O que a lei diz sobre acidente de trabalho?

Art. 2º Acidente do trabalho é aquele que ocorrer pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, ou perda, ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.
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Como funciona a Lei de acidente de trabalho?

A Lei nº 8.213/91 define acidente de trabalho como: “(…) o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho (…), provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho”.
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Quais as obrigações da empresa em caso de acidente de trabalho?

A empresa deve comunicar imediatamente os superiores hierárquicos e as equipes responsáveis pela segurança no trabalho, como o SESMT e a CIPA. Uma investigação completa deve ser conduzida para compreender as causas do acidente e identificar possíveis ações de correção e prevenção.
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O que diz a CLT sobre acidente?

Art. 7º O acidente do trabalho deverá ser comunicado à emprêsa, imediatamente, pelo acidentado ou por qualquer pessoa que dêle houver tido conhecimento. Parágrafo único. Quando o acidente ocorrer em viagem, a comunicação à emprêsa deverá ser feita pelo meio mais rápido.
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Qual é o artigo de Lei que fala sobre acidente de trabalho?

Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991. Dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social e dá outras providências.
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Acidente de Trabalho: o que você precisa saber

O que diz o art 157 CLT?

157. Todos os locais de trabalho deverão ter iluminação suficiente para que o trabalho possa ser executado sem perigo de acidente para o trabalhador e sem que haja prejuizo para o seu organismo.
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O que diz o art 386 CLT?

O que muitos não sabem é que as mulheres, pelo artigo 386 da CLT, têm o direito a uma folga dominical quinzenal em empresas que têm expediente neste dia da semana. O artigo 386 da CLT destaca que é importante haver um revezamento a cada 15 dias entre as funcionárias.
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Quais os 4 tipos de acidente de trabalho?

Os acidentes em serviço podem ser classificados, quanto à forma como ocorrem, em:
  1. Acidente Típico: ...
  2. Acidente de Trajeto: ...
  3. Doenças Relacionadas ao Trabalho:
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Quais são meus direitos em caso de acidente de trabalho?

O trabalhador que sofre acidente do trabalho tem direito a um período de estabilidade que é de 12 meses a contar da alta concedida pelo INSS, ou seja, por esse período não pode ser dispensado sem justa causa (mas pode ser dispensado por justa causa).
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O que diz a CLT sobre a Cat?

Há Obrigação em Emitir a CAT Mesmo não Gerando Afastamento

Ocorrendo o acidente de trabalho, independentemente de afastamento ou não, é obrigatória a emissão da CAT por parte do empregador, sob pena de multa pelo Ministério do Trabalho que será cobrada, nos termos do art. 336 do Decreto 3.048/99, na forma do art.
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Quais os direitos do funcionário em caso de acidente de trabalho?

Quais os direitos do trabalhador que sofre acidente de trabalho?
  • Estabilidade no emprego;
  • Afastamento remunerado.
  • Recolhimento do FGTS;
  • Aposentadoria por invalidez;
  • Pensão por morte.
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Como a empresa deve agir em caso de acidente no trabalho?

Em caso de acidente de trabalho, é dever da empresa: Prestar os primeiros socorros. Abertura do CAT. Fornecer os EPI'S – Equipamentos de Proteção Individual.
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Quais os direitos de um trabalhador que sofreu acidente de trabalho?

Auxílio-doença acidentário: Caso o trabalhador fique incapacitado temporariamente em decorrência do acidente, ele tem direito a receber o auxílio-doença acidentário, que corresponde a 91% do salário de benefício.
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Quanto é a multa por acidente de trabalho?

Portanto, qualquer acidente de trabalho (mesmo que seja leve) deve ser comunicado aos órgãos responsáveis. Conforme o Decreto N° 3.048 de 6 de maio de 1999 e da Portaria MPS N°115 de 3 de dezembro de 2011, a multa por não comunicação de acidente de trabalho varia de R$ 545,00 a R$ 3.689,66.
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Quando um funcionário se machuca dentro da empresa o que deve ser feito?

O trabalhador que sofre um acidente de trabalho possui uma série de direitos que são: Direito à emissão da CAT comunicação de acidente de trabalho, caso precise se afastar do serviço por mais de 15 dias; Recebimento de um benefício chamado auxílio doença acidentário; Estabilidade na volta do final do benefício.
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Quem paga as despesas no acidente de trabalho?

Na rotina dentro das empresas, se houver um caso de acidente de trabalho, o empregador tem o dever de custear os gastos com assistência médica. Isso é determinado pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), além de ser uma medida essencial para evitar outros prejuízos e indenizações futuras.
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O que diz a CLT sobre o acidente de trabalho?

Art. 2º Acidente do trabalho é aquele que ocorrer pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, ou perda, ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.
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Qual é o valor da indenização por acidente de trabalho?

ofensa de natureza leve: até 3 salários; ofensa de natureza média: até 5 salários; ofensa de natureza grave: até 20 salários; ofensa de natureza gravíssima: até 50 salários.
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Quais são os direitos que o trabalhador acidentado tem?

O empregado acidentado tem direito ao auxílio-doença, auxílio-acidente e a aposentadoria por invalidez, acrescida do abono anual (13º salário dos aposentados).
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O que não pode ser considerado acidente de trabalho?

Quando não é considerado acidente de trabalho

Exceto quando o empregado sofre acidente em razão de sua participação voluntária em atividade de lazer, sendo por práticas esportivas, por exemplo, em seu tempo livre, sem qualquer determinação do empregador.
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Qual é a lei que define acidente de trabalho?

19 da Lei nº 8.213/91, "acidente de trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art.
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Como funciona o acidente de trabalho?

De acordo com a Lei 6.367, se configura acidente de trabalho quando: Art. 2º Acidente do trabalho é aquele que ocorrer pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, ou perda, ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.
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O que diz o artigo 847 da CLT?

847. Não havendo acordo, o reclamado terá vinte minutos para aduzir sua defesa, após a leitura da reclamação, quando esta não for dispensada por ambas as partes. Art.
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O que diz o artigo 142 da CLT?

Art. 142. O empregado perceberá, durante as férias, a remuneração que lhe for devida na data da sua concessão. § 1º Quando o salário for pago por hora com jornadas variáveis apurar-se-á a média do período aquisitivo, aplicando-se o valor do salário na data da concessão das férias.
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O que diz o artigo 513 da CLT?

É livre a organização sindical, em todo o território nacional, para fins de estudo, defesa e coordenação de interêsses econômicos ou profissionais. Art. 513.
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