A ansiedade ativa o sistema simpático (sistema nervoso autônomo), que contrai a mucosa nasal, trazendo alteração na mucosa, desentupindo o nariz. Na fobia tal fenômeno também acontece só que entupido o nariz.
Os sintomas que você mencionou – falta de ar, sensação de pressão na cabeça, nariz entupido, sensação de derretimento e a necessidade de sair correndo para fora de casa – são comuns em crises de ansiedade e ataques de pânico.
Além disso, a ansiedade pode levar a hábitos prejudiciais à pele, como coçar, beliscar ou esfregar constantemente o rosto, o que pode piorar a condição da pele. Por outro lado, o estresse também pode acelerar o processo de envelhecimento da pele, contribuindo para o surgimento de rugas e flacidez.
Além disso, em uma crise de ansiedade, é comum que o paciente respire de forma mais rápida, o que acaba cansando os músculos respiratórios, que não conseguem relaxar e, assim, prendem parte do ar dentro do pulmão.
Nariz entupido, sensação de pressão na região do nariz, bochecha, testa e ao redor dos olhos, dores de cabeça, cansaço e febre são alguns dos sintomas da sinusite mais simples, a viral. Ela dura apenas alguns dias. Quando os sintomas começam a piorar, é sinal de sinusite bacteriana.
Congestão nasal designa nariz entupido, que acontece quando as cavidades nasais ficam repletas de fluído e muco, tornando-se inchadas e dificultando a respiração e a fala. Além de congestão nasal, pode haver coriza (corrimento nasal).
Nariz ardendo pode ser consequência de diversos fatores, como clima seco, sinusite, rinite, mudanças climáticas, gripe ou resfriado, desidratação, dentre outras. Todas são condições bastante comuns do nosso cotidiano.
Como saber se é ansiedade ou problema respiratório?
A falta de ar gerada nas crises de ansiedade (quando considerada um distúrbio psiquiátrico) é intermitente, aparecendo e desaparecendo ao longo de algumas horas. Além disso, ela surge de forma súbita e intensa. Ao mesmo tempo, costuma vir acompanhada de sintomas como insônia e alterações alimentares.
Quando a ansiedade atinge um nível que pode ser prejudicial?
Quando a ansiedade deixa de ser controlada e atinge níveis muito elevados, há o risco de que ela se torne uma doença preocupante: o distúrbio da ansiedade. Mesmo em situações rotineiras, indivíduos que sofrem com esses distúrbios estão sujeitos ao descontrole emocional e ao estresse excessivo.
A ansiedade também afeta o funcionamento regular do sistema digestório e excretor. Deste modo, dores de estômago, náusea, diarreia, constipação, azia e outros desconfortos podem se tornar corriqueiros. A longo prazo, a ansiedade também pode incentivar o surgimento da gastrite nervosa.
O formigamento no rosto pode ser causado por várias situações, como paralisia facial, ansiedade, enxaqueca, disfunção na ATM, infecção ou inflamação de nervos da face, como também após uma cirurgia dentária, por exemplo, podendo ser acompanhada de outros sintomas como dor de cabeça ou zumbido no ouvido.
As crises de ansiedade envolvem uma série de alterações do sistema nervoso autônomo, com ativação do sistema simpático. A ativação do sistema simpático tenderia a contrair os vasos da mucosa nasal e, portanto, a "desentupir" o nariz.
O termo cefaleia rinogência pode estar relacionado a qualquer doença nasossinusal, como as rinossinusites agudas ou agudizações de rinossinusites crônicas. Entretanto, esse termo refere-se também a cefaleias originadas de pontos em que ocorre contato mucoso entre estruturas do nariz(1,2).
Pode fazer o papel de gatilho ao desencadear outros transtornos, se não for controlada, causando o surgimento de enfermidades psicossomáticas, doenças que afetam a saúde física e mental. Gastrite, úlceras, colites, taquicardia, hipertensão, cefaleia e alergias são alguns exemplos de doenças causadas pela ansiedade.
O cansaço respiratório, ou falta de ar, é um sintoma comum que pode variar de leve a grave. Aqui estão alguns sinais que indicam cansaço respiratório: Respiração rápida e superficial: Respirar mais rápido do que o normal, mesmo em repouso, pode ser um sinal de dificuldade respiratória.
Pessoas que sentem falta de ar em repouso, dor torácica, palpitações, agitação, confusão, redução do nível de consciência, ou dificuldade para aspirar ou expirar o ar dos pulmões devem procurar um hospital imediatamente. Tais pessoas podem necessitar urgentemente de exames, tratamento e ocasionalmente, hospitalização.
Embora a ansiedade possa vir acompanhada de vários sintomas físicos, como aceleração dos batimentos cardíacos, e mesmo falta de ar, dor de garganta e tosse seca não fazem parte do quadro clássico. Todavia, sensação de aperto na garganta, ou mesmo uma “ bola” na garganta são frequentemente descritas.
Esse é um sintoma geralmente associado a rinite, sinusite, resfriados, gripe e covid-19, mas a melhor opção para confirmar qual é o seu caso é buscar orientação profissional. Apesar do desconforto do nariz congestionado, a recuperação costuma levar poucos dias e o nariz tende a desentupir-se sozinho.
O hemiespasmo facial é uma condição caracterizada por contrações involuntárias e intermitentes dos músculos de um lado da face (hemiface). Estas contrações são indolores e não intencionais, porém tendem a ter um aumento de frequência quando os pacientes estão sob estresse emocional ou ansiosos.