Geralmente, as baratas podem transmitir doenças de várias maneiras. No entanto, os mais comuns são três: fezes de baratas ou seus excrementos, saliva ou vômito e por contato físico. Na maioria dos casos, a transmissão da doença ocorre pelo contato com elementos contaminados pelas baratas.
“Elas estão nos arbustos, fazendo um trabalho muito importante, o de quebrar materiais orgânicos como folhas e madeiras podres” afirma a especialista para a emissora australiana ABC. Além disso, elas fazem um tipo de adubo natural. Isto pois elas consomem matéria orgânica e devolvem ao solo.
Como a barata transita por muitos locais contaminados, ela acaba carregando nas patas e no abdômen bactérias como a Salmonella e a Shigella. Quando elas passam por objetos como talheres, louças e até alimentos que possam ficar infectados, os seres humanos acabam contraindo esses patógenos pela via oral.
De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), a barata-germânica é um conhecido vetor de doenças, incluindo: Salmonelose – O envenenamento alimentar por salmonella causa diarreia, febre e cólicas abdominais dentro de 12 a 72 horas.
Uma das espécies de baratas mais comuns e temidas é a da barata francesinha. Seu nome científico é Blattella germanica. Essa espécie é encontrada facilmente em restaurantes. É um perigo para a contaminação da comida e transmissão de doenças.
17 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE AS BARATAS!!
O que a barata faz quando a gente dorme?
Elas podem passear pela sua boca enquanto você dorme.
As baratas têm o hábito de roer os lábios das pessoas enquanto elas dormem para colher restos de alimentos. O hábito em si já causa embrulho no estômago, acrescente ainda o fato de que as baratas podem transmitir várias doenças.
A mordida de barata pode ser uma ameaça mais séria do que se imagina. Embora muitas pessoas desconheçam essa capacidade dos insetos, ela pode resultar em complicações graves para a saúde, incluindo a transmissão de doenças perigosas.
Ao esmagar uma barata, liberamos uma grande quantidade de bactérias, fungos, vírus e outros microrganismos presentes no inseto. Existem estudos que associam essa prática a doenças como tuberculose, poliomielite, febre tifoide, conjuntivite, pneumonia, hepatite A e até hanseníase”, conta.
As baratas em seu corpo apontam que algum traço da sua personalidade que deve ser melhorado para que posteriormente você consiga dar um avanço, principalmente na área profissional.
O cheiro do louro vai espantar baratas e você pode trocar as folhas de duas em duas semanas. Essência de Alecrim: Pingue duas gotinhas de essência de alecrim em chumaços de algodão e espalhe-os pela casa, o cheiro também espantar baratas.
Um estudo recente concluiu que uma única barata pode ter mais de 250 milhões de bactérias, então imagine só o quanto elas podem transmitir doenças com um único contato! Pior ainda se elas estão sempre nos quartos e podem andar pelos lençóis, travesseiros e contaminar as pessoas sem nem precisar tocar nelas.
As baratas urbanas vivem próximas dos seres humanos por três motivos: água, alimento e abrigo, esclarece o especialista em estudos com baratas urbanas, Neliton Silva, professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
As baratas são insetos muito diversos e abundantes e, por serem onívoras, ou seja, por comerem de tudo, têm papel vital como decompositoras de restos orgânicos. Além disso, elas fazem parte da dieta de muitos outros animais, como aves, aranhas, lacraias e escorpiões.
"A barata não é atraída por você, com certeza. Ela se assusta tanto com a gente quanto a gente se assusta com ela", garante Paulo. "Elas não gostam de luz, são bem noturnas. Então, vão estar sempre se escondendo da luz e procurando uma sombra, e nisso podem se chocar com a gente."
Dessa maneira, se entrarmos em contato físico com uma barata, podemos receber os vírus e bactérias que vêm com ela. Em resumo, as baratas são insetos que podem espalhar doenças para as pessoas. É por isso que você deve prestar atenção especial em casa se vir uma barata.
Espalhe folhas de louro nos lugares onde as baratas aparecem — principalmente em locais escuros, úmidos e quentes. O cheiro da folha de louro repele as baratas. Como usar: utilize folhas inteiras ou trituradas, colocadas sobre um papel.
O melhor modo de manter baratas longe de casa é evitar os fatores que as atraem – o que os especialistas chamam de "quatro As": água, alimento, abrigo e acesso.
O que significa quando uma barata entra no seu quarto?
A presença desses insetos é um indicativo de desequilíbrio ambiental. Esse cenário pode decorrer do excesso de lixo, problemas de saneamento, falta de tratamento de esgoto, entre outros.
As baratas domésticas são responsáveis pela transmissão de várias doenças, principalmente gastroenterites, carreando vários agentes patogênicos através de seu corpo, patas e fezes, pelos locais por onde passam. São, por isso, consideradas vetores mecânicos. As medidas preventivas baseiam-se no controle ambiental.
Ou seja, ela é um incrível vetor de doenças. Assim, baratas contaminam nossos alimentos, utensílios e outras superfícies onde transitam. Transmitem doenças como febre tifoide, pneumonia, conjuntivite, hepatite A e até lepra. Ainda causam problemas respiratórios e alérgicos, como crises de asma e irritações na pele.
Baratas mordem pessoas? Sim, inclusive, a força da mordida delas equivale a 50 vezes seu peso corporal. Portanto, é bastante dolorosa, podendo o machucado evoluir até para infecção e demandar o uso de antibióticos.
Nesse caso, o que ocorre é a famosa contaminação cruzada. É por isso que matar baratas pelo método de esmagamento com chinelo, definitivamente, não é uma boa solução. Primeiro porque o resultado não é agradável aos olhos e segundo porque isso pode ser um portal para problemas de saúde.
Asma: as fezes e exoesqueletos de baratas contêm alérgenos que podem desencadear crises de asma em pessoas suscetíveis. Outras doenças: baratas também foram associadas à transmissão de outras doenças, incluindo cólera, disenteria, listeriose e infecções fúngicas.
As pomadas para picada de inseto, como a pomada com maleato de dexclorfeniramina ou a pomada de dexametasona, possuem ação antialérgica, anti-inflamatória, calmante ou protetora da pele, que ajudam a aliviar a coceira, vermelhidão ou inchaço da pele causada pela picada de insetos.
As baratas emitem um cheiro característico muito parecido com farinha estragada e mofo. Esse odor vem do próprio corpo e da sua urina. Sim… baratas urinam por onde passam .