Mas afinal, ingerir formiguinhas faz mal para a saúde? Segundo a nutróloga Isolda Prado, diretora da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia), comer uma formiga que acidentalmente entrou no mel ou açúcar não é considerado prejudicial à saúde.
Um dos principais problemas que os alimentos contaminados através de formigas podem causar é a gastroenterite, uma infecção intestinal marcada por diarreia, cólicas, náuseas, vômitos e febre. Além disso, dependendo da quantidade de bactérias e do tipo, também pode deflagrar febre e dor no corpo.
Portanto, não há estudos científicos que comprovem que a ingestão de formigas fará mal ao organismo das pessoas, assim, não haverá nenhuma complicação na sua saúde por conta disso.
Como elas andam nesses locais, carregam micro-organismos patogênicos, como vírus, bactérias e fungos. Uma formiguinha pode causar doenças, como gripe, tuberculose, verminoses e até lepra, além de intoxicações alimentares, vômito e diarréia.
Por mais que as formigas pareçam um ser inofensivo devido ao seu tamanho e, na maioria dos casos, em sua incapacidade de ferir e atacar, a verdade é você JAMAIS deveria comer um alimento com formigas ou um pedaço de qualquer coisa por onde elas tenham passado.
Dr. Bactéria - Informativo Saúde - Formigas e alimentos
Quando dá formiga na urina?
Isso mesmo, formigas! Isso ocorre pois o organismo para se defender elimina o açúcar extra através da urina. Isso deve ser observado, porque pode ser um sinal de que está ocorrendo algo de errado com o açúcar no seu sangue.
Por exemplo, a já citada formiga-faraó pode carregar bactérias dos tipo Salmonella e E. coli, além de vírus e fungos prejudiciais à saúde humana. Fora isso, os insetos podem contribuir para a proliferação de ácaros, desencadeando alergias respiratórias em humanos.
O metassoma (abdômen) da formiga abriga órgãos internos importantes, incluindo os dos sistemas reprodutivo, respiratório (traqueia) e excretor. Operárias de muitas espécies têm suas estruturas de postura modificadas em ferrões que são usados para subjugar presas e defender seus ninhos.
O que acontece se eu engolir uma formiga sem querer?
Mas afinal, ingerir formiguinhas faz mal para a saúde? Segundo a nutróloga Isolda Prado, diretora da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia), comer uma formiga que acidentalmente entrou no mel ou açúcar não é considerado prejudicial à saúde.
Elas são consumidas na época em que estão com a barriga cheia de ovos e, portanto, mais ricas em proteína. “Ainda assim, o valor nutritivo é mínimo. O hábito de comer o inseto advém mais de sua abundância do que do teor proteico”, diz Nélson Papávaro, entomólogo aposentado da USP, especialista em formigas.
E não são todas as formigas que são comestíveis. A chef explica que formiga mais usada nos pratos indígenas é a “içá”, também conhecida como tanajura, a fêmea da saúva.
Apesar de o mel ser um alimento bastante apreciado por boa parte das formigas, principalmente pelas formigas-doceiras, elas não vão às colméias para não serem atacadas pelas abelhas, que com suas mandíbulas e ferrões podem matar as invasoras.
Ou seja: as formigas estão mais para controladoras de pragas do que para pragas em si. Essa relação entre plantas e formigas também envolve a dispersão de sementes. Sendo assim, esses insetos ajudam na reprodução de diversas espécies vegetais – seja na natureza, seja nas cidades.
Pode ocasionar uma ardência e depois pode ficar um pontinho preto ou uma bolinha vermelha no local da ferroada, também gerar uma coceira, mas nada que não passe em alguns dias; Reação sistêmica tóxica. Essa reação é causada por múltiplas picadas, como ao pisar em um formigueiro.
A formiga-bala é reconhecida em seu habitat por diferentes nomes, todos relacionados ao seu potencial de picada e limiar de dor, diz a EOL. Na Venezuela, ela é chamada de "formiga 24 horas", devido ao número de horas que uma pessoa pode sentir a dor de sua picada.
Saiba que aquela formiga que anda na cozinha ou copa é ainda pior. Diversas doenças infecciosas podem ser transmitidas pelos insetos. Elas não são nada inofensivas e estudos já apontam que as formigas são mais perigosas do que as baratas, carregando um maior número de microrganismos nocivos.
O inseto que possui a picada considerada mais dolorosa do mundo é o marimbondo-cavalo, que atinge o grau 4 na escala Schmidt. Também conhecido como cavalo-do-cão ou marimbondo caçador, essa espécie é um tipo de vespa da família Pompilidae, do gênero Pepsis.
Com 47% de proteína em sua composição biológica, as formigas, segundo a Fundação Nacional do Índio (Funai), são combinadas com peixes, caldos e farofas.
De acordo com a nutricionista Gabriela Junqueira, o inseto contém proteínas e um bom valor nutritivo. “Na verdade o içá se alimenta das flores, então ele tem bastante proteína vegetal. Ele tem minerais como cálcio, ferro e tem vitaminas do complexo B”, disse.
As formigas produzem vários tipos de feromônios. O feromônio de alarme é bastante vo- látil, logo se espalha pelo ar e pode alertar toda a colônia sobre algum perigo iminente.