A Guerra Civil Russa foi um conflito que aconteceu na Rússia, entre 1918 e 1921, causado pela mobilização de forças contrarrevolucionárias, chamadas de Exército Branco, que tinham o objetivo de derrubar os bolcheviques, grupo que se havia instalado no poder russo pela Revolução Russa de 1917.
Vermelhos: O nome desse grupo faz menção ao Exército Vermelho, o exército formado às pressas pelos bolcheviques para derrotar as forças rebeldes. Brancos: Formados, sobretudo, por monarquistas que desejavam restaurar a monarquia czarista existente na Rússia antes de 1917.
De um lado, o bloco dos republicanos, designados de “vermelhos” ou “comunistas” pelos inimigos. Era constituído pelas forças políticas de esquerda, que defendiam o governo da Segunda República. No campo político oposto estavam os insurgentes, os “fascistas”, segundo os seus inimigos.
Quais eram os grupos envolvidos na Guerra Civil Russa?
As partes em conflito incluíam: o Movimento Branco, formado por ex-generais czaristas; republicanos liberais (os "cadetes"); o Exército Vermelho (bolchevique); milícias anarquistas (o Exército Insurgente Makhnovista, conhecido como "Exército Negro"; durante a Revolução Ucraniana), o nacionalista Exército Verde; ...
Síntese: As tendências autoritárias do Partido Bolchevique rapidamente se fizeram sentir e a violência e o terror generalizaram-se. A oposição aos bolcheviques, que surgiu imediatamente em diversas regiões, conduziu o país a uma guerra civil que opôs o “Exército Vermelho” ao “Exército Branco”.
Essa guerra se iniciou quando alguns estados do Sul declararam sua separação por causa da divergência com os estados do Norte sobre a expansão da escravidão para os novos estados no oeste do país. Os estados separatistas foram derrotados e esse conflito causou 600 mil mortes.
O Exército Branco, auxiliado pelas forças aliadas (Tríplice Entente) de países como Japão, Reino Unido, França, Itália, Estados Unidos e (às vezes) as forças de potências centrais como a Alemanha e Áustria-Hungria, lutou na Sibéria, Ucrânia e Crimeia.
O Exército Branco recebeu ajuda dos Aliados da Primeira Guerra Mundial, organizados na Tríplice Entente. Contava com um efetivo de cerca de 2,4 milhões de homens e teve como principais lideranças Alexandr Kolchak, Vladmir Kappel e Anton Denikin.
Quem enfrentou o Exército Vermelho entre 1918 e 1921 na guerra civil?
Exército Vermelho é como ficou conhecido o exército da União Soviética, criado no início de 1918. Nos seus anos iniciais, ele enfrentou diversos grupos contrários ao governo bolchevique, conhecidos como brancos.
Revolução Branca. A Revolução Branca foi a primeira fase da revolução que ocorreu de março a novembro de 1917. O czar, receoso da saúde do herdeiro do trono, o hemofílico czarevith Alexei Romanov, resolveu abdicar em favor do seu irmão, o grão-duque Miguel Alexandrovich Romanov, mas este recusou a coroa.
Em russo, a palavra bolchevismo (bolscinstvó) significa maioria. Os bolcheviques defendiam a revolução socialista, a instalação da ditadura do proletariado, com a aliança de operários e camponeses, enfim, acreditavam que o governo deveria ser diretamente controlado pelos trabalhadores.
Ele apelou para os sovietes (conselhos de trabalhadores) a tomarem o poder (como visto no lema "todo o poder aos sovietes"), denunciou liberais e sociais-democratas no Governo Provisório, chamando os bolcheviques para não cooperarem com o governo, e apelando para novas políticas comunistas.
No dia 11 de novembro de 1918, a Alemanha e os Aliados assinam o Armistício de Compiègne, representando a rendição alemã e o fim da Primeira Guerra Mundial.
A Guerra Civil Russa foi um conflito que aconteceu na Rússia, entre 1918 e 1921, causado pela mobilização de forças contrarrevolucionárias, chamadas de Exército Branco, que tinham o objetivo de derrubar os bolcheviques, grupo que se havia instalado no poder russo pela Revolução Russa de 1917.
Após a guerra civil, visando à unificação e coesão, foi formada a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), que perdurou até 1991, porém, já com ideais muito diferentes dos revolucionários de 1917.
Quem foi o Exército Vermelho na Segunda Guerra Mundial?
Exército Vermelho era o nome dado às forças armadas da extinta União Soviética, criado em 1918, renomeado em 1946 com o título de "Exército Soviético" e, finalmente extinto ante o colapso geral do bloco socialista de 1991.
A Guerra Civil Americana prolongou-se durante quatro anos e terminou com a derrota do exército confederado e a reunificação do país. Na verdade, o Sul estava em clara desvantagem e o desfecho do confronto não constituiu surpresa.
De acordo com fontes antigas, o exército persa em Gaugamela foi estimado em cerca de 250.000 a 1.000.000 de soldados, embora esses números provavelmente sejam exagerados. martelo e bigorna : A Batalha de Gaugamela ocorreu em 1º de outubro de 331 aC, no que hoje é o norte do Iraque.
Uma das guerras civis de grande repercussão na história e que é bastante estudada foi a Guerra Civil Americana, conflito que dividiu os Estados Unidos entre 1861 e 1865, causando cerca de 600 mil mortes. Ainda no século XIX, uma grande guerra civil aconteceu na China — a Rebelião Taiping.
A Guerra Civil Americana, ou Guerra de Secessão, foi um conflito que ocorreu entre os estados do Sul e do Norte dos Estados Unidos, motivado pela questão da escravidão. Bandeiras dos Confederados e da União representando Sul e Norte dos Estados Unidos, na Guerra de Secessão.
Há 80 anos, no dia 9 de julho, começava a Revolução de 32, considerado o maior conflito armado do Brasil no século passado. Durante 85 dias, paulistas se rebelaram contra a ditadura do presidente Getúlio Vargas e exigiram uma nova Constituição para o país.