Por isto, na noite do dia 31 de outubro se celebrava o festival de Samhain, onde acreditavam que os espíritos dos mortos visitavam a terra. Os feiticeiros celtas, conhecidos como druídas, acreditavam que a presença dos espíritos dos mortos os auxiliava a fazer previsões sobre o futuro.
“O espírito do Halloween” traz um enredo que se passa numa noite do dia 31 de outubro e mostra como os piores monstros não estão representados nas fantasias daqueles que comemoram o Halloween, mas sim, escondem-se no interior dos seres humanos.
O que significa o Dia das Bruxas no mundo espiritual?
Os celtas acreditavam que a noite desse dia era mágica, pois o véu que separa o mundo material do mundo espiritual encontrava-se mais fino e os mundos se fundiam conforme a luz do Sol abaixava e o crepúsculo chegava. Por esse motivo, acreditava-se que era uma boa época para contatos com outras realidades e dimensões.
Era uma festa com vários nomes: Samhain (fim de verão), Samhein, La Samon, ou ainda, Festa do Sol. Mas o que ficou mesmo foi o escocês Hallowe'en. Uma das lendas de origem celta fala que os espíritos de todos que morreram ao longo daquele ano voltariam à procura de corpos vivos para possuir e usar pelo próximo ano.
Para eles, este dia era cheio de superstições, incluindo a crença de que os mortos ficavam vagando em busca de corpos humanos para incorporar. A igreja católica, por volta do Séc. V, associou-se a esta tradição pagã e adotou o dia 1 de novembro como o dia de todos os santos.
História e o Significado Espiritual do HALLOWEEN 🎃
O que significa Halloween no mundo espiritual?
Por isto, na noite do dia 31 de outubro se celebrava o festival de Samhain, onde acreditavam que os espíritos dos mortos visitavam a terra. Os feiticeiros celtas, conhecidos como druídas, acreditavam que a presença dos espíritos dos mortos os auxiliava a fazer previsões sobre o futuro.
A palavra “Halloween” vem de “All Hallows' Eve”, que significa “Vigília de Todos os Santos”. A Solenidade de Todos os Santos é comemorada pela Igreja Católica no dia 1º de novembro; logo, o dia 31 de outubro é a celebração de sua vigília, como costumam acontecer com as grandes festividades da liturgia católica.
Os historiadores consideram que a celebração teve origem numa festa celta chamada Samhain. Acredita-se que o Halloween tenha surgido nas Ilhas Britânicas como parte da cristianização daquele local. O termo Halloween deriva de All Hallows' Eve, que significa “véspera do Dia de Todos os Santos”.
De acordo com Tupá Guerra, o nome teria vindo da expressão "All Hallows Eve" — que, em tradução direta, significa "a véspera de todas as almas". Isso porque a data antecede o Dia de Todos os Santos. A origem do nome "Halloween", portanto, seria principalmente ligado à tradição irlandesa da festa.
A “bruxaria” é, assim, o exercício legítimo da mediunidade em favor do próximo, tendo por lema um dos maiores ensinos do Mestre dos Mestres, Yeshua: “o que fizeres a um destes pequeninos, é a mim que o fazeis”, em complemento ao elemento fundante da solidariedade universal e espiritual: “meus discípulos serão ...
No ocultismo, bruxa(o) é uma pessoa que usa o sobrenatural para: investigar o futuro, ou fazer feitiço(encanto), ou causar algum mal. Sendo também um adjetivo que representa "feia" ou "mal-humorada".
“No capítulo 18 do livro de Deuteronômio, mencionam sobre não tentar consultar os espíritos dos mortos, nem os espíritos que praticam magia, bruxaria ou atividades relacionadas a elas. Isso seria uma violação de um mandamento da Igreja, ao colocar outras coisas antes da relação com Deus”.
A Arquidiocese considera que o Halloween “rende honra a uma cultura da morte, que é produto da mescla de costumes pagãos” e o mais grave “é que a festividade foi se identificando com grupos neopagãos e celebrações satânicas e ocultistas”.
Os celtas acreditavam que, na noite de Samhain, as barreiras entre o mundo dos vivos e dos mortos se tornavam mais tênues. Eles acreditavam que os espíritos dos falecidos retornavam à Terra nessa noite, e isso podia ser tanto uma bênção quanto uma ameaça.
O Halloween é originário de uma festa dos celtas chamada Samhain. Estudos realizados pelos historiadores apontam que o Halloween provavelmente surgiu de um festival praticado pelos celtas, povo que habitava as Ilhas Britânicas e que praticava uma religião pagã séculos antes da penetração do cristianismo na região.
Bruxas sempre aparecem como símbolo do Halloween. Pesquisas mostram que, antigamente, nos Estados Unidos, algumas mulheres com aparência estranha e assustadora eram chamadas de bruxas. Essas personagens faziam festas para homenagear o diabo.
A primeira frase é a famosa “Trick or treat” que significa doces ou travessuras. Muito falada pelas crianças ao pedir os doces na rua. Como as pessoas costumam se fantasiar, é bem comum que se perguntem: “what are you going to be for Halloween?”, que traduzindo fica como “Do que você vai se fantasiar no halloween?”
A origem pagã do Halloween está relacionado com o Samhain, um festival dedicado a colheita e aos mortos praticados pelos celtas na antiguidade. Os celtas eram um povo que habitava as Ilhas Britânicas, além de parte da Península Ibérica e da Europa Central.
A palavra Halloween é uma versão abreviada das frases All Hallows 'Eve ou All Hallows' Evening, que significa “Véspera de Todos os Santos”, ou “Noite de Todos os Santos”, na tradução para o português. O Halloween vem de um antigo festival pagão celebrado pelos celtas há mais de 2.000 anos, chamado Samhain.
Como também era comum na comunidade católica, a Igreja transformou o evento pagão em uma celebração religiosa: ao invés de honrar espíritos e forças ocultas, nesta data, o povo agora catequizado deveria honrar os santos. E foi a partir disso que surgiu o “All Hallows Day”: o Dia de Todos os Santos.
Os rituais para afastar espíritos se transformaram em brincadeiras típicas, a tradição de pedir um pedaço de “bolo de alma” foi substituída pelos doces que as crianças arrecadam na vizinhança e o dia 31 de outubro passou a ser a data onde as pessoas podem se divertir com mundo sombrio.
E Jesus terminou, dizendo: — Fiquem alertas! Não deixem que as festas, ou as bebedeiras, ou os problemas desta vida façam vocês ficarem tão ocupados, que aquele dia pegue vocês de surpresa, como se fosse uma armadilha. Pois ele cairá sobre todos no mundo inteiro.