O que diz a BNCC sobre a contação de histórias?
A contação de histórias é um excelente estímulo para trabalhar esse campo da BNCC de maneira lúdica, valorizando a construção da própria identidade, de relações e afetos entre as crianças.Qual habilidade da BNCC trabalha a contação de história?
A habilidade EI02EF06 consiste em: Criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos.O que Paulo Freire fala sobre a contação de história na educação infantil?
A contação de história pode ser um ato de libertação, se cada conto e reconto for momento de diálogo aberto e crítico com compromisso e responsabilidade de formação de um ser humano digno, fraterno e justo.Qual o objetivo da contação de história na educação infantil?
Essa prática é muito importante, pois promove desenvolvimento cognitivo e social na criança, melhorando suas capacidades de comunicação. Diferente da leitura comum, a contação de histórias permite improviso e interação com o ouvinte, o que torna tudo muito mais envolvente e prazeroso.COMO CONTAR HISTÓRIAS COM LIVRO. DICAS INCRÍVEIS.
Quais habilidades são desenvolvidas na contação de história?
Por meio dela, as crianças podem começar a desenvolver a imaginação, a criatividade, o gosto pela leitura e pela linguagem, criando empatia com os personagens. A contação de histórias desperta na criança o lado lúdico, característica muito importante para seu desenvolvimento.Qual a importância do lúdico na contação de história?
As atividades lúdicas têm capacidade de desenvolver várias habilidades na criança, proporcionando-lhe divertimento, prazer, convívio profícuo, estímulo intelectivo, desenvolvimento harmonioso, autocontrole e auto-realização. Não só as crianças são beneficiadas pelas atividades lúdicas, mas também os professores.O que diz Piaget sobre a contação de história?
Segundo Piaget (1978), a prática da contação de história auxilia na formação humana, através da imaginação, atenção, linguagem. A criança aprende pelos objetos, com o meio social, brincadeiras e jogos, contribuindo para a promoção de aprendizagens com sentido e significado.Qual o papel do professor na contação de histórias na educação infantil?
Na sala de aula o professor procura contar histórias para as crianças para que a mesma tenha contato com o texto escrito por meio da leitura em voz alta. A leitura na escola precisa fazer sentido ao estudante, isto é, deve responder aos objetivos de realização imediata.Como a contação de histórias pode contribuir de forma significativa na formação de leitores?
A contação de histórias é capaz de despertar no ouvinte a imaginação, a emoção e o fascínio pela escrita e pela leitura. Contar histórias em sala de aula é uma prática que aproxima os alunos do livro. Através dela podemos fazer nascer nos alunos o desejo de ouvir, ler e descobrir novas histórias.Qual é a habilidade da BNCC para leitura?
A habilidade EF12LP04 consiste em: Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação ...Como é a contação de história na educação infantil?
Convide as crianças para contar históriasOutra dica é chamar as crianças para construir a história a ser contada. Você pode fazer uma contação colaborativa, em que vocês contarão a mesma história, juntos. Para deixar a atividade ainda mais interessante, chame uma criança diferente de cada vez para ajudar na narração.
Qual é a importância da contação de história?
A tradição de contar históriasCada história carrega consigo uma lição, um ensinamento, que as crianças devem aprender e respeitar ao longo de suas vidas. É também contando e ouvindo histórias que resgatamos nossas memórias culturais e afetivas, fundamentais para descobrir quem somos e como lidamos com os outros.
Quais os três principais pontos da BNCC para história?
É possível pontuar algumas mudanças e exigências da BNCC e História no Ensino Fundamental, por exemplo:
- Pensar sobre os diferentes povos e as diversidades;
- Adquirir noções dos direitos, deveres e de cidadania;
- Comparar, contextualizar e discutir sobre soluções de problemas;
Como trabalhar a contação de história em sala de aula?
Envolva as crianças na história, dialogue com elesFale com elas de forma infantil e use recursos como os fantoches para elas interagirem melhor. Quando acabar a história, converse com elas sobre qual a parte que elas mais gostaram, o que elas mudariam e deixe a criatividade delas transparecer.
O que significa EI01EF03?
(EI01EF03) Demonstrar interesse ao ouvir histórias lidas ou contadas, observando ilustrações e os movimentos de leitura do adulto-leitor (modo de segurar o portador e de virar as páginas). (EI01EF04) Reconhecer elementos das ilustrações de histórias, apontando-os, a pedido do adulto-leitor.Qual o objetivo da contação de história no maternal?
A contação de histórias é uma forma lúdica de transmissão de conhecimentos e um poderoso estímulo à imaginação. Por auxiliar no desenvolvimento físico, cognitivo e socioemocional das crianças, se destaca como uma importante aliada da educação infantil.O que avaliar na contação de história?
Na contação de histórias, deve-se criar, enfatizar o lúdico, explorar os recursos disponíveis e principalmente vivenciar a história contada, trazendo os ouvintes para o mundo desta.O quê Vygotsky fala sobre a leitura na educação infantil?
Vygotsky (1991) observa que o ensino deve se dar de forma sistematizada e organizada, onde a leitura e a escrita sejam necessárias a formação pessoal da criança, com um significado relevante para sua vivência social.O quê Piaget fala sobre ludicidade na educação infantil?
Ludicidade e Educação InfantilSegundo Piaget, a criança já nasce com as pré-condições neuro- lógicas do conhecimento, mas as condições de fato se dão através de atividades que ele denomina jogos (de exercício, simbólicos e de re- gras, conforme as idades).
O que a literatura infantil estimula na criança?
Isso, além de tornar a Literatura Infantil parte da vida dos pequenos, estimula a criatividade, a empatia, o raciocínio, o respeito, a imaginação, o desenvolvimento cognitivo e da linguagem, uma visão de mundo mais ampliada, entre outros vários benefícios.Como trabalhar história de forma lúdica?
Como engajar os alunos na aula de História?
- 1- Proponha o uso de variadas fontes históricas.
- 2- Ensine a partir da data de aniversário dos alunos.
- 3- Utilize jogos de tabuleiro para reconstruir identidades esquecidas.
- 4- Promova uma competição de fantasias.
- 5- Utilize jogos de passatempo.
Por que devemos insistir na arte de ler e contar histórias da literatura infantil para as crianças na escola?
Ela nos permite criar laços com os que estão ao nosso redor. É nutrição, socialização e, sobretudo, humanização. Quando bem trabalhada no espaço escolar, revela-se um verdadeiro tesouro na preparação de nossas crianças para a vida.Como contar uma história de forma criativa?
Como aprender a contar histórias de forma incrível?
- Escolha histórias que você também goste. ...
- Saiba usar bem o livro. ...
- Você também pode testar não usar o livro. ...
- A linguagem corporal conta muito. ...
- Vozes e entonações. ...
- Sem pressa. ...
- Criando uma superprodução. ...
- Não fuja das palavras mais complicadas.
O que a contação de histórias estimula?
Curiosidade, imaginação e comunicaçãoA contação de histórias aumenta a vontade da criança de expressar e comunicar seus pensamentos e sentimentos. Para estimular isso, o professor deve encorajá-la a fazer perguntas e falar sobre como se sentem em relação às decisões dos personagens ou ao final da história.