O aipim, a cenoura e a beterraba, por sua vez, são exemplos de legumes classificados como raízes tuberosas. Neles, não há formação de brotos como ocorre no caule, pois a maioria das raízes comercializadas não possui gemas. Já as verduras são plantas herbáceas consumidas, usualmente, sem cozimento.
A mandioca é uma raiz, seu nome científico é Manihot esculenta Crantz. A parte leguminosa se desenvolve debaixo da terra, por isso ela é considerada um tubérculo. Seu caule e folhas podem atingir até cinco metros de altura.
Legumes são todos os frutos que não são frutas necessariamente. Ou seja, eles são salgados (ou não doces) ou possuem um sabor ainda melhor quando temperados. Como por exemplo o chuchu, a abóbora, abobrinha e berinjela, entre vários outros.
A mandioca, também conhecida como aipim, maniva, macaxeira, uaipi e castelinha, é uma planta de grande importância no que diz respeito à alimentação mundial, sendo o cultivo de maior importância depois do trigo, arroz, milho, batata e cevada.
Os legumes são vegetais que possuem frutos comestíveis; Esses podem ser desenvolvidos na parte exterior ou abaixo da terra, mesmo que apenas as folhas fique expostas. Podem ser consumidos de diversas formas: crus, cozidos, fritos, no vapor, entre outros.
Na saúde, a mandioca garante ação antioxidante e anti-inflamatória em todo o organismo. Além disso, o aipim e a macaxeira possuem alto teor de cálcio, magnésio, fósforo, potássio e vitamina C.
A gente te ajuda: Os legumes são os frutos, as raízes, os caules e os tubérculos das plantas, como: tomate, abóbora, berinjela. mandioca, cenoura, palmito e batata. Já as verduras são as folhas e flores das plantas, como: alface, couve, repolho, acelga, espinafre, brócolis e couve-flor.
Possui grande valor nutricional e diversas formas de consumo. A mandioca cozida contém cálcio, magnésio, fósforo, potássio e vitamina C. É uma rica fonte de calorias e carboidratos —o alimento in natura cozido possui 125 calorias e 30 g de carboidratos em 100 g.
Por conter vitamina C, vitamina A e carotenoides, compostos com potente ação antioxidante, a mandioca ajuda a fortalecer as células do sistema imunológico contra infecções, promovendo a prevenção de gripes, alergias e resfriados, por exemplo.
A mandioca recebe um nome em cada região brasileira. É por isso que você encontra por aí a macaxeira e o aipim, mas todos se referem ao mesmo alimento. Essa diversidade não está só no nome, mas também na identidade cultural que ela carrega e na sua utilidade culinária.
Não é difícil confundir a mandioca e o inhame na hora de fazer a feira. Ambos são tubérculos, ou seja, raízes com grande valor nutritivo. Porém, o inhame costuma ser mais arredondado e peludinho. Além das aparências, há diferença também em relação aos nutrientes.
As cultivares de mandioca têm ciclos que variam de 6 a 36 meses e, com base neles, são classificadas em: Precoces (ciclo de 10 a 14 meses); Semiprecoces (ciclo de 14 a 16 meses); Tardias (ciclo maior que 18 meses).
A diferença nutricional é porque no amarelo temos carotenos - substância com ação protetora da pele e das artérias, prevenindo o envelhecimento e as doenças cardiovasculares. Mas ambos tem uma propriedade que é ótima para nossas bactérias intestinais benéficas , o amido resistente.
A maçã é considerada um pseudofruto porque é dentro dela que está o fruto verdadeiro da macieira. Como assim? Quando você divide a maçã ao meio e vê onde ficam depositadas as sementes, essa é a parte considerada o fruto verdadeiro da macieira. A pera e o caju também são considerados pseudofrutos.
A abóbora é um legume muito versátil, podendo ser consumida em diferentes formas como em cozidos, refogados, sopas, puré, bolos, pudins e doces. As sementes podem ser torradas e consumidas como aperitivo, sendo além de saborosas, muito ricas em nutrientes , especialmente magnésio .
Esse legume é fonte de fibras, vitamina A, C, B6, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, sódio e potássio. Além disso, o quiabo é pouco calórico —há cerca de 22 kcal em 100 g do alimento cozido — também é rico em água e contém ainda uma pequena quantidade de proteína (1,8 g).