Os jovens da geração Z são realistas, práticos e buscam satisfazer sua necessidades financeiras e seu enriquecimento pessoal. Sem esquecerem dos campos emocionais e sensoriais. São adeptos do pensamento lógico, autodidatas e responsáveis.
Os nascidos na geração Z têm o estudo como prioridade, desejam ingressar em cursos universitários, fazer intercâmbios no exterior, têm maior inclinação ao empreendedorismo e recebem bem a ideia de trabalhar em casa.
Neste sentido, um relatório da Deloitte aponta que 74% da Geração Z buscam maiores salários, mas também o aprendizado de novas habilidades e o desenvolvimento da vida profissional ao longo da carreira. Há, também, a busca por pertencimento, propósito e flexibilidade, conforme pesquisa realizada pelo InfoMoney.
Entre os principais motivos, os profissionais relatam sentirem que existe uma falta de habilidades de comunicação, de motivação e de esforço desses jovens.
Ao contrário dos Millennials, a Geração Z está focada em encontrar o emprego dos sonhos em vez de buscar apenas a estabilidade financeira, de modo que você não pode conquistá-los apenas com salário.
O QUE A GERAÇÃO Z PENSA SOBRE OS MAIS VELHOS? | CNN Tonight
O que pensa a Geração Z?
São adeptos do pensamento lógico, autodidatas e responsáveis. Em resumo, tentam viver de uma forma mais pragmática, característica essa que fica ainda mais evidente no Brasil pós-crise.
Esse grupo valoriza o ensino superior. Uma pesquisa recente da Gallup observou que 83% da Geração Z acredita que a faculdade é “bastante importante” ou “muito importante”. Ao ingressar no mundo profissional, o salário não é o único fator que determina onde a Geração Z escolhe trabalhar.
A Geração Z está relatando taxas mais altas de ansiedade, depressão e angústia do que qualquer outra faixa etária, de acordo com um estudo da McKinsey de 2022.
A Geração Z compreende as pessoas nascidas entre 1995 e 2010, em um ecossistema naturalmente digital, o que faz com que tenham características particulares como velocidade na tomada de decisões, a busca constante por desafios e o equilíbrio entre qualidade de vida, saúde mental e trabalho.
A geração Z quer se sentir única e especial. Eles querem comprar produtos e serviços que sejam personalizados para atender às suas necessidades e interesses. Isso significa que as marcas que oferecem opções de personalização terão mais sucesso com essa geração.
A Geração Z, em particular, valoriza empresas comprometidas com questões sociais e ambientais. Assim, para atrair esse público, deve-se demonstrar um compromisso com a responsabilidade social.
Isso se deve ao fato de que, em suas curtas vidas, essas duas gerações suportaram convulsões políticas, ondas de violência – hoje em dia, qualquer um pode ser vítima de um tiroteio – e se sentem menos esperançosas quanto ao futuro – tanto do ponto de vista financeiro quanto no que diz respeito ao aquecimento global.
A geração Z tem um cuidado maior com a saúde mental do que as gerações anteriores, São pessoas que dão o seu melhor e estão dispostos a trabalhar muito, mas saber respeitar seus limites. E é assim que eles mantém a produtividade e evitam o surgimento de problemas de saúde.
Crie um ambiente inclusivo e diverso: essa geração também valoriza a inclusão e a diversidade, a experiência e oportunidades de novos aprendizados. Pense em ações que possam ampliar isso, como criar mais momentos de trocas entre o time, principalmente se o seu tiver várias gerações.
Enquanto os profissionais da geração Z são criticados por colegas e chefes por serem “rebeldes”, se recusarem a seguir as exigências corporativas e apresentarem problemas de comportamento, esses jovens argumentam que possuem perspectivas e habilidades únicas que podem ser vistas como mais saudáveis, criativas e ...
Resumindo, a geração Z valoriza o consumo sustentável e sua identidade. Isso faz com que eles sejam consumidores mais exigentes. Eles não querem apenas um produto, mas uma experiência e querem sentir que o valor pago é justo e valeu a pena.
Estão sempre muito focados na sua identidade e em ser autênticos. Por isso, muitas vezes, ficam suscetíveis a não tolerar a frustração diante de tudo o que lhes é apresentado. Além disso, há uma exposição constante a imagens idealizadas, como o ideal do sucesso, do amor, da paixão, do sexo, da beleza, entre outros.
Os jovens da geração Z não querem seguir protocolos que nortearam o trabalho como as gerações anteriores conheceram. Eles priorizam saúde mental, são comprometidos com sua própria independência, flexibilidade e têm aversão a propósitos, planos de carreiras e horários definidos.
O estudo da Intelligent também afirma que os jovens da geração Z têm sido alvo de reclamações pelo comportamento no ambiente de trabalho: a lista inclui o uso de roupas inadequadas para a situação, dificuldades em cumprir horários e de lidar com a rotina estabelecida, falta de habilidades de comunicação - tanto na ...
A moda da geração Z é muito marcada por um mix de cores, peças confortáveis e modelagens unissex — tudo isso com muita personalidade, já que o jovem dessa geração não gosta de usar a mesma roupa que todo mundo, e nem mesmo ter peças que não representem o seu estilo.
Foco na carreira: A geração Z tem uma mentalidade voltada para o futuro e está preocupada com o sucesso profissional. Eles buscam oportunidades de aprendizado e crescimento, e estão dispostos a se adaptar a um mercado de trabalho em constante evolução.
A Geração Z (2000-2010), que tem esse nome vindo da palavra “zapear”, porque seus representantes já nasceram na era dos controles remotos, das tecnologias digitais, da internet e seus cliques, acostumaram-se às altas velocidades das mudanças, sabem lidar com diferentes estímulos ao mesmo tempo, acessam informações de ...