A sertralina tem tarja vermelha e receita do tipo C1 branca. Portanto, é um medicamento de uso controlado. Por isso, é preciso ter uma receita em duas vias para comprar. A validade da receita de sertralina é de 30 dias, e a quantidade prescrita não deve superar o suficiente para 60 dias de tratamento.
Qual antidepressivo pode ser comprado sem receita?
Não é possível comprar um antidepressivo sem receita. No Brasil, a questão não é a necessidade ou não de indicação médica, mas a desobediência de parte da população que abusa da automedicação, um hábito comum a 77% dos brasileiros.
Para obter a receita, é preciso passar em consulta médica com um psiquiatra. O profissional vai conduzir uma entrevista roteirizada, que chamamos de anamnese, para coletar informações sobre seu histórico de saúde, estilo de vida, eventos marcantes, etc.
sertralina como funciona? Indicações e colaterais?
Qual remédio é igual sertralina?
A paroxetina dá mais sedação que a sertralina. Ambas são igualmente eficazes no tratamento do seu transtorno. Mas como cada molécula é peculiar, cada transtorno também. Então o médico tem que ter experiência em qual a molécula ideal para você.
Ao elevar a quantidade de serotonina disponível nos circuitos cerebrais, a sertralina ajuda a restaurar o equilíbrio químico do cérebro. Assim, o medicamento trabalha para melhorar o equilíbrio emocional, ajudando a reduzir os sintomas dos problemas para os quais é indicado.
Para retirar, basta o usuário ir até uma farmácia credenciada e apresentar a receita médica, documento de identidade e CPF. O reconhecimento do vínculo do beneficiário com o Bolsa Família é feito automaticamente pelo sistema, não sendo necessário fazer cadastro prévio.
Qualquer especialidade médica pode prescrever ao paciente o uso do antidepressivo – desde que diagnosticada a necessidade. Além do psiquiatra, o uso do medicamento pode ser indicado por cardiologista, geriatra, endocrinologista, neurologista, reumatologista, entre outros.
Como a pessoa se sente depois de tomar sertralina?
Náusea, uma certa queimação no estômago, dor de cabeça e boca seca estão entre os principais efeitos colaterais que ocorrem no começo do tratamento. Pode haver uma piora da ansiedade, e isso deve ser comunicado ao médico.
Sertralina pode frequentemente causar insônia ou sonolência nas primeiras semanas de uso, enquanto o seu organismo ainda não estiver adaptado e o balanceamento químico do cérebro não estiver totalmente equilibrado à substância.
É importante enfatizar que a interrupção de qualquer medicamento antidepressivo, como a sertralina, deve ser feita sob orientação médica, e não por conta própria.
A Melatonina proporciona um efeito hipnótico e sedativo, ajudando a promover a manutenção do sono. A dose aprovada e recomendada pela ANVISA é de 0,21 mg por dia para adultos maiores de 19 anos. Deve ser tomada por via oral, na forma de comprimido ou gotas, 1 a 2 horas antes de deitar.
O medicamento cloridrato de sertralina deve ser tomado por via oral, em dose única diária pela manhã ou à noite, com ou sem alimentos, preferencialmente no mesmo horário todos os dias. A dose máxima recomendada é de 200 mg/dia.
Alprazolam: de ação mais rápida e meia-vida mais curta, é indicado para crises agudas de ansiedade e transtorno de pânico; Clonazepam (Rivotril): além da ansiedade, é prescrito para distúrbios convulsivos.
Mas, um médico pode optar por substituir a sertralina pela clomipramina, em alguns casos, em função desta última ser mais potente e, assim, usado em casos mais resistentes.
Os efeitos colaterais mais comuns da sertralina são insônia, sonolência, tontura, dor de cabeça, náusea, vômito, diarreia, má digestão, alterações no apetite, pesadelos, tremor, zumbido no ouvido, dor nas articulações ou palpitações.
Assim, muitas vezes o tratamento é contínuo, assim como acontece com um paciente hipertenso ou diabético. Se o paciente tem uma boa resposta e adaptação com a sertralina, e necessita utilizar por mais tempo pelo risco de recaídas, não há nada que contraindique seu uso por tempo prolongado até o momento.
Um dos efeitos colaterais da Setralina é a sonolência e o cansaço. O período de adaptação dela é de quinze dias. É preciso conversar com o seu médico para ver o melhor horário para toma-la. Normalmente a sertralina é tomada pela manhã, e é comum a sonolência durante o dia no começo.
O que acontece se eu parar de tomar sertralina de uma vez?
A abstinência pode surgir entre 24 e 72 horas após a interrupção do tratamento, apresentando efeitos como ansiedade, insônia, irritabilidade, explosões de choro, distúrbios de humor e sonhos vívidos, além de sintomas neurológicos e motores como tonturas, vertigens, cefaleia, falta de coordenação motora, alterações de ...