A cantora Ludmilla foi acusada de intolerância religiosa por uma frase projetada em um show da cantora que dizia: "Só Jesus expulsa o Tranca Rua das pessoas".
Tranca Ruas é um exu e espírito venerado nas religiões de matriz africana. A figura ficou conhecida após uma polêmica depois que a frase "Só Jesus expulsa o Tranca Ruas das pessoas" foi exibida durante o show de Ludmilla no Festival Coachella, nos Estados Unidos, neste mês.
Nas duas apresentações que fez no Coachella, antes de cantar a música “Rainha da favela”, Ludmilla mostrou um clipe com diferentes imagens do cotidiano em comunidades do Rio, e a frase “Só Jesus expulsa o Tranca Ruas das pessoas” apareceu.
Durante a apresentação da cantora brasileira no festival de música da Califórnia, um telão projetou a frase: “Só Jesus expulsa o Tranca Rua das pessoas” — Tranca Rua é um conjunto de espíritos sinônimo de abertura de caminhos na umbanda.
A frase se refere a uma entidade das religiões de matriz africana, o Tranca Ruas. Ludmilla se pronunciou no X (antigo Twitter) nesta segunda-feira, 22, e disse que “tiraram do contexto” a imagem utilizada.
Chegada forte de tranca ruas das almas energia maravilhosa 😍#exus #trancaruas #quimbanda #
O quê Ludmila falou de Tranca Rua?
A cantora Ludmilla foi acusada de intolerância religiosa por uma frase projetada em um show da cantora que dizia: "Só Jesus expulsa o Tranca Rua das pessoas".
Em determinado momento da apresentação, a artista brasileira exibiu num telão a seguinte frase: "Só Jesus expulsa o Tranca Rua das pessoas". Rapidamente, o momento viralizou. Muitas pessoas a tem acusado de intolerância religiosa.
O Tranca Rua(s) é uma falange/agrupamento de exus, as entidades espirituais presentes na Umbanda e Quimbanda. É considerado responsável pela limpeza astral dos caminhos do mundo, representado pelas cores branco, preto e vermelho, podendo também ser azul ou roxo.
Um babalaô e um deputado estadual entraram com ações contra a cantora Ludmilla por causa da mensagem “Só Jesus expulsa o Tranca Ruas das pessoas”, exibida em um vídeo no telão durante o show dela no festival Coachella, nos Estados Unidos, no último domingo (21).
Cantora se posicionou dizendo: "Não me coloquem nesse lugar, vocês sabem quem eu sou e de onde eu vim" Durante a apresentação da música "Rainha da favela" em seu show de domingo (21) no festival Coachella, Ludmilla exibiu no telão um vídeo que tinha a seguinte mensagem: "Só Jesus expulsa o Tranca Rua das pessoas".
O que significa a frase só Jesus expulsa o Tranca Rua das pessoas?
A mensagem sobre Tranca-Rua foi interpretada como uma ofensa à umbanda, ao candomblé e às outras religiões de matriz africana, onde Tranca-Rua é um agrupamento ou falange de entidades espirituais responsáveis por guardar e limpar caminhos.
A cantora Ludmilla foi acusada de intolerância religiosa nas redes sociais após se apresentar no Coachella no domingo (21). Durante o show no festival de música na Califórnia, um telão projetou em determinado momento a frase: “Só Jesus expulsa o Tranca Rua das pessoas”.
Logun Edé é o orixá que rege a cantora Anitta, que divulga, há anos, sua devoção pela divindade e relação com o candomblé. Filha de santo do babalorixá Sérgio Pina, sacerdote de um terreiro em Nova Iguaçu, a cantora seguiu os passos do pai, Mauro Machado, e do irmão, Renan, que também são adeptos da religião.
“Em suma, Exu, quando abre os caminhos dos homens, é associado aos santos católicos e é tido como 'do bem'. Entretanto, quando fecha os caminhos dos homens, é visto como 'do mal' e comparado com as legiões de demônios que impedem o acesso dos homens aos bens do céu”, escreve o professor.
Pombagiras são entidades da umbanda, também chamadas de lado feminino de Exu ou Exu mulher. Esses espíritos possuem ligação com o Orixá Exu do candomblé, que é a divindade Trickster que produz a desordem e confusão na vida de quem não o agrada.
A cantora, que é evangélica, foi acusada de cometer intolerância religiosa ao exibir um vídeo no telão com a mensagem “Só Jesus expulsa o tranca-rua das pessoas”.
Ainda na entrevista, a cantora contou que foi a primeira namorada de Brunna Gonçalves e abriu o jogo sobre o momento em que se interessou pela moça, que era dançarina da sua equipe de balé. “Fui a primeira namorada dela.
Cantora equipou templo com novos aparelhos de som e fez anúncio de que terreno foi adquirido por ela. A cantora Ludmilla informou na 3ª feira (30. jan. 2024) que comprou uma igreja evangélica no Recreio dos Bandeirantes, no Rio de Janeiro, e deu de presente para a pastora Adriana Pereira.
Por ser um Exu ligado às Almas, Tranca Rua das Almas atua protegendo ambientes e pessoas de Eguns. Por esse mesmo motivo, o Dia de Finados é um dia votivo específico para esta entidade. Em geral, toda segunda-feira é tida como dia de Exu e das Almas.
Ela é a Pombagira, rainha do cabaré Tranca Rua vem na frente, 'pra' dizer quem ela é A gargalha se repete, só que mais estridente e aguda que a anterior, pois Pombagira chegou! Ela se identifica como Pombagira cigana, e enquanto o sangue continua derramando pela sua pedra, a mesma gargalha alto e pede um cigarro.
Ludmilla foi acusada de intolerância religiosa por conta de uma imagem exibida no telão de seu show no Coachella no domingo (21). A brasileira se apresentou no festival norte-americano pelo segundo fim de semana seguido, e uma frase que apareceu no cenário fez com que a artista se tornasse alvo de críticas.
A cantora foi acusada de cometer intolerância religiosa com religiões de matriz adricana ao exibir, no telão do show, um vídeo de uma pessoa pisando em uma oferenda (segundo interpretação de internautas), seguida da frase: “Só Jesus expulsa o tranca rua das pessoas”.
“O Tranca-Rua é um egum na umbanda, um catiço que representa as populações marginalizadas”, explicou Santos, se referindo a espíritos que buscam abrir os caminhos. Os eguns correspondem aos indivíduos que pertencem a grupos marginalizados da sociedade, como escravizados, indígenas, mulheres, crianças, idosos.