Sim, geralmente considera-se seguro pular o sangramento de privação durante o uso da pílula (2). Não há necessidade médica de você ter sangramento vaginal a cada ciclo. As pílulas anticoncepcionais hormonais afinam o revestimento uterino, evitando um “acúmulo” de tecido no útero (3).
O que acontece se não menstruar tomando anticoncepcional?
As mulheres que utilizam anticoncepcional apresentam o sangramento mensal reduzido ou mesmo ausência de menstruação. Isso acontece, pois, os hormônios dos anticoncepcionais tentam imitar o ciclo menstrual da mulher, mas de uma maneira que não ocorra a ovulação e, por consequência, a gravidez.
Se a amenorreia durar por muito tempo, é possível que surjam problemas parecidos com aqueles relacionados à menopausa. Eles incluem ondas de calor, secura vaginal, redução da densidade óssea (osteoporose) e um aumento no risco de ter doença cardíaca e dos vasos sanguíneos.
É normal tomar o anticoncepcional e não menstruar?
Se o anticoncepcional foi tomado corretamente sem esquecimentos, é provável que a ausência da menstruação na pausa, seja apena um efeito do próprio anticoncepcional, portanto, pode ser considerada uma situação normal. Portanto, nesse tipo de situação deve-se continuar o uso normalmente da pílula.
Anticoncepcional contínuo para não menstruar faz mal???
Quais os prejuízos de não menstruar?
Segundo Ana Carolina, “as consequências da amenorreia também dependem da doença que causou o problema”. Como exemplo, a professora diz que se a mulher deixa de menstruar por falta da produção de hormônios femininos; ela pode apresentar disfunção sexual, osteoporose no futuro, pela falta de estrogênio, e ondas de calor.
É perigoso não menstruar por uso de anticoncepcional?
Então, é seguro pular essa “menstruação” com a pílula? Sim, geralmente considera-se seguro pular o sangramento de privação durante o uso da pílula (2). Não há necessidade médica de você ter sangramento vaginal a cada ciclo.
Na menstruação retrógrada, parte do sangue menstrual não segue o fluxo unidirecional para o canal vaginal, realizando um percurso inverso: invadindo as tubas uterinas e extravasando para a própria cavidade pélvica.
Quais são os efeitos colaterais de emendar cartelas de anticoncepcional?
Faz mal emendar cartelas de anticoncepcionais? Não faz mal. Os vários regimes de uso de pílulas anticoncepcionais permitem que a usuária encontre uma opção que mais s e adapte ao seu estilo de vida!
Com exceção da menopausa, processo natural da vida da mulher, e da gravidez, parar de menstruar sem a utilização de recursos médicos não é normal e pode ser sinal de algum problema de saúde.
A maioria dos métodos para interromper a menstruação pode provocar algum efeito colateral já que a falta dos hormônios femininos altera as funções do organismo e pode gerar danos à saúde como aumento de peso, retenção de líquido, entre outros.
O ciclo menstrual normal tem duração média de 28 dias. Entretanto, ciclos com intervalo entre 21 e 35 dias associados à antecipação ou atraso de três dias são considerados normais (21-35 dias ± 3 dias). Períodos mais longos não são necessariamente um problema, desde que o ciclo apresente um padrão de regularidade.
É normal a menstruação não vir tomando anticoncepcional?
Se a menstruação não descer no intervalo do anticoncepcional, isso não é motivo para se preocupar. Aliás, muitas mulheres nem fazem a pausa, emendam uma cartela na outra (depois de conversar com o médico sobre isso, claro).
Existem diversas alternativas para suspender a menstruação, como pílulas, DIU, anticoncepcionais injetáveis, implantes, e é importante você discutir essas possibilidades com seu ginecologista.
Na verdade, a pílula anticoncepcional pode ser iniciada em qualquer dia do ciclo, desde que a mulher tenha certeza de que não está grávida. No entanto, a desvantagem de não começar no primeiro dia da menstruação é que a proteção não será imediata.
Não há problema em não menstruar regularmente se você estiver utilizando um método contraceptivo que suspenda a menstruação ou se estiver emendando cartelas do anticoncepcional. Contrariando o senso comum, a menstruação não tem a função de "limpar o organismo" e, portanto, não é necessária.
A supressão da menstruação ganhou legitimidade ao ser utilizada como tratamento de doenças como cólicas menstruais, miomas, endometriose, etc. Conclui-se então que o sangramento mensal não é necessário para a eficácia contraceptiva ou do tratamento.
O anticoncepcional de uso contínuo, ou pílula contínua, permite que a mulher não tenha menstruação durante vários meses, uma vez que mantém sempre elevados os níveis dos hormônios progesterona e estrogênio, inibindo o sangramento. Confira os benefícios de tomar a pílula contínua.
Interromper a menstruação implica utilizar hormônios exógenos (externos), como os contidos nas pílulas anticoncepcionais, que interferem na produção de estrógeno e progesterona (hormônios femininos produzidos durante o ciclo menstrual).
O que acontece quando toma anticoncepcional para não menstruar?
Quando você usa contraceptivos hormonais combinados, esse ciclo é interrompido. Seus ovários não liberam óvulos e o revestimento uterino fica mais fino (2). Sem a ovulação, você não tem uma menstruação “real”.
Ficar sem menstruar devido ao uso contínuo destes métodos não causa problemas à saúde, pois este processo de proliferação e morte do endométrio não ocorre. Ao contrário do que dizem nossas avós e os mitos populares, o sangue não fica preso no útero, nem sobe para a cabeça.
A mulher pode emendar duas cartelas anticoncepcionais, sem nenhum risco para saúde e sem interferir na capacidade reprodutiva. No entanto, quem deseja acabar com a menstruação deve trocar a pílula por uma de uso contínuo, que não precisa de pausa, nem há menstruação.
A maioria dos métodos para interromper o ciclo pode provocar algum efeito colateral, já que a falta dos hormônios femininos altera as funções do organismo, podendo gerar danos à saúde como aumento de peso e retenção de líquido.