O Palmeiras recebeu nesta sexta-feira(01), a ATA juramentada traduzida em português da FIFA, que reconhece a Copa Rio de 1951 como primeiro Campeonato Mundial de Clubes.
É verdade que a Fifa confirmou que o Palmeiras tem mundial?
A sexta-feira (1) foi de festa para o torcedor palmeirense. Isso porque o ex-ministro do esporte Aldo Rebelo recebeu um documento da Fifa que oficializa a Copa Rio de 1951 do Palmeiras como o primeiro campeonato mundial interclubes.
O Palmeiras será um dos representantes da CONMEBOL – e, claro, do Brasil – na primeiríssima edição do Mundial de Clubes da FIFA 25™. Vencedor da Copa Libertadores da América em 2021 e atual campeão brasileiro, o Verdão treinado por Abel Ferreira quer mais e terá a chance de mostrar sua grandeza no torneio global.
No momento, o Palmeiras se considera campeão Mundial de 1951 e foi quem iniciou esta luta para comprovar o título. Contudo, a polêmica se o Verdão realmente tem um campeonato mundial ou não, deve seguir por mais um tempo.
A Copa Rio de 1951 foi reconhecida como Mundial de Clubes em 2014. A Taça da Copa Rio de 1951 exposta na sala de troféus do Verdão, no Allianz Parque. O Palmeiras recebeu nesta sexta-feira(01), a ATA juramentada traduzida em português da FIFA, que reconhece a Copa Rio de 1951 como primeiro Campeonato Mundial de Clubes.
Desta vez, o que reacendeu o debate foi a tradução de um documento da Fifa, de 2014, em que a entidade supostamente reconhece o clube como campeão do mundo por ter vencido a Copa Rio, disputada em 1951.
Porque as pessoas falam que o Palmeiras não tem mundial?
Em março de 2007, o Palmeiras recebeu documento da Fifa, assinado pelo então secretário-geral, o suíço Urs Linsi, declarando o time como primeiro campeão mundial por ter vencido a Copa Rio em 1951. … Com medo dessa corrida pelos mundiais, a Fifa recuou, não fazendo o certificado para o Palmeiras pelo mundial de 51.
Quem foi o primeiro time brasileiro a ser campeão mundial?
A competição foi organizada pela Confederação Brasileira de Desportos, com auxílio e chancela da FIFA, e tinha este nome o troféu por ter sido oferecido pela prefeitura do Distrito Federal do Brasil (1891–1960). A FIFA declara que o Palmeiras é detentor do título da primeira competição mundial entre clubes da história.
O Palmeiras disputa em 2024 sua 9ª Libertadores seguida. Nas últimas quatro campanhas (a partir de 2020), chegou ao menos à semifinal, além de ganhar dois títulos (2020 e 2021). Para o Mundial de 2025, nenhum outro time do Brasil poderá se classificar via ranking.
Desde 2017, a Fifa reconhece os títulos da Copa Intercontinental como oficiais, considerando-a predecessora do atual torneio. Assim, as conquistas de Flamengo (1981), Grêmio (1983), Santos (1962 e 1963) e São Paulo (1992 e 1993) são oficialmente reconhecidas como mundiais.
Ganhar a Copa Libertadores e disputar o Mundial de Clubes é uma oportunidade que poucas equipes brasileiras puderam ter e, isso, não foi diferente com o Vasco da Gama, campeão sul-americano de 1998, mesmo sem levantar o troféu da competição.
Depois de ganhar em 1951, o Palmeiras teve outras oportunidades de disputar e festejar os torneios com a denominação de Mundial de Clubes. Perdeu todos eles. Já tem presença certa na edição de 2025, ao lado do Flamengo, e mais uma chance de se fazer campeão.
Em 22 de julho de 1951, o Palmeiras realizou um dos maiores feitos de sua gloriosa trajetória. Foi neste dia, diante da forte e estrelada Juventus-ITA, que o Verdão conquistou o Torneio Internacional de Clubes Campeões, consolidado no futebol como o primeiro campeonato mundial interclubes da história.
Em 22 de julho de 1951, o Palmeiras realizou um dos maiores feitos de sua gloriosa trajetória. Foi neste dia, diante da forte e estrelada Juventus de Turim, que o Verdão conquistou o Torneio Internacional de Clubes Campeões, consolidado no futebol como o primeiro campeonato mundial interclubes da história.
O que a Fifa diz sobre o mundial do Palmeiras 1951?
Palmeiras recebe ata da Fifa que reconhece a Copa Rio de 1951 como primeiro torneio mundial de clubes. O Palmeiras recebeu na noite da última sexta-feira a ata juramentada e traduzida da Fifa, que reconhece a Copa Rio de 1951 como o primeira competição mundial de clubes.
Foi a segunda e última edição do torneio. No Fluminense, o torneio é tratado abertamente como título mundial. Mas o clube ainda busca o reconhecimento da Fifa. Em 2021, enviou dossiê à entidade e à Conmebol, mas até aqui não há novidades.
A torcida do São Paulo teria colocado a seguinte faixa, o São Paulo futebol clube parabeniza. o Palmeiras pela. conquista do primeiro mundial interclubes. em mil, novecentos e cinquenta e um. Uma coisa é certa, o reconhecimento do rival vale muito mais do.
O Verdão venceu o primeiro jogo no Maracanã por 1 a 0, gol de Rodrigues, no dia 18 de julho. O segundo jogo, também no Maracanã, no dia 22 de julho, terminou empatado em 2 a 2, gols de Rodrigues e Liminha. Com esse resultado, o Alviverde tornou-se o primeiro campeão mundial de clubes da história.
Algumas polêmicas circulam sobre a competição internacional. Em 2000, a FIFA criou a "Copa do Mundo de Clubes", primeira competição internacional entre clubes realizada pela federação, na qual o Corinthians derrotou o Vasco na decisão, no Maracanã, e assegurou o seu primeiro troféu.