Ou qual a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma dracma, não acende a candeia, e varre a casa, e busca com diligência até a achar? E, achando-a, convoca as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque já achei a dracma perdida.
o termo 'dracma' designa uma moeda grega que equivale ao denário romano, que era equivalente a um dia de salário de um trabalhador agrícola, e que quando se considera que aquela mulher tinha somente dez moedas, tratava-se de uma perda significativa; a alegria "diante dos anjos de Deus" é a alegria do próprio Deus.
O euro não começou a circular antes de 2002 mas foi fixado em 19 de junho de 2000, com a introdução legal do euro a partir de janeiro de 2002. O dracma era a mais antiga moeda ainda em circulação no mundo, até ser substituída pelo euro.
O preço de Drachma hoje é US$0.000000000013, com um volume de negociações nas últimas 24 horas de $N/A. O valor de DRA variou +0.00% nas últimas 24 horas.
Ou qual a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma dracma, não acende a candeia, e varre a casa, e busca com diligência até a achar? E, achando-a, convoca as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque já achei a dracma perdida.
O SIGNIFICADO DA PARÁBOLA DA DRACMA PERDIDA - ESTUDO E EXPLICAÇÃO
Qual o valor sentimental da dracma perdida?
Além do valor da moeda em si, também tinha um valor sentimental equivalente ao de um anel de casamento. O que aprendemos com isso: Aquela mulher perdeu 1 moeda e não se contentou com isso, de forma diligente, ela procurou até encontrar.
Qual a diferença entre a ovelha perdida, a dracma perdida e o filho pródigo?
A ovelha perdida sim estava desprotegida. É Palavra pura, imutável. A ovelha estava perdida no sentido de estar desorientada; o filho pródigo se perdeu, no sentido de sair de casa e se perder no myndo.
Quando ela percebeu a falta da dracma, sentiu uma profunda tristeza que a levou a tomar algumas atitudes: ela acendeu a candeia (iluminou o ambiente), varreu a casa (tirou os móveis do lugar e limpou o ambiente) e buscou com diligência (procurou insistentemente).
A parábola da dracma perdida faz parte do conjunto de parábolas que Jesus contou em Lucas 15 para ilustrar o amor de Deus pelos pecadores. Nas três parábolas, Deus busca o que estava perdido, encontra o que estava perdido e celebra com efusiva alegria a recuperação do que estava perdido.
O que significa a parábola da ovelha e da dracma perdida?
As duas parábolas falam do ministério de Jesus junto aos "pequenos" e acentua que o divino Mestre não quer que nenhum deles se perca. Acolher ou escandalizar um único deles tem importância aos olhos do Pai. Ele é a fonte do amor salvador e conhece cada um "por seu nome" próprio, insubstituível.
A ovelha perdida ou a moeda perdida representam o ser humano perdido. Tal como na analogia do Bom Pastor, Jesus é o pastor, identificando-se com a imagem de Deus como um pastor em busca de ovelhas perdidas em Ezequiel 34:11–16.
Dracma: A dracma foi uma unidade monetária amplamente utilizada em várias culturas antigas, incluindo a Grécia, Pérsia e Macedônia. Seu peso era cerca de 4,3 gramas de prata.
Não foram os romanos, porém, que inventaram a moeda. Eles apenas assimilaram, com algum atraso, uma prática comum na Grécia Antiga, que tinha desde 575 a.C. sua própria moeda -a primeira versão do dracma que começa a desaparecer amanhã e sai de circulação em 28 de fevereiro.
O estáter ou tretrobol (Τετρώβολον) tinha um valor equivalente a 3 dracmas. O estáter cunhado em na cidade de Corinto tinha em torno de 8,6 gramas e equivalia a 3 moedas de dracmas de 2,9 gramas, mas frequentemente era relacionado a dracma de prata de Athenas, pesando 8,6 gramas.