Para a igreja católica, a inveja é um dos sete pecados mortais e contra ela se prega a virtude da caridade e o amor ao próximo. Ou seja, a inveja é o sentimento dos fracassados, incompetentes e egoístas.
Trata-se de um sentimento tão destrutivo, maléfico e mesquinho, mas que infelizmente está presente nas relações entre as pessoas. Por isso, busquemos a elevação de nossa fé. Diz a palavra de Deus em Provérbios, capítulo 13, versículo 30: “O coração em paz dá vida ao corpo, mas a inveja apodrece os ossos”.
O Papa também aconselha a proteger o coração contra o “verme do ciúme” através da prática da caridade e da empatia (Homilia na Casa Santa Marta, 24/01/2020). São Tomás de Aquino compreende a inveja como um vício capital, uma tristeza pelo bem alheio, que o invejoso sente como um mal para si mesmo.
Santo Agostinho dizia que “a inveja é o pecado diabólico por excelência”. E se referia a ela como “o caruncho da alma, que tudo rói e reduz ao pó”. A inveja é companheira daquele que não suporta o sucesso dos outros e que não se conforma em ver alguém melhor do que ele mesmo.
Concretamente, o que devemos fazer? Ensina o Professor Aquino: “Quando o triste sentimento de inveja quiser se aninhar em nosso coração, é preciso, de imediato, 'agir-contra' isto é, reagir com benevolência, desejar o bem da pessoa invejada, fazer o bem a ela e falar bem dela”.
Não tenha o teu coração inveja dos pecadores; antes, no temor do Senhor perseverarás todo dia. Porque deveras haverá bom futuro; não será frustrada a tua esperança.
Meditação, manter pensamentos com frequências positivas, aperfeiçoar o silêncio interior, manter uma alimentação saudável, cuidar do sono, das emoções e de seus comportamentos são algumas das maneiras para alcançar o equilíbrio energético e emocional e afastar o "mau-olhado".
* 3 Não porei coisa má diante dos meus olhos. Odeio a obra daqueles que se desviam; não se me pegará a mim. * 4 Um coração perverso se apartará de mim; não conhecerei o homem mau. * 5 Aquele que murmura do seu próximo às escondidas, eu o destruirei; aquele que tem olhar altivo e coração soberbo, não suportarei.
São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas.
O Catecismo da Igreja Católica é muito claro quando nos ensina, a partir do nº 2110, que o uso de qualquer amuleto (olho grego, ferradura, figa, trevo de quatro folhas, carranca, etc) está relacionado à superstição e à idolatria, e constitui PECADO GRAVE/MORTAL contra o 1º Mandamento.
Se desejar ao próximo um mal grave, é pecado mortal: Santo Agostinho via na inveja «o pecado diabólico por excelência» ( 274 ). «Da inveja nascem o ódio, a maledicência, a calúnia, a alegria causada pelo mal do próximo e o desgosto causado pela sua prosperidade» ( 275 ).
A inveja é um dos sete pecados capitais na tradição Católica. É considerado pecado porque uma pessoa invejosa ignora suas próprias bênçãos e prioriza o status de outra pessoa no lugar do próprio crescimento espiritual.
Santo Agostinho, grande doutor da Igreja, considera a inveja o pecado diabólico por excelência. Pois dela “nascem o ódio, a maledicência, a calúnia, a alegria causada pelo mal do próximo e o desgosto causado pela sua prosperidade.”
O desalinhamento citado por Sharita pode ser percebido também por sintomas físicos do mau-olhado, como cansaço excessivo, dores de cabeça e cabeça pesada, muito sono, perda de apetite, irritabilidade, mau humor, raiva indefinida e até comportamento deprimido.
Glorioso São Jorge, em nome de Deus, estendei vosso escudo e vossas poderosas armas, defendendo-me com vossa força e grandeza. Ajudai-me a superar todo desânimo e a alcançar a graça que vos peço (faça agora seu pedido). Dai-me coragem e esperança, fortalecei minha fé e auxiliai-me nesta necessidade.
A inveja faz com que elas tentem ser importantes aos olhos do homem. Se você luta contra essa atitude, entenda que Deus o tem no lugar onde você se encontra por uma razão. Ele tem um bom plano para a sua vida e sabe como você precisa estar preparado para esse plano. Não despreze os pequenos começos.
Contudo, devemos mencionar que o olho grego é um presente muito comum para recém nascidos. Religiosos acreditam que quando o olho, geralmente feito em vidro, aparece quebrado, mostra que seu propósito foi efetuado e ele deve ser substituído por outro, íntegro.
O Olho que tudo vê (da Providência), famoso na Maçonaria, é o olho de Deus que observa/vigia a humanidade. Há também os Olhos de Buda, que representa, a onisciência de Buda que vê tudo, mas nada fala. Outro interessante símbolo é o Olho turco (Nazar), que vem de uma tradição milenar e aparece desde 1.500 aC.
O que significa a tatuagem de um triângulo com um olho?
Em edições posteriores, o Olho da Providência foi incluído como um atributo da personificação da "Divina Providência, ou seja, a benevolência de Deus. Como o nome do símbolo e seu uso inicial sugerem, ele foi inventado como um sinal da vigilância compassiva de Deus sobre a humanidade.