Foi pêgo ou pégo?
O professor Pasquale fala sobre as diferentes pronúncias de 'pego', particípio passado do verbo 'pegar'. Segundo ele, a grafia antiga previa acento circunflexo, favorecendo 'pêgo'; contudo, o acento caiu. Hoje, na linguagem oral, a pronúncia varia de região para região, e os dois modos são aceitos.Tinha pego é errado?
Sim! Etimologicamente, o particípio irregular “pego” não possui lógica. As formas verbais “secado” e “seco”, por exemplo, advêm do Latim “siccare” e “sicus” respectivamente. Para o verbo “pegar”, o Latim registra apenas “picare - pegado”, e nunca “picus - pego”.Qual é o correto: pego ou pegado?
Ele foi pego de surpresa ou Ele foi pegado de surpresa? Na tradição da língua, o particípio passado de pegar é pegado, não ocorrendo jamais a forma pego. Por analogia com verbos que têm duas formas de particípio passado, uma regular e outra irregular (como pagar: pagado e pago), criou-se a forma irregular pego.É pegar ou pega?
A forma pegapode ser [segunda pessoa singular do imperativo de pegar] , [terceira pessoa singular do presente do indicativo de pegar] , [nome feminino no português de Portugal / nome masculino no português do Brasil] , [nome feminino] ou [nome masculino] .PEGO ou PEGADO? Fácil de entender | Aula de Português para concursos, vestibulares, provas, ENEM
Quando posso usar a palavra pego?
Seja qual seja a pronúncia, observamos que pego,na frase acima, está associado ao verbo auxiliar ser: ele foi pego. É portanto particípio. Nada diverso de pago (foi pago), ganho (foi ganho) e gasto (foi gasto).É correto pegar?
Verbos como “pegar” e “imprimir” podem ser conjugados no particípio de duas formas: pela forma regular “pegado” e “imprimido” e pela forma irregular “pego” e “impresso”. Para muitos linguistas e estudiosos da área, não existe certo ou errado.O que é estar pegado?
estar muito pegado a uma pessoaSer muito da sua intimidade. Confrontar: pejado.
Vai ter chego ou chegado?
“Chego” ou “chegado”? A resposta é “chegado”. Afinal, não existe particípio irregular para o verbo “chegar”. Portanto, usar o vocábulo “chego” em locuções verbais formadas pelos verbos “ter” ou “haver”, como em “tinha chego”, só se justifica em linguagem coloquial.Tinha entregue ou entregado?
Entregado usa-se com os verbos auxiliares ter e haver e não varia em género e número: – Ninguém tinha entregado uma proposta. Entregue utiliza-se com os verbos auxiliares ser e estar : – A proposta está entregue.Tinha pego ou tinha pedido?
“Ele tinha PEGO (ou PEGADO) os documentos”. Isso significa, portanto, que, com os verbos SER e ESTAR, só podemos usar a forma irregular (PEGO); e, com os verbos TER e HAVER, podemos usar tanto a forma regular (PEGADO) quanto a irregular (PEGO).Foi pego ou foi pegado?
Reforço que deve ser observado o verbo auxiliar (como exposto mais acima): “A Polícia tinha pegado prova contra o traficante.” “Prova contra o traficante foi pega (é ou ê) pela Polícia.” Etimologicamente, o particípio irregular “pego” não possui lógica.Como usar o verbo pegar?
Expressões com o verbo "pegar"
- Embarcar, tomar (meios de transporte) - Ela pegou o ônibus às 10h.
- Adquirir (doença) - Peguei uma gripe, então fiquei em casa o dia inteiro. ...
- Segurar - A menina pegou sua bolsa.
- Buscar - Seu pai o pegou na escola.
- Capturar - O policial pegou o ladrão.