O que a Constituição Federal de 1988 ensina?

I - erradicação do analfabetismo; II - universalização do atendimento escolar; III - melhoria da qualidade do ensino; IV - formação para o trabalho; V - promoção humanística, científica e tecnológica do País.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em mpgo.mp.br

O que a Constituição Federal de 1988 aborda?

I - construir uma sociedade livre, justa e solidária; II - garantir o desenvolvimento nacional; III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em www2.camara.leg.br

Qual era o objetivo da Constituição de 1988?

A Constituição Cidadã, promulgada em 5 de outubro de 1988, tornou-se o principal símbolo do processo de redemocratização nacional. Após 21 anos de regime militar, a sociedade brasileira recebia uma Constituição que assegurava a liberdade de pensamento. Foram criados mecanismos para evitar abusos de poder do Estado.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em camara.leg.br

O que aborda a Constituição de 1988?

Conquistas da Constituição de 1988

A Constituição também garante o direito de liberdade de imprensa e atribui a defesa do meio ambiente e da família como dever do Estado. Além disso, a Constituição assegura aos indígenas os direitos de preservação de sua cultura e de demarcação de seus territórios.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em mundoeducacao.uol.com.br

O que a Constituição de 1988 defende?

A Constituição atualmente em vigor no Brasil foi promulgada em 1988 e é conhecida como “Constituição Cidadã”, por estabelecer diversos direitos fundamentais, como a liberdade de expressão, a liberdade religiosa e aqueles relacionados a trabalho, previdência, educação, saúde e assistência social.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em camara.leg.br

Constituição de 1988 | Resumo Toda Matéria

Quais os pontos principais da Constituição de 1988?

A Constituição de 1988 estabeleceu a inviolabilidade de direitos e liberdades básicas. De caráter progressista, ela garante a igualdade de gêneros e direitos sociais, como educação, saúde e trabalhos a todos os cidadãos. Além disso, a carta criminaliza o racismo e proíbe totalmente a tortura.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.stoodi.com.br

O que a Constituição de 1988 garante a todos?

A Constituição Cidadã, promulgada pelo presidente da ANC, Ulysses Guimarães, ficou conhecida dessa forma por ampliar direitos essenciais à sociedade. Em seu Art. 5º, a Constituição garante igualdade de todos perante a lei e a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tre-pr.jus.br

Como podemos entender a Constituição de 1988?

A Constituição de 1988 é o texto-base que determina os direitos e os deveres dos entes políticos e dos cidadãos do nosso país. Foi escrita durante o processo de redemocratização do Brasil após o fim da Ditadura Militar, sendo conhecida por isso como Constituição Cidadã.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em brasilescola.uol.com.br

Quais são os direitos garantidos pela Constituição de 1988?

Constituem, portanto, garantias individuais previstas na CF a todo cidadão brasileiro: direito à vida; à liberdade; à igualdade; à segurança; e à propriedade. A inviolabilidade dos mesmos é a garantia de que a relação entre o indivíduo e o Estado se mantém intacta, juntamente com o Estado Democrático de Direito.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em mpf.mp.br

Qual finalidade a Constituição Federal foi criada?

A Constituição foi promulgada em 5 de outubro de 1988, depois de 20 meses de trabalho. Criada após o fim da Ditadura Militar, foi idealizada a partir de discussões e participação intensa da sociedade, a fim de assegurar a liberdade de pensamento e criar mecanismos para evitar abusos de poder pelo Estado.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tre-pr.jus.br

Qual a ideologia da Constituição de 1988?

A ideologia da igualdade.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em www2.senado.leg.br

Quem criou a Constituição?

Em países democráticos, a Constituição é redigida por uma Assembleia Constituinte, formada por representantes escolhidos pelo povo. No Brasil, a Constituição de 1988 foi elaborada pelo Congresso Constituinte, composto por deputados e senadores eleitos democraticamente em 1986 e empossados em fevereiro de 1987.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em gov.br

Quais foram as principais conquistas da Constituição de 1988?

A nova Carta se tornou o símbolo da redemocratização do país após décadas de governo militar e trouxe importantes conquistas para a sociedade civil. Além de assegurar a liberdade de pensamento, a Constituição garantiu direitos sociais em áreas como educação, inclusão e saúde.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjmg.jus.br

Qual a principal característica da Constituição Federal de 1988?

A Carta Magna de 1988 é notabilizada pela inclusão de princípios fundamentais atinentes aos direitos individuais, sociais, políticos e econômicos. Propugna pelo fomento da justiça social, da democracia e da participação popular, refletindo os anseios da sociedade brasileira no pós-regime militar.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quais são os principais fundamentos da Constituição Federal de 1988?

Estado Democrático de Direito, Soberania Popular, Soberania, Cidadania, Dignidade da Pessoa Humana, Valorização do Trabalho, Livre iniciativa e Pluralismo Político. Eis os pilares que sustentam todos os demais direitos constitucionais.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em aurum.com.br

O que a Constituição Federal fala?

É na Constituição que estão previstos direitos como vida, liberdade, propriedade, igualdade, saúde, educação, moradia, entre vários outros. Mas não para por aí! A Constituição Brasileira tem muitas outras normas sobre assuntos que os membros da Assembleia Constituinte consideravam muito relevantes.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em www12.senado.leg.br

Qual o objetivo da Constituição Federal de 1988?

I - construir uma sociedade livre, justa e solidária; II - garantir o desenvolvimento nacional; III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em planalto.gov.br

Para que serve a Constituição?

A Constituição é a lei máxima de um país, que traça os parâmetros do sistema jurídico, define os princípios e diretrizes que regem uma sociedade. Ou seja, ela organiza e sistematiza um conjunto de preceitos, normas, prioridades e preferências para a sociedade.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em unale.org.br

Quais são os 5 direitos fundamentais da Constituição de 1988?

Sobre a classificação dos direitos fundamentais, podemos dizer que o texto constitucional classificou-os em cinco grupos, a saber: 1) direitos individuais; 2) direitos coletivos; 3) direitos sociais; 4) direitos à nacionalidade, e 5) direitos políticos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em emerj.tjrj.jus.br

Quais são os direitos sociais garantidos pela Constituição de 1988?

Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a Segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição. Redação anterior dada pela EC 26/00.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em app1.sefaz.mt.gov.br

Qual era o intuito principal da Constituição de 1988?

Essa é a importância que a chamada Constituição Cidadã teve e tem para a retomada das ações e políticas públicas voltadas à construção do chamado Estado Social – na medida em que promoveu a ampliação das liberdades civis e dos direitos e garantias fundamentais do cidadão.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tse.jus.br

O que significa a Constituição?

Uma constituição é o conjunto de normas jurídicas que ocupa o topo da hierarquia do direito de um Estado, e que pode ou não ser codificado como um documento escrito. Tipicamente, a constituição enumera e limita os poderes e funções do Estado, e assim formam, ou seja, constituem a entidade que é esse Estado.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pt.wikipedia.org

O que a Constituição de 1988 estabelece?

A Constituição assegura direitos fundamentais do país, que envolvem direitos individuais de cada cidadão no país, direitos sociais, políticos e jurídicos. Ela que determina um governo republicano com o sistema presidencialista no Brasil, além de outras normas e leis que regem o Brasil.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em querobolsa.com.br

Quais são os direitos e deveres da Constituição de 1988?

Alguns deles são:
  • Escolher os governantes do país;
  • Cumprir todas as leis e a Constituição;
  • Proteger o meio ambiente e todo o patrimônio público e social do Brasil;
  • Respeitar os direitos das outras pessoas;
  • Fazer as contribuições tributárias e previdenciárias devidas;
  • Educar e proteger os seus semelhantes; e.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.g7juridico.com.br

Qual é o artigo mais importante da Constituição Federal?

Um dos principais artigos da Constituição Federal é o Artigo 5º, que trata dos direitos e garantias fundamentais.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br