Melhora da circulação: não usar roupa íntima pode melhorar a circulação e reduzir o risco de irritações e assaduras. Tal prática é especialmente benéfica durante a noite, por permitir que a pele respire e se recupere da fricção diária.
Um dos principais benefícios de não usar cueca durante a noite é prevenir a região íntima de infecções. Desse modo, a área fica ventilada e seca, o que reduz as chances de infecções fúngicas e bacterianas.
Sem a cueca, a região íntima pode ficar mais exposta a atritos, o que pode aumentar o risco de irritações ou infecções, especialmente em pessoas com maior sensibilidade ou condições dermatológicas pré-existentes.
Não é indicado ficar o dia todo com a sunga molhada, pois pode causar os mesmos males. A cueca precisa ser confortável e no tamanho certo. Nem apertada e nem muito solta também.
Cuecas (coloquialmente também chamadas pelo singular cueca) são peças da indumentária usada para cobrir e proteger os órgãos sexuais. No Brasil e em Moçambique, cueca é o nome mais utilizado para se referir à peça de roupa interior masculina.
CUECA: USAR OU NÃO? CORRO ALGUM RISCO EM NÃO USAR? | ALERTA!
Tem problema não usar cueca?
A recomendação de usar sempre cuecas vem dos médicos! Todos os homens devem usar cuecas — e principalmente para dormir. A Urologia, especialidade da medicina responsável pelo trato urinário de homens e de mulheres e do sistema reprodutor masculino, é incisiva quanto a esta necessidade de usar cuecas em todo tempo.
O conforto na região íntima é uma questão pessoal. Não é porque o homem está sem cueca que ele tem alguma intenção sexual. Para muitos homens, é mais confortável não ter nada apertando os testículos. Além de que é mais saudável para a produção dos espermatozoides e a ventilação evita micoses.
Quem gosta de correr ou mesmo de praticar outros esportes de impacto apenas com um shorts, sem cueca, corre riscos de uma doença que incide em atletas exclusivamente do sexo masculino. É a orquite, que consiste em uma inflamação dentro da bolsa escrotal.
A cueca do tipo sunga é um modelo popular entre os brasileiros. Por ser mais justa que a cueca box, ela gera maior compressão no saco escrotal, deixando os testículos presos. Desse modo, elas diminuem as chances de impactos indesejados.
Uma pesquisa feita em Campinas (SP) com roupas íntimas - calcinhas, cuecas e sutiãs - encontrou 10 mil bactérias e fungos nas peças usadas, após várias lavagens, e contaminação também nas novas, recém-compradas. O risco para a saúde vai desde alergias até infecções graves e incontinência urinária.
Além de beneficiar a saúde íntima feminina, dormir nu também faz bem para os homens. Praticar o free-balling – como ficou conhecido o movimento de dormir sem cueca – deixa a temperatura da região dos testículos mais baixa e ajuda a manter um maior número de espermatozoides.
Dormir pelado possui diversos benefícios, como melhorar a qualidade do sono, estimular a queima de calorias, prevenir o ganho de peso, evitar a candidíase feminina, aumentar a fertilidade masculina e até melhorar o contato íntimo do casal.
Doenças anais e intestinais podem levar ao surgimento de sujeira na roupa íntima. Esse é o caso da hemorroida e do prolapso retal. Toda vez que a região interna do canal anal e do reto é exposta ao meio externo, ocorre algum grau de irritação. Esse processo é mais intenso quanto mais vezes e quanto mais tempo ocorrer.
O mais indicado é que você tenha uma cueca para cada dia da semana e replicar essa quantidade para todo o mês, dependendo da frequência com que você lava suas roupas, por exemplo. No geral, o consenso é de que você não precisa ter mais de trinta cuecas em seu guarda-roupa.
Você sabe pra que serve a abertura na cueca? A abertura é essencial pra você que usa roupa social ou cinta. Essa função da cueca facilita pois ao ir ao banheiro você apenas abre o zíper da calça ou bermuda e pode se aliviar, sem mexer no seu look todo.
O inchaço do escroto (saco que circunda e protege os testículos) de um ou dos dois lados pode ser um sintoma de um distúrbio do trato urinário. O inchaço pode ser pequeno e detectável apenas quando o escroto é analisado delicadamente ou pode ser muito grande e facilmente visível.
Com as mãos, examine cada testículo colocando cada um deles entre os dedos indicador, médio e o polegar. Um deles pode parecer maior do que o outro, isso é normal. O esperado é que você não sinta dor ao realizar esse exame; Ache um canal que fica atrás do testículo e recebe o nome de epidídimo.
A retração do pênis e saco escrotal é absolutamente normal quando há a exposição ao frio. Os testículos precisam estar numa temperatura ideal e ao serem expostos ao frio, retraem para próximo ao Abdome a fim de aumentar a temperatura. Pode ser que você tenha excesso de pele e gordura na região do púbis.
A flacidez de bolsa escrotal pode ser resolvida com uma escrotoplastia redutora. Sugiro uma avaliação com um profissional capacitado em Urologia reconstrutora / cirurgia estética genital.
Para muitas pessoas, exercitar-se sem cueca pode parecer anti-higiênico, mas não poderia ser mais longe da verdade. De fato, roupas íntimas podem fazer com que elas comecem a se acumular na área vaginal bactérias e micróbios.
Segundo a Tommy John, o ideal é trocar as peças íntimas de seis meses a um ano. Os micro-organismos encontram ambiente favorável em calcinhas e cuecas porque as secreções e o suor, junto com o calor e a pouca ventilação da área, mantêm o tecido permanentemente úmido.
Por ser um material mais arejado, que permite a transpiração da área íntima, ele evita a proliferação de fungos e bactérias no local. Com isso, a mulher se previne contra corrimentos, infecções urinárias e candidíase, por exemplo.
Homens optam por dormir de cueca por inúmeras razões, uma delas é diretamente ligada ao conforto. Outra que poderia citar aqui é com relação à leveza de dormir com o mínimo de roupa possível.
Mas ainda vale a pergunta: Será que eu posso dar cueca no dia dos namorados? Sim. Moda íntima masculina em geral, é sempre uma excelente opção de presente.