Os pontinhos pretos na visão, popularmente chamados de “moscas volantes”, são resultado do processo natural do envelhecimento. Essas manchas que enxergamos quando movemos nossos olhos ocorrem em uma parte do olho chamada vítreo e, na maioria dos casos, é uma condição benigna.
Na verdade, as moscas volantes são proteínas que se formam quando ocorre essa separação. Em determinados casos, além da separação do vítreo com a retina pode acontecer a ruptura retiniana. Ou seja, o paciente além de ver moscas volantes enxerga flashes.
Em geral, é uma condição benigna. “As moscas volantes costumam ficar mais evidentes quando se olha para a luz, ou para uma superfície branca, dando a impressão de ter pontos pretos flutuando dentro dos olhos. “Esses pontos pretinhos são na verdade coágulos do vítreo que se formam e ficam flutuando.
Milium são pequenos cistos ou pápulas de queratina amareladas ou esbranquiçadas na pele. Geralmente na região da face, no entorno dos olhos, bochechas, nariz, atrás da orelha, além de poder aparecer nas mãos, costas e no pescoço. A condição também é conhecida como milium sebáceo ou mília.
São raios que podem ser [vermelhos] pela coloração do fim da tarde, que é a radiação de onda longa [da luz solar], ou são raios que ocorrem normalmente no topo das nuvens e, pela presença dos elétrons de hidrogênio, adquirem essa cor avermelhada [os 'sprites']", disse a professora de climatologia Cristiana Duarte, do ...
O fungo branco nas plantas é chamado de oídio. Ele afeta as folhas e os caules das plantas, mas, em casos mais graves, pode atingir as flores e os frutos. Esse fungo tem o aspecto de um pó branco, como farinha.