Puns não transmitem doenças se inalados, ao contrário de resíduos espalhados pelo ar e vapores vindos de esgotos a céu aberto ou despejados em córregos e rios.
Sulfeto de hidrogênio, conhecido pelo mau cheiro, pode regular pressão. Um gás liberado em flatulências e em "bombas de cheiro" pode desempenhar o papel de regular a pressão sangüínea, segundo um estudo da John Hopkins University publicado pela revista especializada "Science".
Mundo Inalar os gases intestinais do parceiro ou da parceira pode reduzir o risco de doenças, revela pesquisa de universidade britânica. Pesquisadores da Universidade de Exeter, na Inglaterra, revelaram que inalar os gases intestinais do parceiro ou da parceira pode oferecer benefícios para a saúde.
O pum faz parte da digestão humana e continuará fazendo, quanto a isso, não há o que fazer. Pode gerar desconforto e dores abdominais por provocar uma distensão no intestino. Mas incômodo maior talvez seja a necessidade de lidar com ele. Não é à toa que existe pijama, cueca e calcinha anti-pum, contra constrangimentos.
“Tentar segurar o pum leva a um acúmulo de pressão e grande desconforto. Um acúmulo de gases intestinais pode desencadear distensão abdominal, com alguns sendo reabsorvidos na circulação e exalados na respiração.
Os malcheirosos. Esse caso costuma ser bem comum, quem nunca passou por um constrangimento por causa do cheiro forte de um 'pum'? Apesar de engraçado, isso pode ser um sinal para uma pequena alteração na dieta regular que você ingere.
Embora proibitivo para as regras de etiqueta, o ato (natural) de eliminar gases do estômago pela boca – ou seja, arrotar – é um indicativo de saúde estável.
Segundo a gastroenterologista, o tipo de alimento que consumimos influencia no odor da flatulência. Quem come mais proteínas, principalmente carne vermelha e alimentos gordurosos, pode ter um pum mais malcheiroso.
No entanto, se você está experimentando dificuldade significativa em soltar gases durante o dia, isso pode indicar uma variedade de questões, como constipação, dieta desequilibrada, problemas digestivos ou até mesmo questões emocionais, como ansiedade ou estresse.
Entre os gases que compõem o pum está o metano (CH4), que é uma substância combustível e pode incendiar se em contato com algo que produza fogo, como uma faísca de um isqueiro. A presença do metano depende da alimentação, mas a concentração em geral é baixa, cerca de 25% dos gases.
Você sabia que soltar pum é uma coisa normal do organismo? Para se ter uma ideia, o trato gastrointestinal libera, em média de 600 ml a 700 ml de gás por dia. E mais, soltar uma certa quantidade de gases é até sinal de que o microbioma intestinal está saudável.
Excesso de gases pode causar sintomas parecidos com infarto. Dores no peito e até falta de ar. Muitas vezes associados ao infarto, estes sintomas podem ser causados pelo excesso de gases no organismo.
É normal ficar com cheiro forte depois da relação?
O mau cheiro após a relação sexual pode ter várias causas. Uma das mais comuns é a presença de uma infecção chamada vaginose bacteriana. Essa condição é caracterizada por um desequilíbrio nas bactérias normalmente presentes na vagina, resultando em um cheiro forte, muitas vezes descrito como semelhante a ovo podre.
Tem origem nos gases que são ingeridos juntamente com a comida e, minoritariamente, nos gases acumulados durante o processo de digestão dos animais, na etapa de decomposição dos resíduos orgânicos dentro do intestino. Um desses processos é a fermentação de carboidratos por bactérias.
Segundo o colunista do UOL Jairo Bouer, isso ocorre simplesmente porque a vagina é uma cavidade e, no momento da penetração, pode haver entrada de ar. Sob pressão, esse ar acaba saindo durante o coito, ou então logo depois da relação sexual, fazendo barulho.
Chás de erva-doce, camomila, hortelã e funcho são boas opções, pois ajudam na digestão e na manutenção da saúde da flora intestinal. Além desses chás, há benefícios no consumo de: Frutas. Consumir frutas como a ameixa seca, a laranja, o mamão e o abacaxi melhoram o trânsito intestinal, reduzindo o acúmulo dos gases.
Gases causam dor nas costas, já que quando estão presentes em excesso, se alojam por toda a cavidade abdominal, causando inchaço e comprimindo outros órgãos na região. Além disso, também causam cólicas no órgão, que são sentidas nas costas.
E como eles ocorrem? O mais comum é eles acontecerem durante o sexo. Conforme ocorre penetração, com o pênis ou acessórios, e até pela própria gravidade, pequenas quantidades de ar são “empurradas” para o fundo vaginal e, quando a pessoa se movimenta, esse ar pode sair, causando ruído semelhante aos flatos intestinais.
O que fazer: fortalecer e aumentar as bactérias benéficas do intestino, com o uso de probióticos, como kefir, kombucha e iogurte natural, ajuda a equilibrar a flora intestinal, evitando os gases fedorentos. Conheça outros alimentos probióticos que equilibram a flora intestinal.
Mas impedi-los sempre pode ser prejudicial à saúde. “Tentar segurar o pum leva a um acúmulo de pressão e grande desconforto. Um acúmulo de gases intestinais pode desencadear distensão abdominal, com alguns sendo reabsorvidos na circulação e exalados na respiração.