O que significa a expressão "menina dos teus olhos"?
Neste caso, menina dos seus olhos é uma linguagem figurada, um símbolo de amor e cuidado. Menina dos olhos representa algo precioso pelo qual deve haver cuidado. Este algo precioso somos nós, é a vida que recebemos de Deus. A Palavra de Deus nos fala que ele cuida de nós com ternura e amor.
8 Guarda-me como à menina do olho, esconde-me debaixo da sombra das tuas asas, 9 Dos ímpios que me oprimem, dos meus inimigos mortais que me cercam. 10 Na sua gordura se encerram, com a boca falam soberbamente.
Espírito Santo, guarda-me oh Pai, como a menina dos Teus olhos....
O que é a menina dos olhos?
Pupila (termo oriundo do latim, pupilla – menininha), ou Menina dos olhos, é a parte do olho, como um orifício de diâmetro regulável, que está situada entre a córnea e o cristalino, e no centro da íris, responsável pela passagem da luz do meio exterior até os órgãos sensoriais da retina.
O salmo 17 é uma dessas orações para vingar os justos. Nela, Davi afirma sua confiança na resposta divina a seu pedido, ora por proteção num mundo maligno e medita em sua satisfação quando finalmente vir Deus face a face.
3 Empunha a lança e obstrui o caminho aos que me perseguem; dize à minha alma: Eu sou a tua salvação. 4 Sejam envergonhados e humilhados os que buscam a minha vida; voltem atrás e envergonhem-se os que contra mim intentam o mal. 5 Sejam como palha perante o vento, e o anjo do Senhor os faça fugir.
Porque aquele que tocar em vocês toca na menina dos meus olhos. Porque eis que agitarei a mão contra eles, e eles virão a ser a presa daqueles que os serviram. Assim vocês saberão que o SENHOR dos Exércitos é quem me enviou.
Deuteronômio 32:9-11 Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH) Mas escolheu Israel para ser o seu povo; os descendentes de Jacó pertencem ao SENHOR. Deus os encontrou perdidos no deserto, numa região onde viviam animais ferozes. Chegou perto, cuidou deles e os protegeu como se fossem a menina dos seus olhos.
Ninguém guarda lágrimas…, mas neste texto, o salmista diz que Deus guarda as nossas lágrimas num odre (recipiente de couro cozido de forma a conter certos líquidos, como a água ou o vinho).
🙏🏻“Guarda-me Senhor, como a menina dos teus olhos, esconde-me, à sombra das tuas asas.”💗Salmos 17:8 🤍✨ “Protege-me como à menina dos teus olhos; esconde-me à sombra das tuas asas.” 🌾Salmos 17:8 🕊️ Às vezes a minha fragilidade traz aos meus ouvidos uma voz negativa que me dá a sensação de que eu terei uma recaída, ...
"A Menina dos olhos de Deus" revelará a você o caminho escolhido e preferido por Deus para se aproximar e revelar ao homem. A Santíssima Virgem Maria não foi apenas uma criação "improvisada" por Deus para ser a mãe biológica do Salvador. Na economia Divina, ela é a chave que nos abre as revelações do mundo espiritual.
O que significa "guarda-me como a menina do olho"?
A expressão usada neste salmo – “menina dos olhos” – significa algo bem especial. A “menina dos olhos” remete a uma parte do corpo bem sensível (as nossas pupilas) e que tem muito valor. Por isso, deve ser bem cuidada.
8 Melhor é o fim das coisas do que o princípio delas; melhor é o longânimo do que o altivo. 9 Não te apresses no teu espírito a irar-te, porque a ira repousa no seio dos tolos.
Ele mostra a consciência limpa e a certeza de ser julgado justo, vítima inocente dos ataques dos seus perseguidores. O salmista inicia com um pedido de julgamento divino, obviamente feito com equidade (versos 1 e 2), começando com a avaliação do seu próprio comportamento: “Sondas-me o coração...
No Salmo 139.23,24, Davi pede para Deus sondar o seu coração e ver se há nele algum caminho mal. Em Romanos 2.4, está escrito que a bondade de Deus é que nos conduz ao arrependimento. E em Pv 28:13, vemos que a bênção está em nunca encobrir as transgressões.
Você conhece a expressão idiomática “menina dos olhos”? Ela se refere a algo ou alguém que é o favorito de determinada pessoa, aquilo que é alvo de um carinho especial.
Em Latim a palavra pupa quer dizer menina/boneca e o diminutivo é pupilla. Essa semelhança logo deu origem à metáfora “menina dos olhos” para designar a parte central do olho, em vez de pupila.
Quando os teus olhos forem bons, igualmente o teu corpo estará cheio de luz. Porém, quando forem maus, o teu corpo estará em trevas." Essa citação é semelhante à encontrada em Mateus 6:22-23 e reforça a importância de ter clareza para discernir o que alimenta nossa vida de forma conectada a Deus.