O que a Bíblia diz sobre pais que xingam os filhos?
Efésios (6:4) é direto e objetivo: “Pais, não tratem os seus filhos de um jeito que faça com que eles fiquem irritados. Pelo contrário, vocês devem criá-los com a disciplina e os ensinamentos cristãos”.
Crescer com pais tóxicos pode trazer sérias consequências para a saúde mental e emocional dos filhos, como baixa autoestima, ansiedade, depressão, insegurança, medo, culpa, raiva, dificuldade de relacionamento, entre outras.
O que a Bíblia diz sobre os pais que maltratam os filhos?
Há outras traduções toscas. Uma bastante comum: A bíblia diz que os pais devem dar vara nos filhos. A tradução está equivocada! "E vós, pais, não provoqueis a ira dos vossos filhos, mas educai-os de acordo com a disciplina e o conselho do Senhor".
Os maus pais, diz São João Crisóstomo, são “piores que os assassinos de seus próprios filhos”, pois, enquanto estes “separam a alma do corpo, aqueles lançam-lhes corpo e alma no fogo do Inferno”. Saibamos que Deus não suportará de boa mente a negligência com que são tratados aqueles por quem tanto se preocupa.
O que significa não provocar a ira dos filhos segundo a Bíblia?
O texto bíblico nos adverte para o fato de que podemos, com nossas palavras ou ações, provocar nossos filhos de tal maneira a ponto deles se tornarem atormentados, irritadiços e enfurecidos.
Eu vim para pôr os filhos contra os pais, as filhas contra as mães e as noras contra as sogras. E assim os piores inimigos de uma pessoa serão os seus próprios parentes.
O que a Bíblia diz sobre autoridade dos pais sobre os filhos?
Os pais são responsáveis perante o Senhor pelo modo como educam e orientam seus filhos, pois “Eis que os filhos são herança do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão. Como flechas na mão de um homem valoroso, assim são os filhos da mocidade.
4 E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor. 26 O que aflige o seu pai, ou manda embora sua mãe, é filho que traz vergonha e desonra.
O que acontece quando os pais maltratam os filhos?
Ação de Guarda Compartilhada ou Unilateral: O genitor vítima pode ingressar com ação judicial para solicitar a guarda da criança, seja compartilhada com o outro genitor ou unilateralmente, caso os maus-tratos sejam graves e ameacem o bem-estar da criança.
Desde 2010, a Lei 12.318 prevê sanções aos pais e mães que promovam ou induzam criança ou adolescente a repudiar um dos genitores, prejudicando os vínculos mantidos entre eles e os filhos. Essa prática é chamada de alienação parental.
Não repreenda ou olhe para a criança. Finja, realmente, que não escutou. Com frequência, as crianças falam palavrão para chamar a atenção dos pais. Se perceberem que esse tipo de comportamento não rende a atenção desejada, perderão o interesse por ele.
É importante lembrar que cada membro da família é um filho de Deus. Os pais devem tratar os filhos com amor e respeito, sendo firmes, mas bondosos com eles. Os pais devem entender que algumas vezes as crianças fazem escolhas erradas, mesmo depois de haverem sido ensinadas acerca da verdade.
“Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.” (Êxodo 20:12.) Nesta manhã quero falar-vos sobre honrar os pais e os idosos. O mandamento de honrar os pais está presente em todos os aspectos do evangelho. Ele é inerente à nossa relação com Deus, o Pai.
Por exemplo, as vítimas de contínuo abuso verbal, físico ou sexual em geral têm dificuldade para respeitar o pai, que é culpado disso. Deus não exige, no quinto mandamento, que os filhos desse tipo de pai continuem a submeter-se a eles ou a seus maus-tratos. Ainda assim, devemos respeitar os nossos antepassados.
Com humildade, reconheça que eles têm suas próprias questões, e respeite-os por isso. Ao reconhecer e honrar nossos pais, abraçando tudo que herdamos de suas vivências, seja dor ou alegria, tornamo-nos capazes de fazer escolhas conscientes.
O que a Bíblia fala sobre filho que não respeita pai e mãe?
― Se um homem tiver um filho obstinado e rebelde que não obedece ao seu pai nem à sua mãe e não os escuta quando o disciplinam, o pai e a mãe o levarão aos líderes da comunidade, à porta da cidade, e dirão aos líderes: “Este nosso filho é obstinado e rebelde. Não nos obedece! É glutão e vive bêbado”.
Se alguém tiver um filho contumaz e rebelde, que não obedece à voz de seu pai e à de sua mãe e, ainda castigado, não lhes dá ouvidos, seu pai e sua mãe o pegarão, e o levarão aos anciãos da cidade, à sua porta, e lhes dirão: Este nosso filho é rebelde e contumaz, não dá ouvidos à nossa voz, é dissoluto e beberrão.