Quantos metros já afundou Maceió?
O solo da Mina 18 da petroquímica Braskem, no bairro do Mutange, em Maceió, já afundou mais de 2 metros (m) desde o último dia 29, quando a Defesa Civil municipal emitiu um alerta, apontando o “risco iminente de colapso” da estrutura, e recomendou o bloqueio do acesso de pessoas à região.Qual o bairro de Maceió que afundou?
O boletim da Defesa Civil aponta o risco de colapso do bairro Mutange.O que aconteceu com as casas de Maceió?
A empresa explorou durante mais de 40 anos o minério em áreas urbanas de Maceió, que geraram cavernas subterrâneas e causaram o afundamento do solo. Desde 2019, mais de 60 mil pessoas tiveram de deixar suas casas, que ficaram para trás formando bairros fantasmas.Por que Maceió está desabando?
Por que os bairros de Maceió estão afundando? Os bairros do Pinheiro, Mutange, Bom Parto, Bebedouro e Farol estão em uma área onde, a partir da década de 1970, houve a exploração de sal-gema. Na região, há 35 minas onde a retirada do insumo para produção de cloro, soda cáustica e PVC ocorreu de forma indevida.POR QUÊ MACEIÓ ESTÁ AFUNDANDO? ANÁLISE DETALHADA
Quantas pessoas saíram de casa em Maceió?
Desde 2018, mais de 14 mil imóveis foram desocupados em 5 bairros da cidade, mas algumas dezenas de famílias ainda permaneciam na borda da área de risco. Após a decisão judicial, a Defesa Civil de Maceió divulgou um novo mapa de realocação.O que causou o afundamento do solo em Maceió?
O solo na região da Lagoa Mundaú está cedendo por causa da mineração de sal-gema (usado na produção de produtos como plástico e soda cáustica). Em 2019, após o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) confirmar que a atividade havia provocado instabilidade no solo, a Braskem anunciou o fechamento das minas.Quando Maceió começou a afundar?
Afundamento de soloOs problemas em Maceió começaram em março de 2018, quando um tremor de terra causou rachaduras em ruas e casas e o afundamento do solo em cinco bairros: Pinheiro, Mutange, Bebedouro, Bom Parto e em uma parte do Farol. Mais de 55 mil pessoas foram forçadas a deixar suas casas naquele ano.
Quantos bairros foram atingidos pela Braskem?
O lento processo de afundamento do solo abre rachaduras em ruas, prédios e casas, obrigando cerca de 55 mil pessoas a abandonarem suas residências e seus negócios. Mais de 14 mil imóveis foram condenados em cinco bairros de Maceió: Pinheiro, Bom Parto, Mutange, Bebedouro e Farol.Quantos metros de profundidade tem a mina de Maceió?
Conforme o órgão, a cratera tem 78 metros de comprimento, 46 metros de largura e 7 metros de profundidade.Como está hoje a mina 18?
Em 10 de dezembro de 2023, o solo sob a mina 18 ruiu, abrindo uma cratera sob a lagoa Mundaú que comporta um volume de água equivalente a 11 piscinas olímpicas. Desde então, a mina 18 está 90% preenchida, segundo a Defesa Civil. “Não há movimentação abrupta que indique o risco iminente de colapso de nenhuma mina.Qual a profundidade do sal-gema em Maceió?
A exploração em Maceió envolvia a escavação de poços até a camada de sal, que pode estar a mais de mil metros de profundidade.Quantas pessoas evacuaram Maceió?
Moradores de bairro de Maceió Sendo EvacuadosDesde o surgimento do problema, em 2018, mais de 14 mil imóveis na região já foram desocupados e mais de 60 mil pessoas tiveram de deixar suas habitações, numa enorme catástrofe provocada pela mineração urbana.