A Bíblia deve ter um problema com o palhaço, porque o palhaço não pode chegar ao presépio. O palhaço foi que ajudou a trair Jesus. Então ele não é bem aceito, em qualquer reparfição. Se ele chegar num altar e fiver um presépio ele não pode presenciar, ele sai.
O termo circo deriva de Circus Maximus, o local, no Império Romano, em que eram realizadas apresentações como corridas e lutas de gladiadores. Eram locais públicos que serviam como ponto de entretenimento para a população romana.
O circo ocupa então o espaço da liberdade, da criatividade e da expressão, mas carrega consigo muitas outras lições que emocionam os espectadores. No caso do espetáculo “Equilíbrio”, por exemplo, o espectador é levado a conhecer o processo de criação do circo, suas habilidades e características corporativas.
O primeiro circo na forma como conhecemos hoje foi o Astley´s Amphitheatre inaugurado em Londres por volta de 1770, por Philip Astley, um oficial inglês da Cavalaria Britânica.
PODE UM SERVO DE DEUS IR AO CIRCO E AO PARQUE DE DIVERSÕES .
Qual é o objetivo do circo?
A palavra “circo” vem do latim “circus” (referente a círculo ou anel). O Circo sempre teve como objetivo levar entretenimento às pessoas. Desde a Antiguidade, muitas civilizações já praticavam algum tipo de arte circense.
O circo é um espetáculo cultural permanente e, desde seus primórdios, é considerado, além de um grande local com espetáculo que vislumbra os olhos, também como uma forma de manifestação cultural.
Um circo (do latim circus, "circunferência") é comumente uma companhia em coletivo que reúne artistas de diferentes especialidades, como malabarismo, palhaço, acrobacia, monociclo, contorcionismo, equilibrismo, ilusionismo, globo da morte, entre outros.
Como em vários lugares, no Brasil o circo chegou por meio de companhias europeias, por volta do século XIX. Por aqui, a arte também passou por algumas adaptações para cair nas graças do brasileiro.
Diz a lenda que, em Londres, por volta do século XVII, eram comuns os encontros nos hipódromos para assistir demonstrações de cavalos. Em meio ao nevoeiro várias pessoas da cidade se encontravam para conversar. Beber ajudava a passar o frio.
Por sua natureza, o circo alcança o que outras formas de arte lutam para fazer: atrai 'novas audiências'. Além disso, os ingressos também são acessíveis, tornando a viagem ao circo um atividade cultural.
A festa remonta à visita dos reis magos ao menino Jesus. De acordo com a bíblia, após seu nascimento, Jesus recebeu a visita de três reis magos: Gaspar, Melchior (ou Belchior) e Baltazar. Na visita, cada rei trouxe um presente — ouro, que representava beleza; incenso, para divindade e fé; e mirra, para a imortalidade.
O que significa os palhaços na Folia de Santo Reis?
Cada grupo é formado por 11 elementos representando os apóstolos, 1 Mestre da folia, um tipo de líder espiritual e 2 Palhaços, que representam Herodes e os soldados que perseguiram o Menino Jesus.
Talvez o grande atrativo do palhaço seja revelar, com bom humor e leveza, o ridículo que todo ser humano carrega em si, assim como a capacidade que todos têm de errar e de perder a qualquer momento. Isso mesmo: no fundo, a palhaçada ensina a criança a lidar com os altos e baixos e mostra que isso faz parte da vida.
Recinto circular e coberto destinado a espectáculos com números variados, como acrobacias, prestidigitação, números com palhaços, com cavalos ou outros animais amestrados, etc.
Dos chineses aos gregos, dos egípcios aos indianos, quase todas as civilizações antigas já praticavam algum tipo de arte circense há pelo menos 4 000 anos – mas o circo como o conhecemos hoje só começou a tomar forma durante o Império Romano.
Além da autoconfiança, algo que ele busca mostrar ao pequeno, e já ensinou nas aulas de circo, é crença no outro e no trabalho conjunto. Quando lecionava acrobacias em solo, fazia muitos exercícios em grupo, já que é uma modalidade que exige força e atenção para manter em segurança os artistas envolvidos.
“O circo tem o importante papel social de levar a cultura circense milenar ao maior número de pessoas possível. É uma forma de arte muito acessível, capaz de chegar a regiões que outras artes não alcançam, a bairros onde as pessoas têm pouco acesso à cultura.”
Os romanos, com sua civilização de espírito guerreiro, trouxeram até nós o nome Circo, que tem origem no latim circus, que significa "círculo" ou "anel". O termo remete às arenas romanas, lugares onde se praticavam esportes e lutas.
E como é viver no circo? Para se compreender o que é viver no circo, é preciso lembrar que o povo circense é nômade, que seu trabalho é a apresentação de seu espetáculo e que, para apresentá-lo, ele leva, de cidade em cidade, a sua própria casa de espetáculo e as acomodações do público.
Destacam-se: Malabares; Equilibrismo Chinês; Swings (Fitas); Diabolôs (Iô-Iôs, em geral); Tranca (ou Antipodismo); Pratos Equilibristas (e também Panos) e uma grande variedade de outras práticas.