Formação humana e estímulo à criatividade A arte permite que os jovens expressem suas emoções e pensamentos de maneira criativa, o que promove o autoconhecimento e o desenvolvimento da identidade.
A arte é um verdadeiro motor de inovação, criatividade e transformação de comunidades. Enriquecem o seu patrimônio cultural e patrimonial, contribuem de diversas formas para o seu crescimento social e econômico e revitalizam todos os espaços onde se manifestam e expressam.
A arte visa proporcionar o processo de criação no indivíduo, levando-o a desenvolver sua criatividade e raciocínio, melhorar o seu potencial de pensamento e realização de atividades, de exposição e solução de problemas em situações sociais e cotidianas.
Através da realização de atividades artísticas ela desenvolve sentimento, auto estima, capacidade de representar o simbólico. A arte pode ir além de uma atividade prática e precisa ser compreendida como um processo que envolve sentimentos e emoções.
A arte é uma forma de expressão humana que permite a comunicação de ideias, emoções e visões de mundo. Ela é uma parte fundamental da cultura e da história da humanidade e tem a capacidade de influenciar e transformar a sociedade.
A arte ajuda a trabalhar os próprios sentimentos e também a nos tornar mais sensíveis às emoções dos outros, o que contribui para a nossa empatia. Ao desenvolver produções artísticas, o nosso olhar fica mais apurado para o que está ao nosso redor, para o significado de outras manifestações.
A arte é um importante meio de aliviar diversos problemas emocionais como o estresse, a ansiedade e a depressão. Até mesmo quem foi diagnosticado com alguma doença física pode encontrar refúgio nas linguagens artísticas para lidar com os sentimentos de medo e angústia.
As artes buscam mostrar algum tipo de beleza, porém, o que é considerado bonito para um artista pode não ser para outro. O que o faz imaginar sua obra é o jeito como percebe aquilo que o cerca, aquilo que o aflige, aquilo que gosta: é o que chamam “a percepção do artista”. Isso é muito pessoal.
Por meio da arte a humanidade expressa suas necessidades, crenças, desejos, sonhos. Todos têm uma história, que pode ser individual ou coletiva. As representações artísticas nos oferecem elementos que facilitam a compreensão da história dos povos em cada período. Palavras-chaves: arte; história; necessidade; educação.
Qual é o papel da arte na educação. O estudo artístico auxilia o aluno a desenvolver e a trabalhar várias características, como o foco e a concentração, a disciplina, a imaginação, o senso crítico, a criatividade, a resiliência, além de aumentar o repertório cultural e histórico do estudante.
De um modo geral, a arte proporciona às pessoas a possibilidade de desenvolver habilidades interculturais em todas as idades, combatendo, principalmente, os “pré-conceitos” que vivem na sociedade. Além disso, ela muda a forma como as pessoas interagem com o mundo, solucionam seus dilemas e enxergam outras culturas.
As artes são expressões individuais e coletivas que representam a cultura, visão e ideias de uma sociedade. Elas podem carregar, em si, conceitos de beleza, indignação social, representatividade de minorias, entre outras concepções defendidas por cada movimento ou artista.
A arte permite que os jovens expressem suas emoções e pensamentos de maneira criativa, o que promove o autoconhecimento e o desenvolvimento da identidade. Além disso, também encoraja a experimentação, incentiva a curiosidade e estimula a imaginação.
Simples assim. Ela traz mais sensibilidade, felicidade e acalento para a vida de muita gente que precisa, que sofre e que vê na arte uma verdadeira forma de alívio para as dores do cotidiano. Mas além disso, a arte pode mudar a vida de alguém com uma revolução completa, impedindo desgraças pessoais e até mesmo vícios.
A arte é o meio que os homens têm ao seu dispor para discutir e comentar a realidade, pois o objetivo do artista é criar uma obra que consiga estimular o espectador a refletir sobre aspectos da realidade enquanto estimula os sentidos esteticamente.
Elas também adquirem o equilíbrio, a coordenação e o controle necessário para seu desenvolvimento evolutivo. Além dessas habilidades físicas, a expressão das crianças através do corpo e do movimento contribui com o desenvolvimento de sua inteligência emocional, assim como aspectos sociais e criativos.
A arte é um meio criativo de expressão de sentimentos e emoções. Este poder simbólico e comunicativo faz dela um importante instrumento de aprendizagem, podendo ser usado em todas as etapas da vida.
A arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras.
A Arte sensibiliza as pessoas, despertando-as para os significados e para a riqueza das relações que constituem sua trajetória como indivíduos. No universo da Cultura — repleto de valores, símbolos e potencialidades —, também se opera esse resgate de elementos significativos para a vida do sujeito.
A expressão artística deve ser estimulada em todas as fases da vida, mas principalmente na infância é que passamos a ter a consciência do que nos rodeia e possibilidade da nossa interação com o mundo e com o outro.
Cabe, portanto, à arte, em suas várias manifestações, fornecer os subsídios indispensáveis para a compreensão da realidade em suas camadas mais profundas e articuladas. Trata-se, com efeito, de um tipo de conhecimento que reflete a realidade.
A arte, em geral, é um trabalho de conexão com a alma, com o mundo e com aqueles que estão a sua volta. Ela estabelece uma troca de energia, de expressões, de sentimentos e sensações. É por meio dessa troca que conseguimos compreender o valor do outro e o que realmente consideramos importante em nossas vidas.
Na verdade, a arte transforma a forma de imaginar e de entender o mundo. É uma forma de um indivíduo expressar as suas emoções, história e cultura por meio de valores estéticos, como beleza, harmonia e equilíbrio.
A arte transforma o ser humano, principalmente em sua forma de comunicação, tanto consigo mesmo quanto com as pessoas e o mundo ao seu redor. Como resultado, as pessoas que entram em contato com essas manifestações e adicionam esse universo em sua vida, presenciam mudanças de hábitos e comportamentos.