A glória do SENHOR está brilhando sobre você. A terra está coberta de escuridão, os povos vivem nas trevas, mas a luz do SENHOR está brilhando sobre você; sobre você aparece a glória de Deus. Atraídos pela sua luz, Jerusalém, os povos do mundo virão; o brilho do seu novo dia fará com que os reis cheguem até você.
Jesus diz: “Ninguém acende uma lâmpada para cobri-la com uma vasilha ou colocá-la debaixo da cama; ao contrário, coloca-a no candeeiro, a fim de que todos os que entram, vejam a luz.
Porque Deus, que disse: “Das trevas resplandeça a luz”, ele mesmo resplandeceu em nosso coração, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Jesus Cristo.
Quando passamos tempo na presença de Deus, nossas vidas são afetadas de maneira que as pessoas ao nosso redor percebem. Esse brilho espiritual pode se manifestar em nossas atitudes, palavras e comportamentos, mostrando ao mundo que há algo diferente em nós.
A terra está coberta de escuridão, os povos vivem nas trevas, mas a luz do SENHOR está brilhando sobre você; sobre você aparece a glória de Deus. Atraídos pela sua luz, Jerusalém, os povos do mundo virão; o brilho do seu novo dia fará com que os reis cheguem até você.
VEJA SE VOCÊ TRANSMITE A LUZ DE JESUS CRISTO POR ONDE PASSA (Luz do mundo) - #67 Momento com Deus
Qual é o salmo que fala sobre luz?
“Lâmpada para meus passos é a tua palavra e luz no meu caminho” (Salmo 119, 105) Deixemos que a Palavra de Deus se apresente, antes de nós falarmos dela. “E como a chuva e a neve que caem do céu para lá não voltam sem antes molhar a terra e fazê-la geminar e brotar…
Já nas representações da concepção de Cristo, a luz não personifica Deus, ela apenas evoca Sua presença divina e funciona como um símbolo do poder fecundante ou uma maneira de materializar o momento da concepção.
12 Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida. 13 Disseram-lhe, pois, os fariseus: Tu testificas de ti mesmo; o teu testemunho não é verdadeiro.
Os seus olhos são a lâmpada do corpo. Quando os seus olhos forem bons, igualmente todo o seu corpo estará cheio de luz, mas, quando forem maus, igualmente o seu corpo estará cheio de trevas. Portanto, cuidado para que a luz que está no seu interior não sejam trevas.
As palavras hebraicas ner e nir têm a mesma tradução: lâmpada, luz. Na Bíblia, o termo lâmpada ou luz possui dois sentidos: o primeiro tem o significado concreto, isto é, lâmpada ou lamparina como instrumento de barro, usado para iluminar a casa.
No contexto bíblico, particularmente no Novo Testamento, a luz indica Jesus Cristo. Ele se apresenta como “luz do mundo” e é “a luz verdadeira, que, vindo ao mundo, a todos ilumina” (João 1,9). “A mensagem que dele ouvimos e vos anunciamos é esta: Deus é luz e nele não há trevas” (1 João 1,5).
A luz brilha nas trevas, e as trevas não a derrotaram.” João 1:4-5; Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.” João 12:46; “Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte.
A Luz de Cristo é a energia, o poder ou a influência divina que provém da presença de Deus por intermédio de Cristo e dá vida e luz a todas as coisas. A Luz de Cristo influencia as pessoas para o bem e as prepara para que recebam o Santo Espírito. Uma das manifestações da Luz de Cristo é o que chamamos de consciência.
Deus é luz para a nossa vida e não há escuridão nEle, ou seja, pecados, maldade, injustiça. A luz faz parte da essência do amor de Deus. Toda pessoa que conhece a Deus, que anda com Ele, é da luz e caminha na luz. Assim como Deus é luz, Jesus Cristo, Seu Filho também é luz.
7 O teu princípio, na verdade, terá sido pequeno, porém o teu último estado crescerá em extremo. 8 Pois, eu te peço, pergunta às gerações passadas, e prepara-te para a inquirição de seus pais. 9 Porque nós somos de ontem, e nada sabemos; porquanto nossos dias sobre a terra são como a sombra.
8 A ninguém devais coisa alguma, senão o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei. 9 Pois isto: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não darás falso testemunho; não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.
28 Eu vos digo, porém, que qualquer que olhar para uma mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela. 29 Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti, pois te é melhor que se perca um dos teus membros, do que todo o teu corpo seja lançado no inferno.
Iluminação é um conceito teologógico presente em todas as religiões relacionado à revelação espiritual, ao entendimento profundo da mente divina e do significado e propósito de todas as coisas, à comunicação direta com a divindade, ou ainda a um estado alterado da consciência onde tudo é percebido como uma unidade.
O que a Bíblia fala sobre o brilho do Espírito Santo?
Na oração, o que o Espírito Santo faz em nós e por nós é muito mais importante do que o que nós fazemos por nós mesmos. Envia a tua luz e a tua verdade; que elas me guiem e me conduzam. O salmo nos lembra que toda a luz vem de Deus: desde a luz da Criação (Faça-se a luz: Gên 1,3) até a luz do fundo da alma.
Então Deus disse: — Que haja luz! E a luz começou a existir. Deus viu que a luz era boa e a separou da escuridão. Deus pôs na luz o nome de “dia” e na escuridão pôs o nome de “noite”.