A aeronave tem 72 metros de comprimento e usa 20% menos querosene em comparação com as aeronaves menores atualmente em uso. É utilizado por companhias aéreas internacionais como Delta Airlines, Qatar Airways, Korean Air, Air France e British Airways.
Atualmente, o Antonov Ruslan é utilizado principalmente para transportar maquinaria e produtos de mineração. No entanto, foi originalmente projetado para o transporte de tanques, tropas, lançadores de mísseis e outros materiais militares.
A maioria das aeronaves comerciais é aprovada para voar a um máximo de cerca de 42 mil pés, o chamado "teto de serviço" que explicamos acima. Por exemplo, para o Airbus A380, o maior avião de passageiros do mundo, com quatro motores e dois andares, o teto de serviço é de 43 mil pés.
Por que os pilotos anunciam 'tripulação, 10 mil pés' durante os voos? Quem costuma voar já deve ter ouvido o aviso "tripulação, 10 mil pés" no sistema de som do avião. Essa mensagem, geralmente, é ouvida quando a aeronave passa por essa marca, de cerca de 3.050 metros de altura, e é fundamental para a segurança do voo.
Com o fim da produção dos gigantes Airbus A380 e Boeing 747, o maior avião do mundo em produção nos próximos anos será o 777-9, o primeiro modelo da nova geração 777X. Trata-se do maior avião bimotor de todos os tempos, projetado para transportar mais de 400 passageiros em voos ultra longos.
O avião Concorde, da British Airways, conhecido como o avião comercial mais rápido do mundo, está a fazer uma viagem rara – a flutuar pelo Rio Hudson, em Nova Iorque.
Mas existe também um outro aviso que é feito da cabine dos pilotos, "tripulação, 10 mil pés", que talvez você tenha se perguntado o que significa. Resumindo, trata-se do momento que exige maior atenção por parte de toda a equipe a bordo.
A média salarial do cargo de Piloto (Brasil) é de R$ 11.604 por mês. A remuneração variável do cargo de Piloto nessa localização (Brasil) é de R$ 2.204, variando entre R$ 1.188 e R$ 7.375.
Nos turboélices maiores, como o ATR 72-600, a cabine de passageiros é pressurizada e, assim, o avião chega aos 20 mil pés (6.096 metros). Os jatos comerciais, como os fabricados pela Airbus, Boeing e Embraer, vão bem mais alto e podem atingir 40 mil pés (12.192 metros) de altitude.
O ranking dos mais luxuosos aviões é liderado por Alisher Umanov, um magnata russo de 69 anos cuja fortuna estimada é de 19,5 bilhões de dólares. Sua aeronave é um Airbus A340-300 no valor de US$ 400 milhões.
Com um peso máximo de decolagem de 640 toneladas, o An-225 detinha vários recordes, incluindo a aeronave mais pesada já construída e a maior envergadura de qualquer aeronave em serviço operacional.
Entretanto, o avião de passageiros que possui a maior altura de voo é o jato supersônico, popularmente conhecido como Concorde. Esse tipo de avião pode chegar a quase 20 mil metros de altura ou 60 mil pés.
O que restou do Antonov An-225 “Mriya”, está sendo completamente desmontado por técnicos da empresa estatal. O gigante foi seriamente danificado por militares russos em fevereiro de 2022, durante os combates para a tomada do Aeroporto de Gostomel, na Ucrânia.
Numa análise recente, a Airline Ratings identificou uma lista de aeronaves que podem ser consideradas as mais seguras para voar, nunca tendo sofrido nenhum acidente com vítimas mortais. Entre elas estão os Boeing 787 e 777-300ER e os Airbus A220, A320neo e A380.
Três engenheiros aeroespaciais da Boeing quebraram o recorde de voo mais distante feito por um avião de papel. A mini aeronave feita com uma folha A4 voou 88 metros, quase o comprimento de um campo de futebol americano. O recorde anterior era de 77 metros, alcançado em abril de 2022 por um trio na Coreia do Sul.
Pistas de pelo menos 1800m de comprimento são adequadas para aeronaves de peso abaixo de 90 toneladas, enquanto que aeronaves maiores precisam de pelo menos 2400m de comprimento. Em maiores altitudes e temperaturas esses comprimentos devem ser maiores.
Testes mais recentes e menos perigosos foram capazes de descobrir a exata temperatura máxima que podemos aguentar: 127ºC, por 20 minutos. Na verdade, o suor é o grande responsável por suportarmos altas temperaturas.