Atualmente, o mundo vive a geração Alpha, que descreve os nascidos a partir de 2010 até as crianças que ainda vão nascer até 2025. O grupo é caracterizado pela curiosidade, a hiperconectividade e pela independência, além de serem pessoas mais questionadoras e que priorizam a experiência.
Movidas pela curiosidade, as crianças da geração Alpha demonstram comportamento bastante independente para interagir com celulares e tablets. Com o aparelho em mãos conseguem fazer o download de aplicativos ou jogos assim como realizar pesquisas no Google.
A geração alfa valoriza mais o mercado de beleza do que nunca. Embora o valor e a qualidade sejam os principais impulsionadores de compra do resto do mercado, a geração alfa se destaca por priorizar a estética, a experiência e a compra recomendada.
Entre as principais características, o estudo menciona também como essa geração é extremamente visual. Ao contrário das gerações anteriores, que tinham somente a TV e o Cinema para escolher entre o conteúdo disponível, essa geração hoje assiste o que quer, quantas vezes quiser, não importa a hora ou o lugar.
A Geração Alpha consome uma quantidade significativa de conteúdo digital. Eles preferem plataformas visuais e interativas, como YouTube, TikTok e jogos online. Ou seja, as marcas que desejam alcançar esse público precisam estar presentes nessas plataformas e criar conteúdo envolvente e dinâmico.
Inovação, resolução de problemas e empreendedorismo são naturais para a geração alfa. Seus membros são empreendedores desde a mais tenra idade. Isso, sem dúvida, influenciará a forma como administrarão os negócios no futuro.
Os algoritmos de processamento de dados tornarão as experiências cada vez mais personalizadas e novas interfaces oferecerão outras formas de comunicação. A ascensão de assistentes virtuais como Alexa ou Siri, que aprendem com os gostos e hábitos dos usuários, são o melhor exemplo.
Dentre as pessoas que pertencem à geração Alpha, a maioria são filhos de Millennials, ou seja, adultos que reconhecem a importância da tecnologia e cresceram rodeados por ela. Além do fácil acesso ao mundo digital, as crianças da gen A também possuem outros aspectos, como o benefício de ter pais mais presentes.
Como cresceu tendo acesso a todas as informações que precisa, a Geração Alpha tem muito mais interesse pela experimentação do que pela teoria. Eles gostam de aprender fazendo, gostam de criar e inventar, gostam de interagir.
Geração Alfa é o grupo demográfico após a Geração Z. Os pesquisadores e a mídia usam o começo do ano de 2010 (ou início de 2011, 2012 ou 2013) como o início e 2024 como o fim. Batizada com o nome da primeira letra do alfabeto grego, a Geração Alfa é a primeira a ter nascido totalmente no século XXI.
Geração Alpha é o nome dado aos nascidos a partir de 2010 e às crianças que ainda vão nascer até 2025. Portanto, é a geração atual. Conhecida também como Gen A, eles sucedem a geração Z, que engloba os nascidos entre 1997 e 2009.
A geração Alfa, ou geração Alpha, é composta pelos nascidos entre 2010 e 2025. Eles são, em sua grande maioria, filhos da geração Millennial (nascidos entre 1981 e 1994) e sucedem a geração Z (nascidos entre 1995 e 2009), sendo a geração mais atual no mundo.
No mundo animal, o termo designa aquele que exerce a liderança e o domínio em um grupo da mesma espécie. Da mesma forma, o ser humano qualificado como macho alpha é aquele que assume o papel de autoridade tanto em situações sociais quanto em profissionais.
Os Alphas são crianças atentas e observadoras. É comum ouvir falar que são a geração mais inteligente de todas por estarem inseridas em ambientes em que recebem estímulos, como informações visuais, sonoras e interativas por meio das múltiplas telas, constantemente em qualquer hora e lugar.
Geração Y ou Millenials: nascidos entre 1981 e 1996 e fazem entre 28 e 43 anos em 2024. Geração Z: nascidos entre 1997 e 2010 e fazem entre 12 e 27 anos em 2024. Geração A ou Alfa: nascidos a partir de 2010 e que nascerão até 2025, até lá possuirão no máximo 15 anos.
A geração Alpha é composta por crianças que desde muito pequenas, estão inseridas em um cotidiano rodeado pela tecnologia. Em pleno desenvolvimento, é precoce afirmar o que pensam, mas a tendência indica que sejam muito mais independentes que suas antecessoras, e com habilidade de adaptação a novas tecnologias.
A Geração Alpha, com suas habilidades tecnológicas avançadas, espera um nível ainda maior de flexibilidade e inovação. São indivíduos que valorizam a capacidade de trabalhar remotamente e preferem ambientes de trabalho que suportem a colaboração digital e a aprendizagem contínua.
As crianças nascidas a partir de 2010 formam a mais nova geração, chamada Geração Alpha. São os filhos da geração Millennial: já pertencem a um mundo tecnológico e conectado desde os primeiros meses de vida, sendo conhecidos como nativos digitais.
Com base na ordem do alfabeto grego, tendo em vista que a última geração nomeada foi a “Alpha”, estima-se que a próxima será a Geração Beta. Essa geração ainda não está atuante no mercado, considerando que são os nascidos a partir de 2020.
Em seguida veio a geração X, que compreende o período de 1965 a 1984. Já a geração Y é composta por indivíduos que nasceram entre 1985 e 1999. Por fim, temos a geração Z, com os nascidos a partir de 2000 e a Alfa, depois de 2010.
Por isso, a educação da geração Alpha precisa utilizar metodologias ativas de aprendizagem, com aulas mais dinâmicas, que priorizem o protagonismo do aluno na busca do próprio conhecimento, principalmente porque alunos dessa geração, muitas vezes, chegam na aula já tendo visto o conteúdo em canais do YouTube e outras ...