"Se alguém toma um remédio depois do vencimento, nada vai acontecer. São raríssimos os remédios que podem produzir efeitos tóxicos em pacientes após a data de validade expirar". Mas tampouco o remédio poderá surtir efeito ─ é uma questão muito mais de eficácia de que tolerância.
Usar remédios depois que esse prazo expira é um risco à saúde: se, em alguns casos, o fármaco apenas não faz efeito, em outros, ele pode provocar outros problemas, desde alergias até intoxicação, que pode levar à morte. — Se o medicamento vencido for utilizado para aliviar um sintoma, ele não vai passar.
É verdade que a eficácia de um medicamento pode diminuir com o tempo, mas grande parte da sua potência original pode permanecer até uma década após a data de validade.
A caducidade dos medicamentos pode expressar-se na sua embalagem segundo o formato MM/AAAA, em que o MM indica o mês e o AAAA o ano até quando o medicamento tem validade. Quando assim indicado, os medicamentos podem utilizar-se com total segurança até ao último dia do mês que apareça na data de validade da embalagem.
Como devo descartar um medicamento vencido? O ideal é deixar os remédios dentro da embalagem original e levá-los para uma farmácia ou centro de saúde próximo, onde eles saberão como descartar já que fazem parte de programas com este intuito.
Onde e como descartar remédios e medicamentos vencidos de forma correta? Farmácias de várias cidades oferecem pontos de coleta para remédios sem uso. Alguns postos de saúde também oferecem pontos de coleta. Remédios vencidos, suas embalagens, frascos e cartelas de comprimidos devem ser separados do lixo comum.
O que pode acontecer se tomar medicamento vencido?
O que acontece se tomar um remédio vencido
Quando se toma um medicamento vencido, em principio, nada de mal vai acontecer e são raros os casos de remédios fora do prazo que produzem efeitos tóxicos.
O consumo de medicamentos vencidos não é aconselhável. Pode ser perigoso ou menos efetivo, pois suas características físico-químicas podem estar alteradas. Tomar medicamentos fora de validade, como antibióticos, pode levar a doenças mais graves e também ao aumento de resistência das bactérias.
O prazo de validade depende de diversos fatores intrínsecos e extrínsecos ao produto, dentre eles: a formulação dos ingredientes, as condições higiênico-sanitárias ao longo do processo produtivo, condições de armazenamento, os métodos de processamento ou até o tipo de embalagem a ser utilizada.
Para alimentos e produtos que duram até três meses, exige-se que o formato de data de validade e fabricação inclua pelo menos dia e mês. Já alimentos que ultrapassem esse prazo podem informar mês e ano. No entanto, o formato mais utilizado inclui dia, mês e ano.
Quanto tempo leva para um medicamento sair do nosso organismo?
Varia em média de horas até3-4dias conforme o metabolismo hepático individual. Depende do medicamento e de questões fisiológicas de cada indivíduo. Por isso trabalhamos com estimativas de tempo. Para definirmos a estimativa de tempo de eliminação é preciso conhecermos o conceito de meia-vida terminal.
Alteradas suas propriedades físico-químicas, o remédio vencido pode se tornar difícil de ser aplicado, além de doloroso, ineficaz e perigoso. A recomendação da acadêmica é para não usar nenhum remédio cuja validade tenha expirado, nem que seja por pouco tempo.
"Se ele passou da validade, o risco que se corre é de consumir um produto em processo de deterioração ou já deteriorado. Eles podem nos trazer problemas imensuráveis, como intoxicação, infecção e, em casos mais graves, levar o consumidor a óbito", explica a especialista ao Terra.
Validade escrita na bula - Será considerada após a abertura e uso do medicamento. Por exemplo, na bula vem escrito assim: após aberto, válido por 30 dias. Então você só deve utilizar o medicamento durante esses 30 dias, após esse prazo você deve descartá-lo, mesmo que a validade na embalagem esteja distante.
Nesse último caso, é especialmente perigoso, porque, ao tomar o medicamento vencido, pode estar agravando a infecção. Além de não matar a bactéria, o fármaco alterado pode torna-la mais forte e resistente, evoluindo naturalmente, e se transformando em uma superbactéria!
Quantos dia após o vencimento de um produto pode ser consumido?
Teoricamente, pode-se comer um produto vencido, porque a validade deles têm uma certa margem de segurança. O consumidor tem um prazo esticado por cerca de 10 dias para consumir o produto, já que, por exemplo, um produto com validade de 30 dias, na verdade, tem validade até 40 dias.
Além de ser obrigatória em alimentos e outros produtos vendidos aos consumidores, a data de validade é extremamente importante para garantir que um item está apto para uso ou consumo. Assim, quando respeitada, ela evita uma série de problemas para os clientes e prejuízos para as marcas.
5º CERTO: Validade Certa: Conferir data de validade de cada medicação a ser administrada. 6º CERTO: Via Certa: Identificar e confirmar se a via de administração prescrita é tecnicamente recomendada para administrar determinado medicamento.
O que deve ser feito com os medicamentos vencidos?
Muitas farmácias fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos, frascos e materiais cortantes e pontiagudos, assim como várias Unidades Básicas de Saúde (UBS) e supermercados. Localize um desses postos de coleta de medicamentos para descarte na ferramenta de busca oferecida pela Roche em parceria com a eCycle.
Se o seu medicamento não fez efeito, faça uma notificação para a Anvisa e converse com seu médico ou farmacêutico. Medicamentos ajudam a curar doenças, melhorar a qualidade de vida e manter a saúde. Mas também podem trazer efeitos indesejados, reações imprevistas ou mesmo não gerar o efeito necessário.
Medicamentos vencidos podem apenas perder a eficácia, mas alguns tipos, como antibióticos e de uso contínuo, não devem ser consumidos. Entenda os motivos. Medicamentos vencidos podem somente perder parte da eficácia, mas alguns tipos, como os antibióticos e os de uso contínuo, não devem ser consumidos.
"Se alguém toma um remédio depois do vencimento, nada vai acontecer. São raríssimos os remédios que podem produzir efeitos tóxicos em pacientes após a data de validade expirar". Mas tampouco o remédio poderá surtir efeito ─ é uma questão muito mais de eficácia de que tolerância.
Como cortar o efeito do clonazepam? Para minimizar ou acabar com os efeitos do clonazepam, é fundamental buscar apoio de um profissional da saúde. A interrupção do tratamento com Rivotril nunca deve ser feita por conta própria e nem de forma repentina. Converse com o seu médico.