Faz dois dias ou fazem dois dias?
Porém, quando o verbo “fazer” indica tempo decorrido ou temperatura, ele se torna invariável ou impessoal. Isso quer dizer que ele deve ser usado sempre no singular. Desse modo, o correto é dizer ou escrever “Faz cinco dias que não como carboidrato”, e não “Fazem cinco dias que não como carboidrato”.Fazem 3 semanas ou faz 3 semanas?
Devemos dizer “FAZ DUAS semanas que choveu” ou “FAZEM DUAS semanas que choveu?”. A forma correta é: “FAZ DUAS semanas que choveu”. É que, quando o verbo FAZER se refere a tempo transcorrido, deve ficar sempre no singular, segundo a gramática.Fez uma semana ou faz uma semana?
A depender do contexto, "fazer" pode ser verbo impessoal, ou seja, não possui sujeito. Neste caso, é conjugado na 3ª pessoa do singular. Caso "fazer" estiver no sentido de tempo decorrido ou fenômeno da natureza, o uso sempre vai ser no singular, já que não tem pessoa ou sujeito para concordar.Faz 10 anos ou fazem?
A construção correta é faz dez anos.Quando o verbo fazer indica «tempo decorrido» é impessoal e, por isso, só se usa na terceira pessoa do singular: – Faz dez anos que não viajo.
Não pode garotear 35: Fazem ou Faz duas semanas?
Faz 15 anos ou fazem 15 anos?
Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos; Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.Faz 70 anos ou fazem 70 anos?
Quando o verbo FAZER se refere a tempo transcorrido, ele é impessoal. Ou seja, ele não tem sujeito com quem concordar e então deve ser empregado sempre no singular. Por isso, devemos dizer: faz 20 anos que o conheço/ Fazia três anos que ele não tirava férias.Fazem dois meses está correto?
Dessa forma, mesmo estando em locução verbal (deve fazer), o auxiliar permanece no singular e o correto é: "deve fazer mais de dois meses" ou "faz mais de dois meses".Quando se usar fazem?
Resumindo, a diferença entre usar "faz" ou "fazem" está justamente no que você quer dizer. Se você quer falar sobre algo que alguém está executando como uma ação, o certo é “eles fazem”. Já no caso de você querer se referir a uma determinada quantidade de tempo ou condição do clima, use apenas “faz”.Vai fazer dois anos ou vão fazer dois anos?
2. "VAI fazer ou VÃO fazer dois meses que ele viajou?" O certo é "VAI FAZER dois meses que ele viajou". Já vimos e repetimos que o verbo FAZER, quando se refere a "tempo decorrido" deve ser usado sempre no singular: "FAZ dez dias que não nos vemos"; "FAZIA alguns minutos que o Romário não tocava na bola"...Faz 9 meses ou fazem?
A forma verbal “faz” é usada quando o sujeito está no singular ou quando o verbo é impessoal. Já a forma verbal “fazem” é usada quando o sujeito está no plural.Onde usar fazem?
Por sua vez, o “fazem” é o verbo fazer conjugado na 3ª pessoa do plural e indicativo. Ele é usado quando quer se referenciar mais de um sujeito tomando uma ação e é um verbo pessoal. Por exemplo: “eles fazem dessa casa um lar” e “elas fazem exercícios de manhã”.Foram 10 anos ou foi 10 anos?
Portanto, as duas formas estão corretas. Podemos dizer: “A maioria das pessoas foi”(concordância gramatical) ou “A maioria das pessoas foram” (concordância siléptica ou lógica), embora o mais usual nos meios de comunicação seja a concordância verbal no singular.São dois dias ou e dois dias?
Portanto, se o predicativo é “dia”, então é singular. Se é a representação numérica de soma ou “dias”, então é plural. Assim também ocorre com as horas: São cinco horas da tarde. O verbo ser (são) concorda com o predicativo (cinco).Qual o correto Faz-se unhas ou Fazem-se unhas?
RESPOSTA: FAZEM-SE UNHAS O verbo acompanha o sujeitoÑ sei. Fazem -se unhas. Faz-se unha.
Faz 4 anos ou fazem?
O verbo fazer, quando indica tempo decorrido, não vai para o plural, ele só fica no singular. Logo, fazem dez anos, está errado. O correto é. faz dez anos.Faz ou fazem 16 anos?
A construção correta é faz dez anos.Quando o verbo fazer indica «tempo decorrido» é impessoal e, por isso, só se usa na terceira pessoa do singular: – Faz dez anos que não viajo. O verbo fazer pode ser substituído pelo verbo haver na sua forma impessoal: – Há dez anos que não vou a Paris.