Então mandou chamá-lo e o fez entrar. Davi era ruivo, de belos olhos e boa aparência. E o SENHOR disse a Samuel: — Levante-se e unja-o, pois este é ele.
Ruivos podem nascer depois de gerações de morenos ou loiros na família. Estudos indicam que, provavelmente, alguns neandertais eram ruivos. O deus egípcio Seti era ruivo. Segundo Diodoro da Sicília, os cabelos ruivos eram "comuns entre os [antigos] gregos".
No entanto, os ruivos não são apenas celtas ou caucasianos. Sua distribuição é uma prova do movimento global do DNA em sociedades e paisagens. Embora seja mais comum no norte da Europa, em partes da Rússia e entre os descendentes de europeus na Austrália existem ruivos de todas as etnias e raças.
Como precisa de ter 2 genes recessivos para ser ruivos, é possível ter pessoas não ruivas carregando o gene MC1R mesmo sem apresentar essa cor de cabelos. Por isso, pais morenos ou loiros podem ter filhos com cabelo ruivo natural. Basta eles serem heterozigotos (Aa). Nesse caso, a chance de ter um filho ruivo é de 25%.
Você já deve ter reparado que ruivos naturais são raros! O motivo é simples: a cor avermelhada dos fios e as sardas no rosto são resultado de uma mutação genética. O responsável por isso é o gene recessivo chamado de melanocortina-1 ou MC1R, que produz a melanina.
Muitas das vezes, é associada a uma pele pálida, a sardas e a olhos claros, geralmente verdes ou castanhos. Apenas 1% dos ruivos têm os olhos azuis: é a combinação cabelos / cor dos olhos mais rara do mundo! Bastante em voga há já várias estações, ruivo é sinónimo de cabeleira exuberante.
Ao longo do século XVI, os ruivos também foram considerados infiéis como amigos, sendo que a Bíblia endossou ainda mais esse estereótipo com Judas, o traidor de Cristo, tendo cabelos ruivos. Maria Madalena, como pecadora, também foi constantemente retratada em obras de arte da Idade Média com cabelos ruivos.
As famosas pintinhas são mais comuns em pessoas de pele clara, ruivas e com predisposição genética. Porém, a principal razão para o surgimento das sardas é o excesso de exposição solar, especialmente depois de queimaduras – aquelas que causam vermelhidão e descamação.
Na Idade Média, crianças ruivas eram vistas como fruto do sexo proibido e tinham parte com o diabo. A Inquisição perseguiu as mulheres ruivas, condenando-as, quando pôde, à fogueira.
O ruivo natural apresenta uma mutação genética promovida por um gene recessivo que, devido a uma mutação do gene receptor Melanocortina-1 (MC1R), que é responsável pela produção da melaninaela e quem determina a pigmentação da pele e dos pelos do corpo, fazendo com que uma pessoa seja ruiva.
"Nos evangelhos ele não é descrito fisicamente. Nem se era alto ou baixo, bem-apessoado ou forte. A única coisa que se diz é sua idade aproximada, cerca de 30 anos", comenta a historiadora neozelandesa Joan E.
Esaú nasceu ruivo e peludo. Esaú era um perito caçador e amado do seu pai, enquanto Jacó habitava em tendas e era amado por sua mãe. Esaú vendeu a Jacó seu direito a primogenitura por um prato de lentilhas.
Porque as pessoas ruivas eram consideradas bruxas?
Na Grécia antiga o estigma era maior, o loiro era cor de prostitutas, enquanto acreditavam que as pessoas de cabelo vermelho se transformavam em vampiros depois de mortos. As ruivas ainda sofreriam séculos depois, consideradas bruxas na idade média, sendo julgadas e mortas.
Existem poucas pessoas ruivas no mundo porque ser ruivo é uma mutação genética rara. Apenas 1-2% da população mundial possui essa alteração no gene da melanocortina, responsável pela produção da eumelanina e feomelanina, que dão a cor castanha ou avermelhada aos fios, respectivamente.
Atualmente, a Escócia tem o maior percentual de pessoas com cabelos naturalmente avermelhados. Eles representam cerca de 13% dos habitantes. A Irlanda fica em segundo lugar, com 10% da população.
Da mesma forma, a região sul é a que possui mais ruivos por amor proporcionalmente. Em número, o sudeste encabeça, somente porque possuem mais população do que qualquer outra região.
Tem toda uma arquitetura genética. Em 1997, um grupo de cientistas descobriu o gene MC1R. Descobriram também que esse gene é responsável por grande parte da produção de pigmento em nosso corpo. Com essa descoberta, eles viram que o MC1R dos ruivos possui uma mutação e muitas variações desse gene.
Cientistas afirmam que, a fim de que uma criança apresente cabelos ruivos, ambos os progenitores devem possuir o gene recessivo responsável por essa característica.
E Amnom disse a Tamar: — Traga os bolos aqui para a minha cama e sirva-os para mim. Então ela levou os bolos para ele. Quando os ofereceu a Amnom, ele a agarrou e disse: — Deite-se comigo, minha irmã!
Absalão foi um dos filhos do rei Davi, e seu nome significa "meu pai é paz". Sua história está relatada na bíblia. Consta que ele era belo, de aparência notável, e ágil de rebeldia tentando pegar o trono de seu pai. Ele era irmão de Tamar e Amnom.