Mediante o Rosário, o crente alcança a graça em abundância, como se a recebesse das mesmas mãos da Mãe do Redentor. Em primeiro lugar, o Rosário não é uma oração “para” Maria: ele é uma meditação sobre a vida de Cristo. Cada mistério do Rosário foca nos eventos – muito bíblicos – dos Evangelhos.
11. “Através deste terço você obterá tudo, se o que você pedir estiver de acordo com a Minha vontade” (1731). 12. “Quando pecadores endurecidos o rezarem, vou encher suas almas de paz, e a hora de sua morte será feliz” (1541).
Sendo assim, esta é uma oração centrada nos mistérios da vida de Cristo. O terço é uma meditação contemplativa que une a repetição das Ave-Marias com a reflexão desses mistérios. A meditação põe em ação o pensamento, a imaginação, a emoção e o desejo.
A palavra Rosário quer dizer “coroa de rosas”. E o seu significado, na fé, é ainda mais belo que uma flor. Cada Ave Maria rezada, a simbologia católica explica que é uma rosa oferecida à Nossa Senhora. Portanto, com a oração do Rosário, Maria é coroada com rosas, como a rainha do céu e da terra.
Uma forte tradição na Igreja diz que São Domingos de Gusmão, enviado pelo Papa Gregório IX (1227-1241), para converter os hereges cátaros na França, recebeu a visita de Nossa Senhora, que lhe apresentou o Rosário como a arma para a conversão dos hereges.
O que são terços católicos? O terço é uma parte do Rosário, dividido em dezenas e composto por 50 orações. É praticado fielmente pelos cristãos mundo afora como modo de demonstrar a fé existente em Nossa Senhora, visto que a palavra “Rosário” vem de “coroa de rosas oferecida à Nossa Senhora”.
Alguns protestantes dizem que a Ave-Maria não está na Bíblia, e rezá-la seria idolatria. Outros vão além, dizendo que a oração do Terço é condenada por Jesus, que proibiu orações repetitivas.
Se o uso do Rosário no pescoço for para honrar à Santíssima Virgem Maria, para mostrar que devemos recorrer ao Rosário, aí não é pecado. Agora se o uso for apenas por moda, vaidade, reduzindo o Santo Rosário a um simples acessório para colocar no pescoço por pura vaidade, aí já é errado e até pecado.
Uma pessoa assim acaba por não gostar do terço, mas também de todas as outras formas de oração pessoal. Isso terá como consequência uma gradativa aversão à Missa, à confissão e outras formas de piedade cristã, como uma bola de neve que vai aumentando sempre mais. “Vigiai, pois, em todo tempo e orai” (Lc 21,36a).
Então realmente a Bíblia não apoia a repetição. e por isso, orar o terço. é um costume, é um ensino da tradição da igreja. Não é realmente um ensino bíblico.
Isto é, eles não podem interceder por nós junto a Deus. Maria, Pedro, Paulo, João e tantos outros que estiveram com Jesus ou foram grandes nomes do cristianismo mais tardio não receberam de Deus o papel de ser intercessor, no sentido absoluto do termo.
Se desejamos alcançar o Reino dos Céus, devemos rezá-lo diariamente. Devemos rezar o terço também na intenção da conversão dos pecadores, pela paz mundial e pela saúde de todos. O mundo precisa se aproximar mais de Deus e se nós rezarmos o terço todos os dias, conseguiremos essa graça.
Não há nada de errado em usar um Terço como colar, tal como seria uma medalha religiosa ou escapulário; de fato, este é um costume comum em muitas culturas.
Rezar o rosário não é bíblico. É uma das tradições da sua Igreja criadas pelo homem e contraditas pela Bíblia em Jeremias 17, 5 e Marcos 7,13. I Timóteo 2, 5 diz o seguinte: Só há um Mediador entre Deus e o homem: JESUS. Esse versículo não diz nada sobre rezar a Maria…
Um típico rosário católico, ladeado por uma Bíblia e por um crucifixo. O Rosário é tradicionalmente dividido em três partes iguais, com cinquenta contas cada e que, por corresponderem à terça parte, foram chamadas de Terço.
Você pode rezar sentado, deitado, andando, com a mesma confiança de filho que conversa com a mãe sem se preocupar excessivamente com formalidades. A forma, o jeito, a postura devem estar a serviço do conteúdo: se não, não fazem o menor sentido.
“O Terço é a 'arma' para estes tempos” (São Padre Pio); “O Terço é uma escola para aprendermos a verdadeira perfeição cristã” (Papa São João XXIII); “Como é bela a família que reza o Terço todas as noites!”. “O Terço é a minha oração predileta” (Papa São João Paulo II).
Porque devemos guardar o Rosário debaixo do travesseiro? Guarde um rosário, ainda que seja dos pequenos, debaixo do travesseiro. Desde que tomei esse costume, os problemas se solucionaram mais facilmente. e é um bom método para os que têm insônia.
A oração do terço é uma prática muito antiga na Igreja Católica. Foi criada em 1214 por São Domingos de Gusmão como uma forma catequética de ensinar aos fiéis os momentos principais da vida de Jesus.
Na terceira aparição Nossa Senhora lhes disse: “Quando rezarem o Rosário, digam depois de cada mistério: 'Meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu, especialmente as mais necessitadas'”.
O que acontece no mundo espiritual quando rezamos o terço?
Primeiro, porque, quando rezamos o Santo Rosário (ou o terço), nós estamos meditando, na vida, a Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, e é nesse contemplar, recordar e rezar que encontramos a força do Rosário.
Deus diz: Reza o teu terço e não te preocupes com o que aquele tolo espalha por aí; que o terço é uma devoção ultrapassada e que será abandonada. A oração do terço, Eu o digo, é um raio do Evangelho: jamais alguém a modificará. O que Eu gosto, no terço, prossegue, é que trata-se de uma oração simples e humilde.
A oração do terço faz parte da vida diária de muitas pessoas que rezam, com muita fé e devoção. O que talvez não saibam, é que o terço faz parte do Rosário. O Rosário, ou Santo Rosário, é o conjunto completo de orações que abrangem os mistérios da vida de Jesus Cristo.