos leporídeos (grupo que também inclui lebres).
O SENHOR Deus deu a Moisés e a Arão as seguintes leis para os israelitas: Vocês poderão comer a carne de qualquer animal que tem casco dividido e que rumina. Mas não poderão comer camelos, coelhos selvagens ou lebres, pois esses animais ruminam, mas não têm casco dividido.
Muito consumido em Portugal e na Europa, a carne de coelho pode ser apreciada em diversas receitas assadas e cozidas. Por ter pouca gordura o ideal é um cozimento com calor úmido. Marinadas e molhos a base de vinho equilibram bem o sabor dessa carne.
A CARNE DE COELHO PODE ACABAR COM A FOME NO MUNDO!? | RICHARD RASMUSSEN
Quais os benefícios da carne de coelho?
A carne de coelho é considerada mais magra e mais saudável quando comparada às carnes bovina, ovina e suína. Além disso, é altamente digerível, saborosa, baixa em calorias, gorduras e colesterol sendo freqüentemente recomendada pelos nutricionistas em detrimento dessas outras carnes (HERNÁNDEZ et al., 2000).
Mas estas são as que vocês não poderão comer: a águia, o urubu, a águia-marinha, o açor, o falcão de qualquer espécie, o corvo, segundo a sua espécie, o avestruz, a coruja, a gaivota, o gavião de qualquer espécie, o mocho, o íbis, a gralha, os pelicanos, o abutre, o corvomarinho, a cegonha, a garça de qualquer espécie, ...
O hírax, embora rumine, não tem casco fendido; é impuro para vocês. A lebre, embora rumine, não tem casco fendido; é impura para vocês. O porco, embora tenha casco fendido e partido em dois, não rumina; é impuro para vocês. Vocês não comerão a carne desses animais nem tocarão no cadáver deles; são impuros para vocês.
Isso porque a carne de coelho – cujo sabor lembra um pouco a carne de frango – vem conquistando cada vez mais o paladar dos brasileiros, em especial daqueles que também procuram ter uma alimentação mais saudável.
Atualmente a demanda por carne de coelho no Brasil e em países do exterior, como França, Inglaterra, Itália, Japão, Alemanha, Suíça e Estados Unidos, é muito maior do que o mercado consegue oferecer. Isto acontece porque existe apenas um pequeno número de fornecedores de coelhos vivos no país.
QUE ANIMAIS SÃO PROIBIDOS DE SE COMER NA BÍBLIA? Em Levítico 11, o Senhor fala a Moisés e Arão e estabelece quais animais podem ser comidos e quais não podem: “Você pode comer qualquer animal que tenha o casco fendido e que rumine. Há alguns que só ruminam ou só têm o casco fendido, mas não deves comê-los.
Quais fatores afetam o consumo da carne de coelho?
Em geral um dos fatores principais que motivam a rejeição da carne de coelho é a falta de acesso, correspondente a 32% e a falta de conhecimento dos consumidores, do coelho, como animal de consumo 31%. Outras variáveis não tiveram muito influencia quanto à rejeição da carne.
Aquilo ali é de verdade, meu filho, a carne do coelho é considerada uma carne branca. por conter um baixo teor de gorduras. Ela é muito indicada para dietas. Além disso, contém mais proteínas do que a carne de boi e de porco, riquíssimo em ômega três, vitamina b e minerais como potássio, ferro, fósforo.
A noite passou e veio a manhã, encerrando o sexto dia. Deus encheu o meio ambiente – que é capaz de nos nutrir e nos manter – criando boas criaturas. Neste sexto dia, a última criatura a ser feita foi o ser humano. Embora os últimos criados, somente nós recebemos a imagem e semelhança de Deus.
4 Destes, porém, não comereis, dos que remoem ou dos que têm cascos fendidos: o camelo, que remói mas não tem cascos fendidos; esse vos será imundo; 5 E o coelho, porque remói, mas não tem os cascos fendidos; esse vos será imundo; 6 E a lebre, porque remói, mas não tem os cascos fendidos; essa vos será imunda.
E o coelho, porque rumina, mas não tem as unhas fendidas; esse vos será imundo; E a lebre, porque rumina, mas não tem as unhas fendidas; essa vos será imunda. Também o porco, porque tem unhas fendidas, e a fenda das unhas se divide em duas, mas não rumina; este vos será imundo.
Dos bichos que vivem em terra, devem considerar impuros: a toupeira, o rato e o lagarto em todas as suas espécies, 30 o ouriço cacheiro, o crocodilo, a salamandra, a lagartixa e o camaleão. São esses que devem considerar imundos dentre os répteis.
Macia, saborosa e rica em proteína: com essas definições você já imagina uma suculenta picanha. Pode até ser, mas esses adjetivos combinam ainda mais com a carne de coelho. Famosa e muito consumida na França e Espanha, a carne de coelho não faz parte do dia-a-dia dos brasileiros. Prova disso é o consumo por habitante.