A serpente enrolada em torno do bastão era um símbolo utilizado por Esculápio, o deus grego da Medicina. Na Enfermagem, esse animal representa a capacidade de cura dos pacientes, e a importância do cuidado e do tratamento adequado para garantir a recuperação.
Dessa forma, a lâmpada a óleo é uma grande referência a Florence Nightingale e significa também a luz no caminho dos profissionais da área. Já a cruz vermelha representa os primeiros socorros e a serpente, assim como em outros campos da saúde, significa renascimento e cura.
Lâmpada: caminho, ambiente. Seringa: técnica. Pedra: esmeralda. Cor: verde-esmeralda – tom de verde único simboliza a natureza, a vida e o poder de cura.
Já a combinação entre a cobra e a cruz vermelha representam a Ciência. A cor verde, representada na cobra, representam a cura, a saúde e a tranquilidade, que os profissionais de enfermagem desejam passar ao paciente no dia a dia da profissão.
A precursora da enfermagem moderna, Florence Nightingale utilizava uma lâmpada em suas visitas aos soldados durante a Guerra da Criméia, o que a tornou conhecida como a Dama da Lâmpada e tornou esse objeto representativo para a Enfermagem.
Qual o significado da lâmpada da cobra, da cruz, da seringa e da cor verde?
Seus elementos:
– A Cobra + a Cruz Vermelha – Representam a Ciência; – A Seringa – utilizada para os cursos de técnico e auxiliar de enfermagem, simboliza a técnica, a habilidade e a precisão. – A cor verde – que simboliza paz, tranquilidade, cura e saúde, tendo a esmeralda como a pedra símbolo.
O que significa a passagem da lâmpada na enfermagem?
A lâmpada foi adotada como símbolo da enfermagem em referência a Florence Nightingale, que durante a Guerra da Criméia (1853-1856) trabalhou como voluntária na assistência aos feridos, lançando a base para a profissão do enfermeiro mais tarde.
Representado pelo Asclépio (deus grego da medicina), ele tem como ícones a cobra e o bastão de Madeira (Bastão de Esculápio), os quais apontam, respectivamente, a dualidade em seu mecanismo de defesa: o veneno – mal e cura –, e a árvore da vida, bem como a sabedoria.
Como enfermeira, ela responde, poeticamente, retratando a enfermagem, associada à metáfora dos girassóis; estes, pela visão poética, podem iluminar os caminhos do cuidar e de quem realiza o cuidado.
“Juro, no exercício da minha profissão, respeitar a dignidade e os direitos humanos, exercendo a enfermagem com consciência e dedicação de forma alinhada aos preceitos éticos e legais”.
A serpente enrolada em torno do bastão era um símbolo utilizado por Esculápio, o deus grego da Medicina. Na Enfermagem, esse animal representa a capacidade de cura dos pacientes, e a importância do cuidado e do tratamento adequado para garantir a recuperação.
Uma cobra enrolada a um cajado é o símbolo da medicina porque remete ao semideus grego Asclépio. Na Grécia antiga, ele tinha templos em sua homenagem onde os doentes eram levados para serem tratados. Cobras ficavam em torno de um desses templos, e eram consideradas benéficas para os doentes.
O símbolo da enfermagem é a conhecida "lâmpada de Ícaro" ou "lâmpada de Florence Nightingale". Florence Nightingale foi uma enfermeira britânica pioneira na enfermagem moderna e é considerada a fundadora da enfermagem profissional. O símbolo da lâmpada representa a luz que ela trouxe à profissão e à assistência médica.
O bastão de Esculápio com uma serpente enrolada sempre foi o símbolo da atividade médica. Em 1919 a American Medical Association e em 1956 a World Medical Association o adotaram como seus símbolos 4. O caduceu é mais antigo que o bastão de Esculápio e sempre esteve relacionado ao comércio.
O caduceu ☤ ou emblema de Hermes (Mercúrio) é um bastão em torno do qual se entrelaçam duas serpentes e cuja parte superior é adornada com asas. É um antigo símbolo, cuja imagem pode ser vista na taça do rei Gudea de Lagash, 2.600 anos a.C., e sobre as tábuas de pedra denominadas, na Índia, nagakals.
Vale lembrar que na medicina, o símbolo é representado por um bastão onde uma cobra entrelaçada simboliza o renascimento e a fertilidade. Curioso notar que, a característica da cobra de trocar sua pele durante a vida simboliza a renovação e ressureição.
DEDICAR MINHA VIDA PROFISSIONAL / A SERVIÇO DA HUMANIDADE, / RESPEITANDO A DIGNIDADE / E OS DIREITOS DA PESSOA HUMANA, / EXERCENDO A ENFERMAGEM / COM CONSCIÊNCIA E FIDELIDADE; / GUARDAR OS SEGREDOS QUE ME FOREM CONFIADOS; / RESPEITAR O SER HUMANO / DESDE A CONCEPÇÃO ATÉ DEPOIS DA MORTE; / NÃO PRATICAR ATOS QUE COLOQUEM ...
Florence Nightingale é considerada a fundadora da Enfermagem Moderna em todo o mundo, obtendo projeção maior a partir de sua participação como voluntária na Guerra da Criméia, em 1854. Ao retornar da guerra, esta se tornara uma figura popular nacionalmente; seu nome era sinônimo de doçura, eficiência e heroísmo.