“O gotejar contínuo no dia de grande chuva e a mulher rixosa são semelhantes; contê-la seria conter o vento, seria pegar o óleo na mão” (Provérbios 27:15-16). Quando uma mulher vive brigando, criticando e reclamando, parece quase impossível para o marido fazer ou falar alguma coisa para conter esse gotejar.
O que a Bíblia diz sobre agressão contra a mulher?
Existem trechos da Bíblia que muitos usam para justiçar a submissão feminina de maneira equivocada. Basta vermos o que está escrito em Efésios, capítulo 5 dos versículos de 21 ao 33. Porém, infelizmente o que vemos comumente são muitos religiosos se baseando, no que está escrito nos versículos de 22 ao 24: 22.
19 Melhor é morar numa terra deserta do que com a mulher contenciosa e irascível. 20 Tesouro desejável e azeite há na casa do sábio, mas o homem insensato os devora. 21 O que segue a justiça e a benevolência achará a vida, a justiça e a honra. 22 À cidade dos fortes sobe o sábio, e derruba a força da sua confiança.
Não tenhas inveja do homem violento, nem sigas nenhum de seus caminhos; porque o SENHOR abomina o perverso, mas aos retos trata com intimidade. A maldição do SENHOR habita na casa do perverso, porém a morada dos justos ele abençoa.
10 Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de rubis. 11 O coração do seu marido está nela tão confiante que despojo não lhe faltará. 12 Ela lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida.
Fique longe das discussões tolas e sem valor, pois você sabe que elas sempre acabam em brigas. O servo do Senhor não deve andar brigando, mas deve tratar todos com educação.
Uma mulher conforme a Palavra de Deus é aquela que faz somente o bem a todos aqueles que a rodeiam. Sabe fazer do silêncio sua arma, em vez de usar palavras ofensivas. É boa ouvinte, não se deixa vencer pelo cansaço ou desânimo, mantém o bom ânimo e a generosidade.
13 A mulher louca é alvoroçadora, é simples, e não sabe coisa nenhuma. 14 E assenta-se à porta da sua casa sobre uma cadeira, nas alturas da cidade, 15 Para chamar os que passam pelo caminho, e seguem direito as suas veredas, dizendo: 16 Quem é simples, volte-se para cá.
Portanto, como seguidores de Cristo, devemos seguir seu exemplo e tratar as mulheres com amor, respeito e dignidade, reconhecendo que elas são criadas à imagem de Deus e têm o mesmo valor e dignidade que qualquer outra pessoa.