As cores são conhecidas por causar certas sensações no cérebro, isso porque elas são transmitidas por ondas eletromagnéticas refletidas pela luz. A ciência das cores estuda a forma como nossos olhos captam essas ondas e como elas interferem nas sensações que o cérebro produz.
Quando um feixe de luz toca algum objeto colorido, uma parte deste feixe é refletida, enquanto o restante é absorvido pelo objeto. Deste modo, só podemos ver a cor correspondente à frequência refletida. Isso quer dizer que a cor de um objeto é justamente a cor (ou cores) que o objeto “não tem”, ou seja, não absorveu.
As cores das coisas são determinadas pela frequência da luz. Vejamos a ilustração abaixo, que nos fornece uma tabela identificando as principais frequências da luz. Quando vemos a luz emitida pelo Sol, estamos enxergando um somatório de cores, ou seja, a luz branca é a soma de algumas cores básicas.
Ouça o texto abaixo! A ciência que estuda a medida das cores é chamada de colorimetria. A colorimetria desenvolve métodos de quantificação da cor e estuda o tom, a saturação e a intensidade da cor. O tom da cor é que faz com que ela seja identificada como azul, verde, amarela etc.
A cor do cinto dos graduandos deverão seguir as áreas de conhecimento: azul (Ciências Exatas e da Terra, Ciências de Engenharia e Tecnologia.), vermelho (Ciências Humanas, Linguagem e Arte e Ciências Socialmente Aplicadas) e verde (Ciências da Saúde e Ciências Biológicas).
“Isaac Newton realizou vários experimentos para explicar as cores. Repetiu o famoso 'fenômeno das cores' com a luz do Sol atravessando um prisma. Ele observou que o feixe de luz solar entrava branca no prisma, e, na parede oposta, era projetada uma mancha alongada com as cores do arco-íris.
A teoria das cores utiliza termos específicos para descrever diferentes aspectos de uma cor e suas modificações. Vamos conferir os principais. As cores são divididas em duas categorias: As cores cromáticas são o vermelho, o amarelo, o laranja, o verde, o azul, o violeta e todas as suas misturas.
Ao derivar o pigmento da argila, acredita-se que o amarelo seja uma das primeiras cores já usadas como tinta na arte rupestre pré-histórica, com a primeira aplicação com mais de 17.300 anos.
De acordo com a interpretação dada pela Psicologia, as cores quentes tendem a transmitir a sensação de energia, atividade e entusiasmo. Enquanto que as cores frias estão relacionadas com a racionalidade, a tranquilidade e o profissionalismo. As cores têm o poder de estimular o nosso cérebro de formas diferentes.
Um corpo negro absorve todas as cores e não reflete nenhuma delas. Vemos então que o branco é a combinação entre a reflexão de todas as cores, enquanto o preto é a ausência dessa reflexão, isso porque ele apenas absorve a luz.
A cor em compostos químicos pode ser observada quando uma substância absorve um determinado comprimento de onda na faixa do visível. Quando essa frequência é subtraída da luz, por meio da absorção, o resto da luz é refletido, e a cor que se observa é a complementar.
Define-se cor como sendo a sensação produzida quando a luz de diferentes comprimentos de onda atinge a retina do olho humano. Desde a Antiguidade, filósofos como Platão, Aristóteles e Demócrito elaboraram diversas hipóteses associadas à cor e à sua relação com a natureza da luz.
Como a ciência explica os diferentes cores de pele nos seres humanos?
A cor da pele humana resulta de uma relação estabelecida entre vários genes. Trata-se de uma herança complexa que determina uma série de fenótipos (expressão do genótipo mais a interação do ambiente), que vão desde uma pele muito clara até uma pele muito escura, com vários fenótipos intermediários.
A cor percebida depende de como um objecto absorve e reflecte os comprimentos de onda. Os seres humanos só conseguem ver uma pequena porção do espectro electromagnético, de cerca de 400 nm a 700 nm, mas é suficiente para nos permitir ver milhões de cores.
Nossos primeiros antepassados que viviam em regiões de alta luz ultravioleta, perto do equador, desenvolveram um tom de pele escura para manter os seus níveis de folato, enquanto os ancestrais que viviam em regiões de pouca luz ultravioleta, longe do equador, desenvolveram um tom de pele clara para manter seus ...
Folha de S. Paulo - Panorâmica - Cosmologia: Cor do Universo é verde, dizem astrônomos de universidade americana. O Universo, por definição, contém tudo que é imaginável -estrelas, planetas e luas, vida aqui e talvez ali, gigantes vermelhas e anãs brancas, grandes e perversos buracos negros.
Com 1,1 bilhão de anos, rosa brilhante é a mais antiga cor encontrada em fósseis de clorofila, descobertos em uma região que já foi coberta por um antigo oceano que desapareceu. A cor mais antiga do mundo é um rosa brilhante, com 1,1 bilhão de anos, encontrado em rochas subterrâneas do deserto do Saara, na África.
A cor branca, branco ou alvo é a junção de todas as cores de luz do espectro de luz visível. Por isso é definida como "a cor da luz" em cores-pigmento. É a cor que reflete todos os raios luminosos, não absorvendo nenhum e por isso aparecendo como clareza máxima, por tanto é a ausência de côr.
Verde: representa a cura, o equilíbrio e a harmonia. É utilizado para acalmar e reduzir o estresse, além de favorecer o crescimento e a saúde. Azul: está associado à tranquilidade, calma e comunicação.
Azul. Sem dúvida, essa é uma das cores mais relaxantes e com efeito tranquilizante. Na cromoterapia, o azul transmite paz, acalma, ajuda a combater o estresse e a insônia.