Inalar gás hélio e perceber as mudanças na voz pode ser uma brincadeira divertida, mas será que é segura? A resposta é não! Apesar de não ser um produto tóxico, ele pode cortar o fluxo de oxigênio que vai para o cérebro, causando asfixia e até mesmo riscos à vida.
Se a criança inalar uma grande quantidade desse gás, ela pode sofrer asfixia, porque mesmo não sendo um produto tóxico, o hélio pode cortar o fluxo de oxigênio que vai para o cérebro. A pediatra do HCA reforça a necessidade da supervisão dos adultos.
As exposições a gases irritantes afetam predominantemente as vias respiratórias, causando traqueíte, bronquite e bronquiolite manifestadas por tosse, hemoptise, sibilos, vômito e dispneia.
"Além da voz fina, outros efeitos potenciais do gás hélio são tontura, dor de cabeça e asfixia", segundo a Agência de Saúde Pública da Grã-Bretanha. "Se algum apresentar estes sintomas ao inalar gás hélio, o conselho é levar a pessoa para respirar ar fresco imediatamente."
VIRAMOS BALÕES DE GÁS HÉLIO!! (quem explodir perde)
Inalar gás de cozinha faz mal?
O GLP não é venenoso, mas é asfixiante. Por ser mais pesado que o ar, quando há vazamento de GLP, num local fechado, este vai se acumulando ao nível do chão e expulsa gradualmente o oxigênio do ambiente, causando asfixia em quem permanecer ali. Logo, botijão com vazamento precisa ser removido para um local aberto.
A densidade do Hélio é menor que a densidade do ar, tornando-o mais leve. O hélio tem o menor ponto de evaporação de todos os elementos químicos, e só pode ser solidificado sob pressões muito grandes.
O seu tempo de flutuação pode ser influenciado por diversos fatores. De facto, a flutuabilidade de um balão de hélio é de entre 3 a 5 dias no mínimo, desde que tenha sido corretamente inflado. Este tempo pode variar para mais ou menos, a depender do fabricante e da temperatura adequada.
O que fazer se inalar gás de cozinha? Abra todas as portas e janelas para evitar o acúmulo de gás. Se possível, leve o botijão para um local arejado. Caso você esteja sentindo sintomas, procure atendimento médico.
Além disso, o gás hélio é ecologicamente correto: não é tóxico, não é inflamável e não é explosivo. Isso também é benéfico para a segurança humana, pois é uma substância relativamente inofensiva.
Inalação – Este material se converte rapidamente em dióxido de nitrogênio no ar. Superexposição pode causar irritação nas membranas das mucosas, sinusite, faringite e bronquite, com dor de cabeça, cianose, respiração irregular, sufocamento, vertigem e possibilidade de edema pulmonar.
A prática de soltar balões é crime e está previsto no art. 261 do Código Penal. A atividade também foi descrita na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98).
Inalar gás hélio e perceber as mudanças na voz pode ser uma brincadeira divertida, mas será que é segura? A resposta é não! Apesar de não ser um produto tóxico, ele pode cortar o fluxo de oxigênio que vai para o cérebro, causando asfixia e até mesmo riscos à vida.
O óxido nitroso (N2O), popularmente conhecido como gás hilariante, trata-se de um agente sedativo usado para controlar, de forma segura e efetiva, a dor e a ansiedade durante um tratamento dentário. Incolor e inodoro, o óxido nitroso se une com o oxigênio e é inalado através de uma pequena máscara que cobre o nariz.
Então, quando inalamos hélio, o conteúdo da cavidade oral muda: ela fica cheia desse gás mais leve que o ar. Isso altera a velocidade com que o som se propaga das cordas vocais para o ambiente externo. Por isso, nossa voz fica com aquele tom de "pato".
Fernando Costa explica que a intoxicação por gás se torna fatal em poucos minutos. "A cada minuto que passa o ambiente fica mais tóxico. A pessoa vai ter confusão mental, letargia, ânsia de vômito, dor de cabeça.
Como saber se estou intoxicado por gás de cozinha?
A maior parte das pessoas que sofrem uma intoxicação leve por monóxido de carbono recupera-se rapidamente quando se expõe ao ar fresco. Uma intoxicação moderada ou grave por monóxido de carbono causa falta de discernimento, confusão, inconsciência, convulsões, dor no peito, falta de ar, pressão arterial baixa e coma.
Sintomas de pneumonite química incluem falta de ar súbita e tosse que se desenvolve em minutos ou horas. Outros sintomas podem incluir febre e escarro espumoso rosado. Em casos menos graves, os sintomas de pneumonia por aspiração podem ocorrer um ou dois dias após a inalação da toxina.
Isso porque o gás hélio não entra em combustão. Ou seja, ele não queima por não reagir a combinações químicas. Essa característica é que garante a classificação do produto como um gás não inflamável.
O gás hélio é retirado da natureza. Ele não existe em todos os lugares. Hoje em dia, existem poucos locais onde eles ainda são encontrados. Por isso, é um gás muito caro.
O H₂S é conhecido como o gás da morte por ser extremamente tóxico em altas concentrações, causando perda de consciência imediata e a morte. O gás sulfídrico é considerado Imediatamente Perigoso à Vida e Saúde (IPVS ou IDLH) pela NIOSH a 100 ppm.
O Xénon é raro, com apenas 90 gramas por milhão de quilos de atmosfera terrestre. É extraído comercialmente apenas em grandes instalações de separação de ar que produzem mais de 1.000 toneladas de oxigénio por dia.
Cientistas e militares se lançaram em uma corrida armamentista. O cloro foi substituído pelo fosgênio, um agente mais letal, que asfixia suas vítimas várias horas depois da exposição. Mas o mais infame foi o “gás mostarda”, um líquido oleoso, que tem esse nome por sua cor ocre.