O que diz a BNCC sobre o lúdico na Educação Infantil?
É, pois, direito da criança segundo a BNCC, “brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, ...O que é ludicidade segundo a BNCC?
(BNCC, p. 214). As atividades lúdicas nos anos iniciais do Ensino Fundamental são fundamentais para o processo de ensino aprendizagem, elas despertam o interesse e o prazer em adquirir o conhecimento, tornando as crianças pensantes, criativos e críticos contribuindo assim para o seu desenvolvimento integral.Quais são os 3 eixos da ludicidade?
A ludicidade se define pelas ações do brincar que são organizadas em três eixos: o jogo, o brinquedo e a brincadeira. Ensinar por meio da ludicidade é considerar que a brincadeira faz parte da vida do ser humano e que, por isso, traz referências da própria vida do sujeito (Rau, 2013, p. 32).O que diz a LDB sobre o lúdico?
O Lúdico na Educação InfantilO objetivo da Educação Infantil, segundo a LDB 9394/96, é desenvolver o educando de forma integral. É a oportunidade de o professor olhar os alunos como seres participativos com potenciais para serem desenvolvidos, precisando apenas que alguém os desafie.
A Importância do Lúdico no Processo de Ensino-Aprendizagem
O que Paulo Freire fala sobre o lúdico?
O educador, diante do lúdico tem o papel de colaborar, orientar no processo-aprendizagem, lançando mão do jogo como recurso didático, associando o lúdico aos objetivos e conteúdos a serem desenvolvidos, não se esquecendo de que a brincadeira é sempre educativa.O que a BNCC diz sobre brincar?
A BNCC afirma que o ato de brincar durante a infância promove a interação da criança com o seu cotidiano, proporcionando aprendizagens e potenciais para o seu desenvolvimento (BRASIL, 2018).O que diz Piaget sobre a ludicidade na Educação Infantil?
Segundo Piaget (1978) as manifestações lúdicas estão relacionadas ao desenvolvimento da inteligência, ou seja, estão relacionados aos estágios do desenvolvimento cognitivo.Quais são os 5 eixos da BNCC para a Educação Infantil?
Os cinco Campos da Experiência previstos na BNCC são:
- O eu, o outro e o nós. ...
- Corpo, gestos e movimentos. ...
- Traços, sons, cores e formas. ...
- Escuta, fala, pensamento e imaginação. ...
- Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações.
O que diz o artigo 4 das diretrizes curriculares nacionais da Educação Infantil?
histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura (art. 4º).O que Vygotsky fala sobre o brincar?
Para Vygotsky (1998), a brincadeira de fazde- conta cria uma zona de desenvolvimento proximal, pois no momento que a criança representa um objeto por outro, ela passa a se relacionar com o significado a ele atribuído, e não mais com ele em si.Qual é o código da BNCC para brincadeiras livres?
A habilidade EI03CG02 consiste em: Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.Quais autores falam sobre o lúdico na Educação Infantil?
Mencionamo-nos renomados autores como Vygotsky (1992), Winnicott (1975), Huizinga (1990), Marcelino (1990), Friedman (1992), Rego (2001), entre outros que de tal modo abordam a importância do lúdico no desenvolvimento infantil na Educação Infantil.O que diz Vygotsky sobre o lúdico na Educação Infantil?
Ao propor que, através do jogo - motivada por necessidades que não podem ser supridas por outros meios - a criança é capaz de agir e pensar de maneira mais complexa do que demonstra em outras atividades, Vygotsky estabelece que ludicidade e aprendizagem formal funcionam como âmbitos de desenvolvimento.Qual é o objetivo da ludicidade?
A ludicidade promove conhecimento, e rendimento escolar, pois os jogos geram criatividade e coordenação, assim a criança aprende brincando. Deste modo, o uso de jogos e brincadeiras é de suma importância no processo de aprendizagem, pois, este auxilia no processo escolar.O que a BNCC fala sobre jogos e brincadeiras?
A especialista retoma que a BNCC considera a interação e a brincadeira eixos estruturantes do currículo na Educação Infantil. “Ou seja, estão intimamente ligados à forma como a criança aprende. Logo, o professor deve criar condições para que a criança interaja e brinque”, explica a especialista do Avante.Quais são os eixos da BNCC para a Educação Infantil?
Para a Educação Infantil, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estrutura o desenvolvimento das crianças em dois eixos: as interações e a brincadeira. Esses eixos asseguram aos alunos os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se.O que falar sobre a ludicidade na Educação Infantil?
Em resumo, a ludicidade desempenha um papel crucial na Educação Infantil, permitindo que as crianças aprendam de forma mais significativa e prazerosa. Ao proporcionar um ambiente acolhedor e estimulante, os educadores auxiliam os alunos a alcançar todo seu potencial, dentro e fora da sala de aula.O que trabalhar na Educação Infantil de acordo com a BNCC?
Explorar o direito de participação e a autonomia das crianças, evidenciar seus desejos por meio da expressão oral, do registro escrito e dos desenhos; e estimular a auto-organização, expressa no planejamento das ações cotidianas.Quem é o pai da ludicidade?
Vygotsky (1896 – 1934)O que diz a BNCC sobre o lúdico no ensino fundamental?
A BNCC, alinhada com as melhores práticas pedagógicas, reconhece a importância do brincar como um componente integral da Educação Infantil. Ela destaca que as crianças, ao brincarem, desenvolvem competências e habilidades que vão além do aspecto lúdico, abrangendo áreas cognitivas, emocionais, sociais e motoras.O que Paulo Freire diz sobre a ludicidade?
A NATUREZA COMO ESCOLA DA VIDAOlhar uma criança brincando é reaprender a dimensão do humano. Quando brinca, a criança está inteira na brincadeira. Ela brinca com todo o seu ser.
O que diz a LDB sobre o brincar na Educação Infantil?
Art. 3º É dever do Estado, da família e da sociedade proteger, preservar e garantir o direito ao brincar a todas as crianças.Quais os códigos da BNCC na Educação Infantil?
BNCC na Educação Infantil: Campos de experiência
- <strong>O eu, o outro e o nós</strong> ...
- <strong>Corpo, gestos e movimentos</strong> ...
- <strong>Traços, sons, cores e formas</strong> ...
- <strong>Escuta, fala, pensamento e imaginação</strong> ...
- <strong>Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações</strong>