Púrpura. É a cor usada para indicar perigos provenientes de radiações eletromagnéticas penetrantes e partículas nucleares. Ela também é usada para sinalizar portas e aberturas que dão acesso a locais onde há manipulação ou armazenamento de materiais radioativos ou contaminados pela radioatividade.
Trata-se da cor da magia e da transformação. Roxa (ou púrpura) está ligada ao mundo místico e significa espiritualidade e mistério. Estimula o contato com o lado espiritual, proporcionando a purificação do corpo e da mente, e a libertação de medos e outras inquietações.
A cor vermelha será usada, excepcionalmente, com sentido de advertência de perigo, quando se tratar de: Luzes a serem colocadas em barricadas, tapumes de construções e quaisquer outras obstruções temporárias; Botões interruptores de circuitos elétricos para paradas de emergência.
O roxo é a cor do misticismo, da transmutação e da espiritualidade. O roxo quer transformar, quer tirar as coisas do lugar, quer se conectar com as pessoas de maneira mais profunda. O roxo é a cor dos chacras do cérebro, onde se concentram os sentimentos e a inteligência.
O roxo ou violeta, historicamente conhecido como cor da realeza e nobreza, também pode ser associado a calma, respeito e sabedoria. Assim como o laranja, o violeta também é uma cor capaz de estimular a imaginação e criatividade.
O violeta pode ressaltar criatividade e imaginação, assim como o laranja. Por outro lado, representa sucesso, nobreza, riqueza, por se associar a sabedoria e respeito.
Em muitas culturas, preto simboliza sofisticação e formalidade, mas também representa morte, o mal, luto, mágica, ferocidade, doença, má sorte, e mistério.
O azul é um tom frio frequentemente associado à segurança, confiança, limpeza, espiritualidade e harmonia. A cor transmite seriedade e, por isso, é bastante utilizada em ambientes corporativos, reforçando características como o poder e a segurança.
Essas cores são frequentemente mencionadas juntas em textos antigos e têm significado simbólico e religioso até hoje. "Na antiguidade, o traje púrpura era associado à nobreza, aos sacerdotes e, claro, à realeza", disse Naama Sukenik, líder do estudo, em comunicado.
O nome da doença está diretamente relacionado às principais manifestações da enfermidade. Púrpura é uma referência às manchas roxas ou avermelhadas indicativas de sangramentos que aparecem na pele; trombocitopênica, em razão da trombocitopenia, ou seja, do sangramento provocado pela queda no número de plaquetas.
O termo púrpura (ou roxo) atribui-se a um leque de tons entre o vermelho e o azul. Obtém-se misturando as cores primárias vermelho e azul. Não há consenso em relação aos tons que podem ser considerados púrpura, preferindo algumas pessoas referirem-se a magenta ou heliotropo.
No Novo Testamento, os soldados vestiram Cristo com um manto púrpura para ridicularizar o fato de Jesus afirmar ser Rei (Marcos 15:17). Além da púrpura real, extraída dos caramujos marinhos, existe a púrpura falsa, extraída das plantas, como pode ser visto neste pedaço de lã de dois mil anos atrás.
No mundo antigo, o corante púrpura era associado à realeza e ao sacerdócio, além de confirmarem diversas passagens da Bíblia que citam sua existência. "O rei Salomão fez para si a carruagem de madeira do Líbano. Seus pilares ele fez de prata, sua base de ouro.
Azul claro: oferece proteção direta contra o mau-olhado e simboliza a verdade e a pureza. Vermelho: traz poder, energia, amor e determinação ao amuleto. É a cor do desejo e da paixão.
Marrom: é uma cor estratégica, pois traz confiança para todos que passam por ela. Preto: está conectado com o elemento água, absorve, atrai e traz energias positivas. Amarelo: cor que acelera a energia, então é uma boa escolha para estimular a alegria e a vivacidade. Verde: novos começos e crescimento.
Vermelho. Esta cor está interligada ao sentimento, expressando paixão, amor e desejo, assim como agressividade ou poder. Considerada uma cor quente e estimulante, o que auxilia a combater a falta de energia e o estresse.
O amarelo também pode transmitir algumas conotações negativas, como a inveja, egoísmo, ciúme e hipocrisia. Contudo, o amarelo utilizado para remeter a esses sentimentos é diferente do que conhecemos, pois se trata de um tom pálido e meio esverdeado de amarelo.
A cor utilizada na sinalização de perigo é o vermelho, que é associado a alerta e perigo. O pictograma utilizado na sinalização de perigo geralmente apresenta um símbolo preto sobre um fundo amarelo ou laranja, que indica o tipo de perigo existente no local.
O preto remete a elegância, luxo e poder, além de ser misterioso. Isso confere a ele a possibilidade de ser usado para representar quase qualquer situação ou produto. Isso vai depender do contexto em que ele está inserido, sendo que o preto também pode ser combinado com outras cores.
O vermelho é há muito tempo uma cor de grande importância em diversas culturas. Na tradição chinesa, por exemplo, está associado à boa sorte e à prosperidade.