Os Malefícios da Ingratidão Nossa autoestima fica abalada, ficamos arrasados, como se não tivéssemos valor e significássemos nada para aquela pessoa. Sentimo-nos usados e tolos; desapoiados e desrespeitados. E naturalmente perdemos a motivação para auxiliar ou apoiar a pessoa novamente.
Por isso, a ingratidão está frequentemente associada a um sentimento de superioridade em relação ao outro. Além disso, os ingratos tendem a ser pessoas egoístas e vaidosas que, por nunca fazerem nada de bom em relação ao outro, também são incapazes de reconhecer quando alguém faz algo positivo em sua direção.
Provérbios 17:13 “Quanto àquele que paga o bem com o mal, não se apartará o mal da sua casa”. A ingratidão é um defeito de caráter. Segundo a teologia hebraica, se o homem pagasse o bem com o mal deveria receber a retribuição divina do sofrimento.
A ingratidão é a característica da pessoa que não reconhece o bem que lhe foi oferecido nem a ajuda que lhe foi concedida. Escassez de afeto. A ingratidão pode ser observada de duas formas: uma através da insatisfação com a vida e outra através da insatisfação com as pessoas.
O indivíduo ingrato é menos propenso a ajudar e a retribuir, tornando o benfeitor menos disposto a prestar outro favor (McCullough & cols., 2001). Segundo Emmons e Shelton (2002), a ingratidão seria a incapacidade de reconhecer um benefício prestado por outra pessoa.
O Perigo da INGRATIDÃO - Mensagem Pr. Josué Gonçalves
Qual a melhor resposta para uma pessoa ingrata?
Às vezes, as pessoas podem não perceber que estão sendo ingratas e uma conversa assertiva pode ajudar a resolver o problema. Pratique a empatia: tente se colocar no lugar da pessoa ingrata e entender por que ela pode estar se comportando dessa maneira. Isso pode ajudá-lo a compreender melhor o que está acontecendo.
A ingratidão é um pecado que envolve a falta de reconhecimento e gratidão por tudo o que Deus nos concede e pelas bênçãos recebidas. A Bíblia nos ensina a sermos gratos a Deus em todas as circunstâncias e a expressar nossa gratidão de maneira prática.
Até os pecadores emprestam aos pecadores, para receber de volta a mesma quantia. 35Ao contrário, amai os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai sem esperar coisa alguma em troca. Então, a vossa recompensa será grande, e sereis filhos do Altíssimo, porque Deus é bondoso também para com os ingratos e os maus.
1 Que ou aquele que não reconhece e não dá o merecido valor aos favores ou benefícios que lhe foram dados. 2 Que ou aquele que não recompensa devidamente o trabalho que lhe é prestado. 3 Que ou aquele que não corresponde à afeição que se lhe dedica.
2 Apresentemo-nos ante a sua face com louvores, e celebremo-lo com salmos. 3 Porque o Senhor é Deus grande, e Rei grande sobre todos os deuses. 4 Nas suas mãos estão as profundezas da terra, e as alturas dos montes são suas. 5 Seu é o mar, e ele o fez, e as suas mãos formaram a terra seca.
Lucas 6.35: 35 Vocês, porém, amem os seus inimigos, façam o bem e emprestem, sem esperar nada em troca; vocês terão uma grande recompensa e serão filhos do Altíssimo. Pois ele é bondoso até para os ingratos e maus.
A murmuração pode levar um grupo ou comunidade toda à destruição. O murmurador nunca está contente com as decisões, com o outro que está na frente, sempre quer provar que o outro está errado e ele está certo. Todo murmurador é invejoso, ciumento e não tem o louvor do Senhor na sua boca.
A vida espiritual do murmurador se esfria e definha. O murmurar é falar baixinho, para não ser ouvido pelos outros nem as claras e nem frente a frente. Sempre murmuramos contra alguém ou alguma coisa. E isso nos leva a sermos falsos uns com os outros e contagia pessoas que estão a nossa volta.
Foi destacado que esta passagem nos ensina lições profundas sobre a fé, a gratidão e o poder de Deus. Os dez leprosos clamaram a Jesus por cura, e Ele atendeu ao pedido deles. Isso mostra que Deus ouve nossas súplicas e tem o poder de transformar nossas vidas, não importa quão desesperadora possa parecer a situação.
21O filho insensato só produz tristeza, e nenhum contentamento tem o pai do que pratica tolices. 22O coração bem disposto é remédio de grande eficácia, mas a alma deprimida consome até dos ossos do corpo todo o vigor.… O filho sem juízo é tristeza para seu pai e amargura para sua mãe!
O ingrato não reconhece que sem ajuda, não chegaria a lugar nenhum. Esquece com muita facilidade as coisas boas que lhe fizeram. Vive no “seu mundo”, busca apenas os seus próprios interesses. É um tipo de pessoa que se torna cega para o amor (e doação) de quem está ao lado.
1 Que ou aquele que não reconhece e não dá o merecido valor aos favores ou benefícios que lhe foram dados. 2 Que ou aquele que não recompensa devidamente o trabalho que lhe é prestado. 3 Que ou aquele que não corresponde à afeição que se lhe dedica.