Não vai dar para eu ir ou não vai dar para mim ir?

Tanto a expressão “para eu” quanto a “para mim” estão corretas, existem e podem ser utilizadas na língua portuguesa. Entretanto, deve-se usar cada uma em situações diferentes. “Para eu” deve ser usado quando se assume a função de sujeito e “para mim”, quando se assume função de objeto indireto.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.stoodi.com.br

Não vai dar pra eu ir ou para mim ir?

Resumo sobre “para mim” e “para eu”

“Para mim” apresenta o pronome pessoal do caso oblíquo “mim”, usado como objeto do verbo, ou seja, quando a 1ª pessoa sofre a ação do verbo. “Para eu” apresenta o pronome pessoal do caso reto “eu”, usado como sujeito do verbo, ou seja, quando a 1ª pessoa realiza a ação do verbo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em brasilescola.uol.com.br

Qual é o certo para mim ou para eu?

Utilizamos “para eu” quando a expressão assume a função de sujeito em uma oração. Já o “para mim”, deve ser empregado quando tem função de objeto indireto em uma oração.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blogdoead.com.br

É correto falar para mim ir?

“Para eu” ou “para mim”: qual a forma correta? Tanto a expressão “para eu” quanto a expressão “para mim” são corretas. Ambas são formas que existem na língua portuguesa, mas que são usadas em ocasiões diferentes de acordo com a construção do enunciado.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em mundoeducacao.uol.com.br

Não vai dar pra ir ou não vai dá pra ir?

As duas formas são aceitas, mas seus significados são distintos. Dá é a forma conjugada do verbo dar na terceira pessoa do singular do presente do indicativo ou segunda pessoa do singular do imperativo, enquanto dar é a forma do verbo no infinitivo. veja mais detalhes e exemplos de uso abaixo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em vestibulares.estrategia.com

Quando usar “para eu” e “para mim”? - Com Professor Noslen

É correto dizer vai ir?

Como sabemos, milhões de brasileiros, majoritariamente os de baixa escolaridade, dizem "vou ir", "vai ir" e "vamos ir" como forma de expressar uma ação futura que, na sua vertente culta, é realizada pelo futuro simples do verbo "ir": irei, irá, iremos e irão.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em gazetadopovo.com.br

Como usar dar ou dar?

Dar é o verbo no infinitivo, enquanto dá é a 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo. De resto, o que posso fazer para mostrar a diferença de utilização é dar-lhe exemplos de frases em que estejam inseridas uma ou outra forma. O João dá dinheiro aos filhos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ciberduvidas.iscte-iul.pt

Que nem eu ou a mim?

A diferença é que “eu” é um pronome pessoal do caso reto e “mim” é um pronome pessoal do caso oblíquo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portuguesdigital.com.br

Precisa de mim ou precisa de eu?

3) A regra fundamental nesse campo diz que o pronome eu é do caso reto, o que significa que serve para funcionar como sujeito. Enquanto isso, o pronome mim é do caso oblíquo, o que quer dizer que ele desempenha uma função sintática própria de um complemento (jamais de um sujeito).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em migalhas.com.br

Qual é o certo entre mim e você ou entre eu e você?

Vejamos a pergunta que dá título ao texto: Entre eu e você ou entre mim e você? Depois da explicação acima, constatamos que existe uma preposição: entre. Então, o correto é “Entre mim e você”, pois após a preposição usa-se pronome pessoal do caso oblíquo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em brasilescola.uol.com.br

É errado dizer eu vou ir?

Resposta: Deve-se evitar a todo custo a locução "eu vou ir". Não que esteja rigorosamente fora dos padrões gramaticais, pois é comum entre os brasileiros o uso do verbo ir como auxiliar do futuro [vamos ver, vou trabalhar, vão falar, por exemplo, em vez de veremos, trabalharei, falarão].
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em linguabrasil.com.br

Como se escreve não deu para mim ir?

Resposta verificada por especialistas. A escrita correta, isto é, conforme a norma-padrão da língua portuguesa, é "Não deu pra eu ir".
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em brainly.com.br

Pode mim ligar ou pode me ligar?

As duas formas estão corretas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.stoodi.com.br

E para mim ir ou para eu ir?

Tanto a expressão “para eu” quanto a “para mim” estão corretas, existem e podem ser utilizadas na língua portuguesa. Entretanto, deve-se usar cada uma em situações diferentes. “Para eu” deve ser usado quando se assume a função de sujeito e “para mim”, quando se assume função de objeto indireto.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.stoodi.com.br

É correto falar pra mim?

Pra mim ou para mim? Neste caso, a expressão é a mesma e ambas estão corretas na língua portuguesa, o que muda é que a palavra 'para' foi abreviada para 'pra'. O 'pra' deve ser usado apenas de forma informal em uma conversa, ou no whatsapp com amigos, por exemplo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em querobolsa.com.br

É correto falar que nem eu?

“Que nem” é uma expressão informal consagrada, de uso corrente tanto no Brasil quanto em Portugal, “equivalente à conjunção comparativa como”, nas palavras do gramático Domingos Paschoal Cegalla.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em veja.abril.com.br

Vai mim dar ou vai me dar?

Como em “Ele me obedece”, ou seja, quem obedece, obedece a alguém (me). Já o “mim” é um pronome oblíquo tônico com função de objeto indireto, por isso sempre será acompanhado de preposição. Como em “Isso foi feito para mim”. Tudo que é feito, é feito “para” alguém.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em beduka.com

Onde se usa o MIM?

O “me” é um pronome pessoal do caso oblíquo átono (aqueles que têm a pronúncia mais fraca e fechada), empregado como objeto direto ou indireto e a sua principal característica é que ele sempre estará acompanhado de um verbo, por exemplo: “Ela me ama” e “Você me falou”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em direcaoconcursos.com.br

É certo falar dar?

Quando usar "dá" ou "dar"? A forma verbal "dá" corresponde à 3ª pessoa do singular do presente do indicativo do verbo monossilábico "dar" (no infinitivo). Como na pronúncia dificilmente há a distinção, pois o "r" velar oclusivo final, normalmente, não é pronunciado em "dar", é natural que na escrita surja essa dúvida.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jornaldaparaiba.com.br

Não vai dá ou não vai dar?

Dá é usado para expressar a conjugação do verbo “dar” na 3ª pessoa do singular no tempo presente do indicativo. O pai dá doces aos filhos todos os dias. Dar é usado para expressar a forma infinitiva do verbo, ou seja, o nome do verbo sem conjugação.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em gramatika.com.br