A Bíblia fala sobre a água de muitas maneiras diferentes – como um símbolo de destruição (Gênesis 6–9), um símbolo de limpeza (ex. Êxodo 30:18), um símbolo de benção (Jeremias 17:8) e como um símbolo de necessidade espiritual (Salmo 42).
Jesus respondeu: «Todo o que beber desta água, terá sede de novo; mas quem beber da água que eu darei, nunca mais terá sede. (...) “A mulher disse então a Jesus: «dá-me dessa água, para que eu não tenha mais sede»” (Jo 4,10-15).
Por outro lado, sem água, não há vida. Ela constituiu de 70% a 75% do nosso corpo, e não sobrevivemos a mais do que três dias sem ela. Nesse sentido, “as numerosas referências bíblicas à água são símbolo e manifestação do poder de Deus.
Provérbios 30:1-3 Bíblia Sagrada, Nova Versão Transformadora (NVT) Os ditados de Agur, filho de Jaque, contêm esta mensagem: Estou cansado, ó Deus; estou cansado e exausto, ó Deus. Sou o mais tolo dos homens; não tenho discernimento. Não aprendi a sabedoria humana, nem tenho conhecimento do Santo.
A água é símbolo da vida, cuja conservação e crescimento dependem de Deus; através da ação divina e da colaboração humana, torna-se fecunda em boas obras.
Descomplica Ep. 20 - O que a água na bíblia representa.
O que a água representa no mundo espiritual?
A água é descrita como Purificadora e por isso assume um papel tão importante nos rituais das mais diversas religiões em todos os tempos e lugares. Acredita-se que ela tem o poder de lavar os pecados e nos prepara para entrarmos em contato com a divindade.
Além do valor utilitarista e de sobrevivência da vida humana sobre a terra, a água apresenta um valor simbólico-religioso em todas as culturas, desde as mais antigas até as modernas, significando vida, purificação, inclusive no sentido moral.
A Bíblia fala sobre a água de muitas maneiras diferentes – como um símbolo de destruição (Gênesis 6–9), um símbolo de limpeza (ex. Êxodo 30:18), um símbolo de benção (Jeremias 17:8) e como um símbolo de necessidade espiritual (Salmo 42).
No cristianismo, o termo Água da Vida é utilizado no contexto de água viva, especificamente nas passagens do Apocalipse (Apocalipse 21:6 e Apocalipse 22:1), assim como no Evangelho de João. Nelas, o termo "Água da Vida" se refere ao Espírito Santo .
No Cristianismo a água é utilizada no batismo para fazer o renascimento da pessoa, para se purificar dos pecados e ter uma vida nova. No catolicismo: Tem-se a água benta que é considerado como uma espécie de medicação espiritual.
A água viva é o evangelho de Jesus Cristo. “A fonte de águas vivas (…) era um símbolo do amor de Deus” (1 Néfi 11:25). A água viva pode nos proporcionar “vida eterna” (João 4:14; D&C 63:23).
Segundo a Bíblia, onde existe água, há alegria, crescimento e fertilidade. Dois terços da terra são compostos de água. Jesus Cristo foi expressivo no seu ministério, quando em diversas passagens operou por meio no mar, nos rios e perto das praias, inclusive caminhou sobre as águas.
14 Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.
Jesus estava cansado, por isso descansou junto à fonte. Uma mulher samaritana veio pegar água e Jesus pediu-lhe que Lhe desse um pouco. Como os judeus não falavam com os samaritanos, a mulher ficou surpresa.
Jesus respondeu: — Quem beber desta água voltará a ter sede, mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna.
Qual o significado da palavra água Segundo a Bíblia?
A água na teologia bíblica tem dois aspectos que parecem contraditórios: um é vida, bênção, sinal da presença de Deus, imagem da pessoa que se deixa conduzir por Deus e por sua graça. O outro é caos, morte, destruição e ausência de Deus.
A “água” faz aqui um paralelo com “carne”. Fazendo um paralelo de João 3:5 com 1 Coríntios 15:44 entende-se que para transformar o corpo físico animal em corpo espiritual necessário é nascer da água e do Espírito, é necessário semear o corpo por um processo que será visto no item seguinte, na análise de João 4.
A água simboliza a purificação e é elemento central em diversas atividades religiosas, como no batismo, nas benzeções e nas cerimônias de religiões afro-brasileiras.
Com notável regularidade entre as culturas humanas, a água tem sido usada para comunicar o valor sagrado da vida; a dimensão espiritual da purificação, proteção e cura; e o profundo significado do sofrimento e da redenção na vida humana.
Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água viva que salte para a vida eterna.”
Para ter Jesus, é necessário sentir sede espiritual, e pode ter certeza que sua alma está sedenta por ele. Sem Ele toda nossa vida é um deserto. Esta água, Jesus quer ser uma fonte no seu interior para que rios de vida possam ser levados a todas pessoas.
A água está nos dizendo para olharmos muito mais profundamente os nossos egos. Quando nós olhamos nossos egos através do espelho da água, a mensagem torna-se surpreendente, límpida, inteligível. Nós sabemos que a vida humana está conectada diretamente à qualidade de nossa água, dentro e em torno de nós.