A melhor aerodinâmica também se reflete em um ligeiro incremento de velocidade máxima, para 198 km/h, contra 195 km/h sem a carenagem. Até este ponto, os benefícios da XJ6F podem parecer sutis e talvez ainda prevaleça o gosto pessoal na decisão por pagar R$ 31,7 mil em vez de R$ 29 mil pela naked.
Na cidade, rodou 17,8 km com um litro de gasolina, enquanto a XJ6 percorreu 19,4 km/l. Na estrada, vantagem novamente para a Yamaha que teve consumo de 21,3 km/l, enquanto a Honda consumiu 18,6 km/l.
A transmissão é composta por uma embreagem do tipo Multidisco banhada a óleo, câmbio Manual sequencial de 6 velocidades e transmissão final Por corrente que possui as seguintes características: Prós: baixo custo de aquisição, facilidade em encontrar peças, reposição simples.
Ela faz em média 23 km por litro de combustível, mas esse valor pode variar um pouco de acordo com o estilo de pilotagem. Além disso, a moto tem um tanque de 15 litros, o que pode gerar uma autonomia de até 345 km.
Em um ritmo mais animado e esportivo na estrada, rodei 17,7 km com um litro de gasolina – elevado para um motor dessa capacidade. Mas ao pilotar de forma mais racional, aproveitando o bom torque do motor na cidade e na estrada, a MT-07 fez 21,2 km/litro.
Naked de quatro cilindros manteve seu conceito racional, priorizando a facilidade de pilotagem e a economia para manter a vice-liderança da categoria. Durante nosso teste, a XJ6 N fez uma média de 21,8 km/l nos exatos 257 km rodados.
Apesar do chassi tipo diamante não ser de alumínio, mas sim de aço, a XJ6 é muito leve e fácil de guiar. A velocidade final não é o forte dela, mas mesmo assim, chegou ao final do retão da Marginal, de 1.500 metros e muitos “bumps”, a 182 Km/h no velocímetro.
Para o mercado, uma moto é considerada muito rodada a partir dos 50 mil quilômetros. E a média aceitável é de 4 a 8 mil quilômetros por ano. Mas é claro que uma moto que seja mais rodada do que isso não é necessariamente ruim, tudo dependerá das condições de uso e do histórico.
Com que frequência devo trocar o óleo da minha XJ6? A frequência da troca de óleo pode variar de acordo com o uso da motocicleta e o tipo de óleo utilizado. Geralmente, recomenda-se a troca do óleo a cada 5.000 a 10.000 km ou pelo menos uma vez por ano, se a quilometragem não for atingida.