Muitos acreditam que sua principal função é produzir mel e produtos como própolis e cera, mas, na realidade, sua principal atividade reside na manutenção e no desenvolvimento da biodiversidade, além de serem essenciais para a produção de alimentos.
Além do mel, as abelhas produzem: - geleia real; - própolis; - cera; - apitoxina; - pólen. A geleia real é uma secreção das glândulas hipofaringeanas das abelhas jovens, que serve para nutrir a rainha e as outras abelhas em fase larval.
As abelhas se alimentam de água, mel ou néctar e pólen que coletam nas flores. Esses alimentos hidratam e fornecem energia, proteínas, vitaminas, sais minerais e gorduras.
As abelhas fazem parte do grupo de insetos voadores, pertencem à família Apoidea, junto a outras mais de 20 mil espécies. Além de serem responsáveis pela continuação de sua espécie, elas são muito úteis para os humanos, já que produzem uma série de produtos alimentícios, como mel, própolis e geleia real.
Como as ABELHAS fazem MEL? 🍯🐝 (Produção + Extração dos favos)
Qual a importância da abelha na vida humana?
Muitos acreditam que sua principal função é produzir mel e produtos como própolis e cera, mas, na realidade, sua principal atividade reside na manutenção e no desenvolvimento da biodiversidade, além de serem essenciais para a produção de alimentos.
O que aconteceria se as abelhas deixassem de existir?
Por isso, sua ausência pode acabar com espécies como café, maçãs, amêndoas, tomates, cacau, entre outros alimentos. Com o desaparecimento da espécie e, portanto, de algumas plantas, uma gama de herbívoros, como os insetos, coelhos e veados, também passariam fome e, por consequência, seriam extintos.
Se uma abelha chegar perto ou pousar em você, fique calmo e evite movimentos bruscos. Provavelmente ela se aproximou para investigar e vai se afastar quando perceber que você não tem alimento para fornecer. Lembre-se, abelha são herbívoras e saem da colmeia em busca de néctar e pólen, não para picar pessoas.
O mel, 25% mais doce que o açúcar de mesa, é essencialmente água (17-18%) e açúcar (75-80%, principalmente glicose e frutose). Mas mais de 150 substâncias minoritárias foram identificados em sua composição — e são estes os responsáveis pela maioria das propriedades biológicas e saudáveis atribuídas a ele.
O que muitas pessoas não sabem, entretanto, é que as abelhas dormem de cinco a oito horas por dia. É por esse motivo que, quando a noite chega, os insetos que trabalharam a tarde toda simplesmente entram em um estado de sono.
O tórax das abelhas é rico em pelos, que ajudam na fixação do pólen. No abdome das abelhas, encontra-se a maior parte dos órgãos, como a vesícula melífera, que garante a transformação do néctar em mel; glândulas cerígenas, que produzem a cera; estômago e intestino.
As abelhas rainhas põem 3 mil ovos num único dia. Uma abelha carrega o peso equivalente a 300 vezes o seu. Uma das primeiras bebidas da humanidade foi o mel fermentado. Não se deve colocar mel em vasilhas que guardam cheiros, pois o mel absorve os odores dos recipientes.
Atualmente, além do mel, podemos obter diversos produtos como o pólen apícola, o Pão de abelha, a Própolis, a geleia real, a apitoxina e a cera. Além da produção e comercialização de rainhas e em alguns casos de enxames e crias.
Além do mel temos própolis, pólen, geleia real, entre outros. O mel é um alimento doce e natural, produzido pelas abelhas, a partir do néctar que elas coletam das flores e o transformam neste líquido viscoso que conhecemos.
As abelhas utilizam a colmeia para abrigar sua progenitura, criá-las e estocar o mel. As abelhas domesticadas têm suas sociedades construídas em apiários. Uma colmeia geralmente possui 80 mil abelhas, cuja maioria são fêmeas (operárias).
Apicultores têm altos níveis de anticorpos (principalmente a imunoglobulina G) reagindo à principal antígeno do veneno de abelha, fosfolipase A2 (PLA).
Esse ingrediente delicioso é capaz de fortalecer nosso sistema imunológico, colaborar com a boa digestão, e até mesmo combater a prisão de ventre. Mas seus benefícios não param por aí: o mel é anti-séptico, diurético, antioxidante, calmante, e expectorante.
Entre os estudos analisados, 80% apontam resultados positivos do mel no tratamento e prevenção de mucosites orais oriundas dos tratamentos de neoplasias da cabeça e pescoço. Conclusão: o mel parece ser uma potencial alternativa no tratamento e prevenção da mucosite oral radioquimioinduzida em pacientes oncológicos.
Frutose é o açúcar encontrado nas frutas e também em alguns legumes e no mel. Assim como ocorre nos demais tipos de intolerância, ela se dá porque o sistema digestivo não consegue decompor essa substância e absorvê-la corretamente.
Para lidar com uma infestação de abelhas no quintal, plante diversas espécies que as repelam, como louro, jasmim, hortelã, menta e citronela. Com essas dicas muito simples de itens que você pode encontrar facilmente, você já sabe como acabar com percevejo, abelhas, formigas, muriçocas, etc.
A abelha carrega diversos significados dentro do cristianismo, como a representação do bem (produção do mel) e do mal (uso do ferrão). Da mesma forma, podem simbolizar Jesus Cristo pela doçura e misericórdia (associação ao mel) e à justiça (ferrão).
O que acontece com as abelhas quando a rainha morre?
Se uma rainha morre de repente, as operárias irão tentar criar uma "rainha de emergência" selecionando algumas células das quais a larva tenha acabado de sair e preenchem com geléia real. As operárias então, constroem uma célula especial (feita exclusivamente para abrigar a rainha) improvisada.
As abelhas são importantes polinizadoras e contribuem fortemente para a produção de boa parte de nossos alimentos. Portanto sua preservação é fundamental! São animais que estão ameaçadas de extinção [43].
1. Abelhas. Não é segredo que as abelhas são vitais para o planeta, e foram, inclusive, declaradas a espécie mais importante na Terra pela Royal Geographic Society, um instituto de geografia do Reino Unido. Como os principais polinizadores do mundo, elas são fundamentais no ciclo de vida de muitas espécies de plantas.