Mateus 6:19-21 NBV-P Guardem, sim, tesouros preciosos no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem roubam! Pois onde estiverem as suas riquezas, lá estará também o seu coração.
Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam. Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam, nem roubam.
“Esses insetos gostam de lugares escuros e úmidos, onde podem se esconder e se alimentar. Possuem a capacidade de digerir a celulose, e por isso podem comer qualquer objeto que tenha papel”, detalha.
O biólogo Hugo Bascunan explica que as traças geralmente aparecem em ambientes com alguma umidade e sujeira, pois procuram locais para se reproduzir. Por isso, é comum encontrá-las dentro de armários, guarda-roupas e gavetas, nas frestas de pisos e rodapés e também em paredes e cantos da casa.
Traça é um nome genérico para duas ordens distintas de animais: Thysanura e Lepidoptera. Resumidamente, a ordem Thysanura inclui a traça-dos-livros. Sua metamorfose não é completa, então as ninfas (bebês) acabam sendo bem similares aos insetos adultos.
19 Melhor é morar numa terra deserta do que com a mulher contenciosa e irascível. 20 Tesouro desejável e azeite há na casa do sábio, mas o homem insensato os devora. 21 O que segue a justiça e a benevolência achará a vida, a justiça e a honra. 22 À cidade dos fortes sobe o sábio, e derruba a força da sua confiança.
11 A riqueza de procedência vã diminuirá, mas quem a ajunta com trabalho a aumentará. 12 A esperança adiada enfraquece o coração, mas o desejo realizado é árvore de vida. 13 O que despreza a palavra perecerá, mas o que teme o mandamento será galardoado.
— Não acumulem tesouros sobre a terra, onde as traças e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntem tesouros no céu, onde as traças e a ferrugem não corroem, e onde ladrões não escavam, nem roubam. Porque, onde estiver o seu tesouro, aí estará também o seu coração.
Os bichos podem ser carregados para dentro de casa porque vieram num objeto, como uma camisa, um pacote de cereal ou um livro antigo. Outra explicação está no ar: as mariposas aproveitam uma janela aberta e voam para dentro. Basta colocar alguns ovos e pronto, a prole se dissemina!
A traça das roupas nada mais é do que uma mariposa. Formam casulo enquanto se alimentam, podendo ficar na parte interna dele. Os insetos voam pouco e não são atraídos pela luz. Quando as traças estão prontas para a fase de pupa, elas procuram buracos ou frestas para se abrigar.
As traças se alimentam das plantas e das roupas de sua casa. Isso significa que alguém está se alimentando de suas energias. Então, cuide de sua energia, não permita isso.
O mais importante é que a traça não transmite doenças para o homem, e é possível eliminá-la rapidamente, basta apenas seguir algumas orientações. Os sachês de ervas são ótimos para acabar com as traças dentro dos armários, pois possuem um aroma que afasta esses insetos.
Com a alta oferta de alimentos (de papéis a restos de pele e cabelos) e de ambientes úmidos e escuros em nossas casas. Essas são as condições ideais para o aparecimento das traças, que entram por janelas, portas e, em muitos casos, por objetos carregados para dentro do lar.
19 E a todo homem, a quem Deus deu riquezas e bens, e lhe deu poder para comer deles, e tomar a sua porção, e desfrutar do seu trabalho, isso é dom de Deus. 20 Porque não se lembrará muito dos dias da sua vida, porquanto Deus lhe responde com alegria do seu coração.
5 Seja a vossa vida sem avareza, contentando-vos com o presente; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei. 6 De maneira que com confiança ousemos dizer: O Senhor é o meu ajudador, e não temerei o que o homem me possa fazer.
17 Retira o teu pé da casa do teu próximo, para que não se enfade de ti, e te odeie. 18 Malho, e espada, e flecha aguda é o homem que diz falso testemunho contra o seu próximo. 19 Como dente quebrado, e pé desconjuntado, é a confiança no desleal, no tempo da angústia.
Porém, qualquer roupa que não tenha sido bem lavada e tenha resíduos corporais impregnados (como escamas da pele, suor, urina, pelos), se tornam alvos das traças. Os dois tipos de traça gostam muito de locais escuros e úmidos. É por isso que é muito comum encontrá-las em livros, armários, frestas, gavetas e documentos.
Diferentes insetos são popularmente chamados de traças. Elas surgem, principalmente, nos períodos de chuva e algumas comem papel, outras roupas; entenda. As traças são insetos que podem se alimentar de diversos materiais com fontes de proteína como cereais, grãos, rações de pet, papel, cola dos livros e papelão.
Lugares escuros e úmidos são os preferidos das traças. Portanto, faça o ar circular e deixe o sol entrar abrindo portas e janelas com frequência. Além de ser um hábito saudável, isso evitará o aparecimento desses bichinhos. Evite também o mofo, que aparece em lugares úmidos, impermeabilizando paredes e tetos.