Cerca 86% da Geração Z utiliza o Youtube e quase 74% assiste vídeos na plataforma TikTok, segundo dados Insider Intelligence publicados em 2023. Mas o que isso significa para as marcas que buscam capturar a atenção desse público digitalmente nativo?
Em termos comparativos, esta geração consome três vezes mais leite com sabor do que a geração Y, seis vezes mais que os Baby boomers e oito vezes mais que a geração X e a geração silenciosa. O produto que tem a preferência da chamada geração Z é o leite fluido com sabor ou achocolatado.
Também chamados de nativos digitais, quem nasceu na geração Z tem uma íntima relação com o mundo digital, com a internet e com a informática. São pessoas que cresceram jogando videogames, que acompanharam de perto as inovações tecnológicas e que gostam de consumir essas inovações quando possível.
São adeptos do pensamento lógico, autodidatas e responsáveis. Em resumo, tentam viver de uma forma mais pragmática, característica essa que fica ainda mais evidente no Brasil pós-crise.
Geração Z é a geração dos nascidos a partir de 1995. É marcada por indivíduos hiperconectados, ágeis, individualistas, simples, tolerantes e ligados à diversidade. A geração Z expressa suas emoções em emojis e retrata suas críticas e ponderações da realidade com humor por meio de memes.
COMO É QUANDO A GERAÇÃO Z ASSISTE UMA SÉRIE KKKKKKKKKKKKKKK
O que a Geração Z mais valoriza?
Atividades, interesses e opiniões. Por ser a geração mais diversificada até hoje, a Geração Z valoriza diferentes perspectivas e debates honestos. Eles podem ser jovens, mas pensam de forma crítica, têm interesse em cultura e querem saber como podem melhorar a si mesmos.
Entre os principais motivos, os profissionais relatam sentirem que existe uma falta de habilidades de comunicação, de motivação e de esforço desses jovens.
A constante exposição às mídias sociais, a busca por validação online e a comparação incessante com padrões inatingíveis, por exemplo, podem agravar a angústia emocional, gerando um terreno propício a depressão. Analogamente, em relação aos millennials, essa geração parece enfrentar desafios distintos.
A Geração Z busca mais do que um simples emprego; eles procuram oportunidades que ofereçam um propósito real e estejam alinhadas com seus valores pessoais, como sustentabilidade, diversidade e inclusão.
A Geração Z no trabalho destaca-se pela sua preferência por ambientes dinâmicos, nos quais a colaboração e a troca de ideias são incentivadas. Esses jovens profissionais não apenas utilizam a tecnologia como uma ferramenta, mas a integram de maneira intrínseca em seus processos de trabalho.
A geração Z, altamente conectada, busca relacionamentos que sejam significativos, tanto no âmbito pessoal quanto profissional. Eles acreditam que a colaboração e a troca de experiências são fundamentais para o crescimento pessoal e profissional, sempre buscando novas maneiras de se conectar com outras pessoas.
Como são nativos digitais, nascidos entre 95 e 2010, a geração Z prefere se comunicar por meio de canais digitais, como chat, vídeo e redes sociais. Eles também gostam de usar emojis, gifs, memes e outros recursos visuais para expressar suas emoções e ideias.
No entanto, embora seja uma geração conectada e com fácil e rápido acesso às informações, alguns pontos negativos também estão presentes na geração Z, como a dificuldade para estabelecer relações sociais fora das redes, a baixa tolerância à frustração e dependência excessiva da tecnologia.
A geração Z preza pela qualidade de vida e pela sua felicidade. Então, se ela não está satisfeita, ela troca de produto, por exemplo. O importante é entender que se trata de uma geração exigente e pragmática. Investir na experiência do usuário é fundamental para ter sucesso com esse público.
Eles usam aplicativos financeiros, bancos e carteiras digitais como parte do dia a dia, permitindo um controle financeiro mais eficiente e tecnológico. Essa geração confia na tecnologia para gerenciar as finanças, realizar todas as transações bancárias e investir.
Eles valorizam trabalhar em empresas socialmente responsáveis e com um bom ambiente de trabalho", explica Colet. A Geração Z também busca priorizar o equilíbrio entre trabalho, vida pessoal, remuneração e valores pessoais. Isso pode influenciar no tempo que ficará em uma mesma organização.
A Geração Z, em particular, valoriza empresas comprometidas com questões sociais e ambientais. Assim, para atrair esse público, deve-se demonstrar um compromisso com a responsabilidade social.
Confira alguns dados e características desse perfil. É difícil falar em perfil de consumo e comportamento sem mencionar ou pelo menos lembrar da geração Z. Esses jovens nascidos entre 1995 e 2010 movimentam os mercados de maneira bastante interessante, além de ditarem tendências e romperem alguns paradigmas.
Os jovens da geração Z não querem seguir protocolos que nortearam o trabalho como as gerações anteriores conheceram. Eles priorizam saúde mental, são comprometidos com sua própria independência, flexibilidade e têm aversão a propósitos, planos de carreiras e horários definidos.
A Geração Z está relatando taxas mais altas de ansiedade, depressão e angústia do que qualquer outra faixa etária, de acordo com um estudo da McKinsey de 2022.
Uma pesquisa recente revela que cerca de 27% dos membros da Geração Z percebem a tecnologia e as redes sociais como fatores que afetam negativamente sua saúde mental. O uso constante de smartphones e a exposição frequente às redes sociais podem estar contribuindo para este cenário.
Atrasos, dependência dos pais e tecnologia: por que empresas têm evitado contratar jovens da geração Z. A geração Z, que é geralmente definida como o grupo de nascidos entre os anos de 1995 e 2010, têm sofrido na hora de ingressar no mercado de trabalho.
Segundo o estudo, os jovens da geração Z têm sido alvo de críticas pelo comportamento no ambiente de trabalho. Além dos episódios de levarem os pais na entrevista, o levantamento abrange questões como o uso de roupas inadequadas para a situação (47%) e falta de habilidades de comunicação (52%).
A Geração Z enfrenta críticas por comportamentos no ambiente de trabalho, como dress code inadequado, dificuldade em cumprir horários e falta de habilidades de comunicação. Treinamentos e orientações são essenciais para ajudar essa geração a se adaptar às normas corporativas.