O que a BNCC fala sobre o lúdico na educação infantil?

A BNCC posiciona o brincar não apenas como uma atividade recreativa, mas também como um instrumento pedagógico essencial. Ele é considerado um meio válido para se alcançar objetivos educacionais e promover o desenvolvimento cognitivo.
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O que diz a BNCC sobre o lúdico na Educação Infantil?

É, pois, direito da criança segundo a BNCC, “brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, ...
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O que é ludicidade segundo a BNCC?

(BNCC, p. 214). As atividades lúdicas nos anos iniciais do Ensino Fundamental são fundamentais para o processo de ensino aprendizagem, elas despertam o interesse e o prazer em adquirir o conhecimento, tornando as crianças pensantes, criativos e críticos contribuindo assim para o seu desenvolvimento integral.
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Quais são os 3 eixos da ludicidade?

A ludicidade se define pelas ações do brincar que são organizadas em três eixos: o jogo, o brinquedo e a brincadeira. Ensinar por meio da ludicidade é considerar que a brincadeira faz parte da vida do ser humano e que, por isso, traz referências da própria vida do sujeito (Rau, 2013, p. 32).
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O que diz a LDB sobre o lúdico?

O Lúdico na Educação Infantil

O objetivo da Educação Infantil, segundo a LDB 9394/96, é desenvolver o educando de forma integral. É a oportunidade de o professor olhar os alunos como seres participativos com potenciais para serem desenvolvidos, precisando apenas que alguém os desafie.
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A Importância do Lúdico no Processo de Ensino-Aprendizagem

O que Paulo Freire fala sobre o lúdico?

O educador, diante do lúdico tem o papel de colaborar, orientar no processo-aprendizagem, lançando mão do jogo como recurso didático, associando o lúdico aos objetivos e conteúdos a serem desenvolvidos, não se esquecendo de que a brincadeira é sempre educativa.
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O que a BNCC diz sobre brincar?

A BNCC afirma que o ato de brincar durante a infância promove a interação da criança com o seu cotidiano, proporcionando aprendizagens e potenciais para o seu desenvolvimento (BRASIL, 2018).
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O que diz Piaget sobre a ludicidade na Educação Infantil?

Segundo Piaget (1978) as manifestações lúdicas estão relacionadas ao desenvolvimento da inteligência, ou seja, estão relacionados aos estágios do desenvolvimento cognitivo.
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Quais são os 5 eixos da BNCC para a Educação Infantil?

Os cinco Campos da Experiência previstos na BNCC são:
  1. O eu, o outro e o nós. ...
  2. Corpo, gestos e movimentos. ...
  3. Traços, sons, cores e formas. ...
  4. Escuta, fala, pensamento e imaginação. ...
  5. Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações.
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O que diz o artigo 4 das diretrizes curriculares nacionais da Educação Infantil?

histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura (art. 4º).
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O que Vygotsky fala sobre o brincar?

Para Vygotsky (1998), a brincadeira de fazde- conta cria uma zona de desenvolvimento proximal, pois no momento que a criança representa um objeto por outro, ela passa a se relacionar com o significado a ele atribuído, e não mais com ele em si.
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Qual é o código da BNCC para brincadeiras livres?

A habilidade EI03CG02 consiste em: Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
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Quais autores falam sobre o lúdico na Educação Infantil?

Mencionamo-nos renomados autores como Vygotsky (1992), Winnicott (1975), Huizinga (1990), Marcelino (1990), Friedman (1992), Rego (2001), entre outros que de tal modo abordam a importância do lúdico no desenvolvimento infantil na Educação Infantil.
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O que diz Vygotsky sobre o lúdico na Educação Infantil?

Ao propor que, através do jogo - motivada por necessidades que não podem ser supridas por outros meios - a criança é capaz de agir e pensar de maneira mais complexa do que demonstra em outras atividades, Vygotsky estabelece que ludicidade e aprendizagem formal funcionam como âmbitos de desenvolvimento.
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Qual é o objetivo da ludicidade?

A ludicidade promove conhecimento, e rendimento escolar, pois os jogos geram criatividade e coordenação, assim a criança aprende brincando. Deste modo, o uso de jogos e brincadeiras é de suma importância no processo de aprendizagem, pois, este auxilia no processo escolar.
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O que a BNCC fala sobre jogos e brincadeiras?

A especialista retoma que a BNCC considera a interação e a brincadeira eixos estruturantes do currículo na Educação Infantil. “Ou seja, estão intimamente ligados à forma como a criança aprende. Logo, o professor deve criar condições para que a criança interaja e brinque”, explica a especialista do Avante.
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Quais são os eixos da BNCC para a Educação Infantil?

Para a Educação Infantil, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estrutura o desenvolvimento das crianças em dois eixos: as interações e a brincadeira. Esses eixos asseguram aos alunos os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se.
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O que falar sobre a ludicidade na Educação Infantil?

Em resumo, a ludicidade desempenha um papel crucial na Educação Infantil, permitindo que as crianças aprendam de forma mais significativa e prazerosa. Ao proporcionar um ambiente acolhedor e estimulante, os educadores auxiliam os alunos a alcançar todo seu potencial, dentro e fora da sala de aula.
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O que trabalhar na Educação Infantil de acordo com a BNCC?

Explorar o direito de participação e a autonomia das crianças, evidenciar seus desejos por meio da expressão oral, do registro escrito e dos desenhos; e estimular a auto-organização, expressa no planejamento das ações cotidianas.
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Quem é o pai da ludicidade?

Vygotsky (1896 – 1934)
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O que diz a BNCC sobre o lúdico no ensino fundamental?

A BNCC, alinhada com as melhores práticas pedagógicas, reconhece a importância do brincar como um componente integral da Educação Infantil. Ela destaca que as crianças, ao brincarem, desenvolvem competências e habilidades que vão além do aspecto lúdico, abrangendo áreas cognitivas, emocionais, sociais e motoras.
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O que Paulo Freire diz sobre a ludicidade?

A NATUREZA COMO ESCOLA DA VIDA

Olhar uma criança brincando é reaprender a dimensão do humano. Quando brinca, a criança está inteira na brincadeira. Ela brinca com todo o seu ser.
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O que diz a LDB sobre o brincar na Educação Infantil?

Art. 3º É dever do Estado, da família e da sociedade proteger, preservar e garantir o direito ao brincar a todas as crianças.
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Quais os códigos da BNCC na Educação Infantil?

BNCC na Educação Infantil: Campos de experiência
  • <strong>O eu, o outro e o nós</strong> ...
  • <strong>Corpo, gestos e movimentos</strong> ...
  • <strong>Traços, sons, cores e formas</strong> ...
  • <strong>Escuta, fala, pensamento e imaginação</strong> ...
  • <strong>Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações</strong>
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O que Paulo Freire fala sobre brincar na Educação Infantil?

Na educação infantil, o jogo e a brincadeira são condições para o aprendizado da criança que desde cedo aprende a ler o mundo, condição esta, para a produção do conhecimento e que, isso se impõe como necessidade.
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