"Os filhos são herança do Senhor, uma recompensa que ele dá." - Salmos 127:3. "Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá." - Êxodo 20:12. "A mãe fica feliz quando o filho se torna sábio; o filho que vive corretamente a alegra." - Provérbios 23:25.
Na Bíblia é insistentemente afirmada a maternidade como dom de Deus! Sem a fecundidade que vem de Deus, a mulher permanece vergonhosamente estéril causando-lhe grande sofrimento (cf. Gn 16,2; 17,15; 30,2; 1Sam 1,8). Dessa forma a maternidade é uma vocação: dom de Deus e responsabilidade da mulher.
Não é por acaso que a Bíblia compara o amor de DEUS com o amor de mãe. …”acaso pode uma mãe esquecer-se do filho que ainda mama ? … mas ainda que está viesse a se esquecer dele, eu, todavia, não me esquecerei de ti.” (Isaías 49:15)
Com seu olhar de graça e misericórdia, Deus vê cada mãe como sua filha amada. Pela sua disposição e entrega à maternidade, Ele a ajuda e a ensina a caminhar. Como referência, cito a história de uma mulher que se chamava Agar.
Os profetas modernos ensinaram: “A responsabilidade primordial da mãe é cuidar dos filhos” (A Liahona, outubro de 2004, p. 49). A mãe deve passar um tempo com os filhos, ensinando-lhes o evangelho. Deve brincar e trabalhar com eles, a fim de que descubram o mundo que os cerca.
7 EXEMPLOS DE MÃES NOTÁVEIS DA BÍBLIA QUE MUDARAM A HISTÓRIA
O que Deus fala de mães?
"Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá." - Êxodo 20:12. "A mãe fica feliz quando o filho se torna sábio; o filho que vive corretamente a alegra." - Provérbios 23:25. "Herança do Senhor são os filhos; o fruto do ventre, seu galardão." - Salmos 127:3.
Rebeca era uma mulher de grande fé, obedecendo a Deus quando o servo de Isaque lhe contou sobre o homem que queria se casar com ela. Gênesis 25 nos diz que quando Rebeca ficou grávida ela podia sentir os bebês se debatendo dentro dela.
Amor de Mãe é aquele amor cheio de carinho e aconchego, proteção e cuidado, presença e amizade, referência e inspiração. Amor de mãe é admiração por tudo que você é e faz, é o amor mais puro e incondicional que existe, é sentir carinho em cada atitude e em cada momento.
Onde está escrito na Bíblia que o amor de mãe é comparado ao amor de Deus?
O amor de mãe é tão grande e tão bonito que chega a ser comparado na Bíblia com o próprio amor de Deus. Diz o Senhor no Livro do Profeta Isaías, capitulo 49, versículo 15: “Acaso pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça do filho do seu ventre?
Jesus perguntou àquele que tinha falado: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.
Para liderar uma casa, Deus fez a Mulher. Mas para edificar o lar, Deus fez a MÃE! Para estudar, trabalhar e competir, Deus fez a mulher. Mas para guiar a criança, Deus fez a MÃE!
A mãe segundo o coração de Deus está sempre atenta às atitudes e escolhas de seus filhos. Com palavras bondosas e animadoras, aprecia as escolhas certas, aconselha nos momentos de indecisão e, no temor de Deus, repreende quando necessário. A mãe segundo o coração de Deus é companheira e melhor amiga de seus filhos.
Dessa forma, tanto o pai quanto a mãe colaboram para a formação e desenvolvimento físico, psíquico, moral e ético dos filhos, cabendo à mãe um papel mais flexível, passando noções de afeto e segurança; já, ao pai cabe o papel de formação de caráter e da personalidade.
Ser mãe é uma jornada de amor, dedicação e sacrifício. É uma experiência única e transformadora que nos enriquece de maneiras que nunca poderíamos imaginar. Ser mãe é mais do que dar à luz a um filho; é nutrir, proteger e guiar um ser humano em seu caminho pela vida.
7 Porque, como imagina no seu coração, assim ele é. Come e bebe; te diz ele, porém o seu coração não está contigo. 8 Vomitarias o bocado que comeste, e perderias as tuas suaves palavras. 9 Não fales aos ouvidos do tolo, porque desprezará a sabedoria das tuas palavras.
Para nós, uma boa mãe, é aquela que com todo o seu espírito de luta, garra e dedicação, ama e protege seu filho(a). Aquela que aprende e se reinventa em cada etapa deste longo caminho.